Resenha de releitura / Indicação/ Bate papo sobre Harry Potter e a pedra filosofal

20:48




   Oii gente, acho que eu nunca fiz uma resenha da Serie Harry Potter aqui nesse blog, aliás, eu acredito que ainda não conversamos sobre os livros do Bruxinho.  Este post de hoje vai ser uma mistura de bate-papo, com resenha, com indicação para a coluna “Dê um livro para uma criança”, também vou contar um pouco da  minha história com Harry Potter, como foi o meu primeiro contato, quantas vezes eu já li, quais informações  eu relembrei nessa ultima lida.

  Em maio deste ano eu comecei um projeto de releitura de Harry Potter, pretendo reler todos os livros da série este ano, pois até o quarto livro eu reli no mínimo três vezes os outros eu li apenas uma vez e não e, portanto  lembro   muito pouco do conteúdo deles.  Fora que reler Harry Potter é sempre gratificante e eu sempre percebo coisas que eu não havia  percebido antes.
   Agora vou contar para vocês um pouco da minha história com o universo de Harry Potter, conheci primeiro o filme “Harry Potter e a pedra filosofal” que eu assisti na televisão com algumas amigas, na época eu tinha uns 10 anos e me apaixonei pela história do bruxinho e até hoje com 21 anos eu ainda sou apaixonada, depois de uns três anos eu conheci os quatro primeiros livros, e para mim foi a descoberta do século, chegava a devorar cada livro em uma única noite e perdi a conta de quantas vezes li os dois primeiros.
   Como eu comecei a ler  quase com a idade do Harry  foi como se eu tivesse crescido com ele, era sempre uma emoção muito grande esperar os lançamentos dos filmes e dos livros, costumo falar que aprendi a ler com Harry Potter. Não sei se posso dizer que os personagens do filme foram como eu imaginei no livro porque eu assisti primeiro o filme e  consequentemente  tomei a imagem dos atores como personagens, acho que  a escolha deles foi muito boa pois parecem realmente com os personagens do livro, não consigo imaginá-los de outra forma.
   Como não se apaixonar pela história de um menino de 11 anos que vive como escravo  na casa dos tios, que a infância toda comeu o pão que o diabo amassou na mão deles, de repente uma carta muda sua vida, ele se da conta que tem pessoas que gostam dele e de repente o garoto invisível vai para um mundo onde ele é famoso, o garoto pobre que usava os trapos do primo descobre  que seus pais lhe deixaram um montão de ouro, um garoto que sempre foi sozinho no seu armário sob a escada se vê rodeado por três amigos leais  e parceiros de aventura ( Rony, Hermione e Hagrid).
   A autora J.K.Rowling fez uma história bem estruturada, cheias de coisas novas, palavras novas  e um mundo de aventuras tudo  muito bem argumentado e explicado, confesso que livros de fantasia dificilmente me prende, pelo simples fato que não são bem explicados, tudo muito mirabolante e as coisas geralmente não se encaixam, agora nessas histórias do Harry Potter até as mínimas coisas se encaixam, tudo tem um fundamento e uma razão  de existir, os mistérios que rondam a vida dele são explicados ao longo dos sete livros é impossível se cansar  dos personagens pois a autora esta sempre inovando com eles.
   Apesar de o livro ser relativamente longo  e não ter figuras acredito que pode ser lido e facilmente  entendido por uma criança de 11 anos, pois é uma história cativante  de aventura com um personagem parecido intelectualmente com qualquer criança dessa idade . O enredo também trabalha temas muito interessantes para essa faixa etária  como, amizade, lealdade e coragem. É um ótimo livro para dar de presente para uma criança e minha nota pare esse livro não poderia ser outra se não 10 e cinco estrelas no SKOOB.




Este post faz parte da coluna Dê um livro para uma criança,  Que visa estimular a leitura infantil e juvenil, classificação indicativa de leitura 11 anos.

   Você já leu Harry Potter? Gostou? Qual foi o primeiro livro que leu da série? Cresceu com Harry Potter ou começou a ler depois? Conte aqui nos comentários sua história com Harry Potter.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

39 comentários

  1. Olá Mary.
    NUNCA li acredita? ganhei a coleção completa esses dias e tô afim de começar. tenho um incentivador muito proximo, meu namorado é fã louco apaixonado por HP rs devo ler em breve.
    Beijos flor
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina! como assim!!! não leu? leia logo, você vai viciar.

      Excluir
  2. OI Mary!!
    Não gosto muito de HP, talvez porque quando surgiu eu já era maior e o tipo de leitura não me agradava muito, mas eu total apoio dar esse livro para uma criança. Tem magia, adversidade, amizade, ensina valores e etc... Um dia quero lê-los para meus filhos ou sobrinhos, mesmo não gostando muito do bruxinho!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dificil achar uma pessoa que não goste de Harry Potter, mas é assim mesmo ou ama ou odeia né kkk.

