Livros X Ebook - Leituras da Mary

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Livros X Ebook

   

   Esses tempos eu  assisti um vídeo  da editora Intrínseca  e achei interessantíssimo, Passava de uma forma Lúdica e descontraída a mensagem da diferença entre os livros físicos e livros digitais, a importância dos dois e como eles podem ser complementares. Então decidi falar um pouco dessa temática Livros x eBooks.


Breve Histórico do livro

   Desde os primórdios da humanidade o Homem sentiu a necessidade de expressar seus sentimentos e pensamentos  através da grafia, inicialmente desenhava nas paredes das cavernas senas do cotidiano, depois foi se aperfeiçoando e passou a transmiti-la nos papiro, pergaminhos...
   Esse constante aperfeiçoamento não parou, tanto é que depois  chegaram à invenção da imprensa em  1456 por Johannes Gutemberg. Após esse longo processo da história da escrita temos hoje o nosso amado e querido livro, o fato é que fiz esse breve histórico do livro para mostrar que houve uma evolução neste processo até chegarmos ao livro impresso, mas a evolução não parou por e hoje temos a versão digital e mais acessível do Livro.
   Não existe ainda um consenso de quem foi o criador do livro digital, o candidato mais provável foi Michael Sterm Hart quando digitalizou a declaração de independência dos Estados unidos da América em 1971. Sterm também foi o fundador do projeto Gutemberg, que é o mais antigo produtor de livros eletrônicos do mundo.
- Em 1993 foi publicado o primeiro livro digital de Thomas de Quincey.
-Em 1995 a Amazon começa a vender livros na internet.
-Em 2007 a Amazon lança o Kindle.
   Toda essa evolução trouxe inúmeras vantagens para nós leitores, mas muitos ainda não se atentaram para essas facilidades, hoje o livro eletrônico pode ser lido em equipamentos eletrônicos tais como, computadores, notebooks, tablets, Ipeds, Leitores de livros digitais ( kobo, kindle...) celulares e outros meios eletrônicos que suportem esse recurso.





Livros X eBooks

   O livro impresso esta ligado aos nossos sentidos, tato, olfato, até mesmo audição ( o barulho ao virar as página) e a visão, a final quem não se encanta com uma bela capa. Por outro lado os E- books trazem facilidades como a praticidade, a versatilidade e mobilidade porque convenhamos é muito mais fácil levar centenas de livros em um pequeno aparelho digital do que um livro pesado.  Livros não quebram, não acaba a bateria, por outro lado livros sujam e rasgam.

   No inicio deste post eu havia dito que assisti a um vídeo sobre o assunto, gostaria muito que vocês assistissem, pois  ao mesmo tempo em que é interessante, é engraçado e enumera as vantagens e desvantagens Tanto dos livros quanto dos eBooks.

                                       

Minha Opinião

   Minha opinião sobre o assunto é simples, acredito que um complementa o outro e não abro mão de nenhum dos dois. Gosto dos eBooks por suas facilidades muitos são gratuitos, aliás nunca comprei um eBook, não que eu não tenha interesse em comprar, muito pelo contrário quero vários livros que ainda não foram publicados  aqui no Brasil, mas acho que o custo do E-book ainda é elevado quando comparamos com livros físicos, acredito que deveriam ser mais baratos pois não existem gastos com impressão, transporte e não ocupa lugar nas livrarias, em fim essa é a minha opinião.
  Quanto as livros impressos tenho a mesma opinião que a maioria dos leitores, a emoção do manuseio, o cheiro,a textura e a cor das paginas é uma emoção totalmente diferente que um livro digital não substitui mas sim complementa. Acho lindo ver as estantes coloridas e cheias de livros, as bibliotecas antigas e seu charme.
                               
   Existe uma discussão sobre este assunto que afirma que o livro físico pode desaparecer, eu acredito que isso não acontecerá, pois mesmo as pessoas que como eu leem eBooks também compram livros. Por exemplo, eu adoro ler livros digitais gratuitos e se gosto muito acabo comprando o livro físico para reler e ter na minha estante, gosto deste modo, pois me permite ter apenas livros que eu gosto na minha estante.
  Meu concelho é que cada um deve ler como desejar e não ter preconceito, pois ambos têm o mesmo conteúdo o que muda são as experiências sensoriais.

Conte aqui nos comentários oque achou deste post, preferem livros Físicos ou digitais, qual sua relação com eles, em fim deixe um comentário, pois a postagem foi feita para vocês. Muito obrigada



39 comentários:

  1. Bem... Eu até gosto dos ebooks, e acho bem práticos mas não consigo! Pra mim livro tem que ser físico. Eu leio ebook quando não tem outra opção, mas é com muito custo hehehe
    Além de doer a vista, nada compensa sentir o livrinho, o cheiro das páginas, a textura, a capa... É muito difícil abrir mão disso </3
    Beijinhos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente muito difícil abrir mão dos queridos livros físicos né?

      Excluir
  2. Eu também sou adepta dos dois modo de leitura. E se aparecer mais formas, também irei experimentar. O importante é ler, seja nas paredes das cavernas ou num lindo livro capa dura, ou ainda num kindle novinho.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. bem, não tenho preconceito com quem lê ebooks, mas eu prefiro os físicos, pelo prazer que eles me dão de pegá-los, folheá-los, cheirá-los e agarrá-los chamando de meus kkkkkkkkkkk
    Enfim... tbm me falta paciência pra ler ebook, a leitura não flui bem, não rola...
    Esse vídeo é super engraçado. Vi na Turnê Intrínseca aqui em PE. :D
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a sensação de ter um livro em mãos não pode ser substituída. Mas as duas formas de livrl se completamenta.

      Excluir
  4. Oi
    Eu tenho um Kindle, mas não troco o meu bom e velho impresso por nada no mundo.
    Não porque ler online seja ruim, ou algo do tipo, só não me atrai, mas acho que isso é opinião pessoal, vai de cada um.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ainda não tenho o Kindle leio no not e no celular, não tem como substituir o nosso amado livro, os ebooks são só um completo.

      Excluir
  5. Olá =)

    Confesso que aprendi a ler em e-book, mas amoooo livro físico. Leio em e-book quando é necessário, mas até que gosto. Não tirou lugar dos físicos, claro. Mas não me incomodo mais. Falando nisso preciso carregar o meu e-reader, rs.

    Beijos
    www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bm que você aderiu as duas formas de leitura.

      Excluir
  6. Leio os dois, mas nunca vou conseguir substituir totalmente o físico. Quando leio no Kindle me sinto tão estranha, não tocar nas páginas e tal. rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk verdade, mas os e reader tem várias funções que o livro não tem, por outro lado os livros são emoção e prazer.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Eu sempre leio livros físicos porque não tenho um e-reader ainda, mas é algo que eu pretendo ter no futuro sabe. Acho que é mais prático para se ler no ônibus ou pra levar em uma viagem por conta do peso. Mas mesmo quando comprar ainda vou continuar comprando os livros físicos, porque a sensação de leitura é simplesmente maravilhosa ♥.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida é mais prático e você pode carregar para todo o lado sem pesar.

      Excluir
  8. Nossa, lembrei do primeiro período da faculdade em 2007. A primeira prova foi sobre a origem do livro :D Eu faço leituras de livros físicos, não consigo ler a versão digital, somente alguns que priorizo, mas são mais acadêmicos.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom lilian que você lê as duas formas de livros.

      Excluir
  9. Olá!
    Minha preferência com certeza é o livro físico, porém desde que comprei meu kindle no ano passado, tenho lido mais e-books e realmente tem suas vantagens. Como o fato de poder transportar vários livros em um único aparelho. Na próxima semana irei viajar e optei por levar meu kindle, bem mais fácil e quase não pesa nada. Mas devo confessar que minhas leituras em e-book fluem de maneira mais lenta do que de livro físico.
    Adorei o post!
    Beijos.

    Li
    Literalizando Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que otimo Aline que você aderiu as duas formas tranquilamente. Sempre levo ebooks para ler no celular e um ou dois livros para não pesar a bolsa.

      Excluir
  10. Antes eu tinha muito preconceito com ebook, eu simplesmente não conseguia ler.
    Dava sono, olho doia, mas depois do meu celular android algo mudou.
    Hoje leio numa boa e assim como você acho que um complementa o outro.
    Nada ganha do gostinho de ter um livro na mão e cheirar, mas as vezes estamos em um local que ele não é cabível, então é mais prático o ebook.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Déborah tenho o mesmo sentimento, um complementa o outro.

      Excluir
  11. Olá, adorei seu post!
    Concordo que os dois se completam e também fico com os dois!
    É reconfortante e familiar ter o livro físico, o e-book é prático!

    beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu leio dos dois modelos e adoro, sempre leio pelo celular. Também acho muito caro preços de e-books, já cheguei a ver promoções onde o físico estava mais barato que o e-book, e já vi e-books por mais de 10 reais, tipo what? Muito caro.
    Adorei o post.

    Beijos da Jéss ♥
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você aderiu as dias formas. Inflizmente temos o problema dos preços dos ebooks que quase se compara aos livros físicos.

      Excluir
  13. adorei o post, mas ainda prefiro os livros físicos. Gosto de poder tocá-los e sentir seu cheiro......
    Já os e-books estou começando a tomar gosto ja que não sou muito fã.
    bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Fernanda, espero fazer outros parecidos.

      Excluir
    2. Que bom que gostou do post Fernanda, espero fazer outros parecidos.

      Excluir
  14. Oláá
    Seu post está muito legal e é sempre bom abordar e discutir o assunto, eu particularmente só leio livros físicos, não tenho vontade e nem quero ler e-book, nunca tive, pois não dispenso a emoção de virar as páginas e ter o livro na estante, admirar a edição e tudo mais.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Acho super válido abrir espaço para essa discussão, afinal os e-books estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Mas eu sou antiga/antiguada e não pretendo aderir a isso, prefiro infinitamente o livro físico. Sei que tem toda aquela comodidade de poder ter vários livros a mão, não carregar peso e tal, mas nada substitui o prazer de virar as páginas e poder sentir aquele cheirinho de livro novo <3

    Beijos
    http://bibliotecacolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Acredito no mesmo que você, que um complementa o outro, porém ainda preferi os físicos, nada é mais prazeroso do sentir, cheirar e ter-los em sua mão! Adorei o post, achei que soube abordar muito bem os aspectos de cada um: Físico e E-book! :)

    Abraços e até!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Mary!
    Tenho uma opinião parecida com a sua, acho que livros e ebooks se complementam e que um não irá tirar o espaço do outro. Eu também concordo que o preço da maioria dos ebooks é elevado, comprei pouquíssimos e acho que só vale a pena se o livro ainda não tiver chegado no Brasil mesmo. Gosto muito de ter o livro em mãos, mas não há como negar que os ebooks são muito práticos, principalmente para carregar por aí.
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Temos uma opinião bem parecida. Gosto e leio ambos os gêneros, em geral deixo os ebook para a noite, assim não atrapalho meu marido com a luz ligada...rsrsrsrs
    Há espaço para ambos os tipos de livros, e o ebook ajuda a atrair novos leitores que gostam deste mundo digital.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  19. Eu não curto ebooks, prefiro o livro fisico. Mas estou tentando aceitar o ebooks pela praticidade que ele nos dá, mas nunca vou abri mão do fisico. Eu sinto prazer em pegar e segurar o fisico, ver a textura do papel e tals isso o ebook não dá. Mas dai vai de gosto pra gosto.
    O Diário do Leitor

    ResponderExcluir
  20. Eu gosto dos dois, cada tem suas particularidades. Acredito que o livro físico continuará ocupando minha estante, mas com certeza os ebooks estarão lotando meu kobo hehehe

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Compartilho do mesmo pensamento. Fiz uma vez uma postagem para um blog amigo sobre o tema creio que nossas impressões sejam muito parecidas. Também não comprei nenhum livro digital. Acho caro. Mas como leitores atentos, penso que devemos nos dar a chance de conhecer estes novos meios.

    Parabéns pelo post!

    Pensamentos Valem Ouro
    Nós, poéticos e Literários

    ResponderExcluir
  22. Oie, tudo bom?
    Assim você eu também acho que um complementa o outro. Amo ter livros físicos, mas adoro a praticidade dos e-books. Além disso, tenho a tendência a ler mais rápido no formato digital. Gosto de ler e-books também de autores que tenho dúvidas se vou gostar. Ai se eu amar, acabo comprando a versão física.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, flor!
    Achei muito interessante o post, vi o vídeo e ele é muito divertido.
    Não sou contra livros digitais, eu tenho problema sério de visão e não leio porque tenho crises de enxaquecas muito forte, mas se não fosse por isso não teria problema algum.
    Agora os livros físicos tem um apelo emocional pra mim. Amoooo o cheirinho e adoro ficar olhando para as capas.

    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir

@marycspblog