      Excluir
  3. Olá, enquanto você está relendo HP, eu te confesso que nunca li, apenas vi os filmes e adoro a história. E imagino que seja possível uma criança ler e se identificar com os livros. Bjs

    Território nº 6

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha digo para você que os filmes nem beira aos pés do livro, compensa muito, mas muito mesmo ler os livro.

      Excluir
  4. Oi oi
    Que bom que você esta relendo =D
    Eu estou lendo pela primeira vez... quer dizer já li o 1 e 2, daqui um tempo indo pro terceiro e assim por diante!
    Eu assisti só os três primeiros filmes e sempre que tem a oportunidade de assistir os outros não assisto pois quero ler primeiro pra depois ver, com Harry faço essa exceção!
    Acho que tanto criança como adulto se apaixona por Harry!

    Beijoos
    www.blogmaiscafe.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom,nunca é tarde para começar né? vai amar o 3 é o meu segundo favorito.

      Excluir
  5. Olá :) Sou apaixonada por HP, *-* a história é maravilhosa, a fantasia é incrível e inesquecível, os livro de Harry Potter tornaram-se os meus favoritos, sou fã <3
    Durante a leitura/releitura eu fico viciada, rsrs sempre merecem ser lidos/relidos. :3
    Amo o mundo criado pela J. K. Rowling, essa mulher é Diva. <3 *--* Também amo os filmes! *-* Li os livros antes de ver os filmes. :D "Harry Potter e a Pedra Filosofal" é muito amor. *-* Adorei a sua resenha!!! *--* beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Harry Potter é inesquecível, Obrigada!!!

      Excluir
  6. Eu amo releituras, também não resenhei os livros do bruxinho (Vergonha), gostaria de fazer um pedido de leitora: faz releituras de outros livros também... :D
    Eu só compreendi a história de HP, alguns anos depois, não por não gostar, mas por falta de maturidade e por estar num momento de minha vida que impossibilitava um olhar coerente, gosto mais dos livros que dos filmes... acho, que próximo ano, farei como você, vou reler a série...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem gosto bem mais dos livros que dos filmes, acho que os filmes é apenas um complemento para termos uma idéia visual do universo do Harry e os personagens.

      Excluir
  7. Mary, eu não lembro com quantos anos descobri Harry Potter, só lembro que foi através dos filmes e depois enlouqueci minha mãe pelos livros.
    Lembro que o primeiro livro que comprei com meu dinheiro mesmo foi Harry Potter e as relíquias da Morte na época do lançamento.
    Incrivelmente só li os livros uma vez cada, mas ultimamente estou morrendo de vontade de reler.
    Adorei a sua ideia. E acho que deve sim ser a primeira leitura de muitas crianças.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa história com o Harry é bem parecida, comecei pelo filme também depois fiquei enlouquecida pelos livros.

      Excluir
  8. Hp é minha série favorita da vida <3

    ResponderExcluir
  9. Nunca li nem tive interesse pelo Harry Potter, quando ele bombou aqui pelo Brasil, minhas leituras já eram outras, e eu passei batido por ele. Não sei se diria que é o ideal para primeira leitura de uma criança, pois acho que a leitura deve iniciar bem antes da fase infanto-juvenil, mas sem dúvida é um bom livro pra molecada.

    ResponderExcluir
  10. Olá; eu já li os dois primeiros livros e me apaixonei pela série, preciso ler os outros. Acho que tinha pouco mais de 20 anos quando vi o primeiro filme na tv, fiquei encantada e tive que ler o livro, foi um dos primeiros que li quando retomei o hábito de leitura. É fácil entender o motivo de a série ser tão amada depois que a gente lê o livro.

    ResponderExcluir
  11. sempre falo que quem não leu HP deveria ler ,
    é uma leitura mágica

    ResponderExcluir
  12. Mary sou apaixonada por essa série, um de meus amores literários, a história criada é fascinante como adoro magia, lembro que comprei a série pela avon rsss. Tenho todos livros e filmes e amo revê-los. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Olá
    acho Harry quase um clássico para mim, nuca li os livros, mas vejo sempre que posso resenhas sobre ele, mas os filmes assisti todos, mas achei muito ruim o ultimo filme da franquia
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Mary...
    Acho que muitas pessoas se sentiam assim mesmo, crescendo com Harry. Minha prima é uma delas.
    Eu nunca li Harry Potter, mas vi os filmes e gostei. Mas ler mesmo acho que não vou ler.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Eu nunca li Harry Potter e confesso que não tenho vontade nenhuma.
    Infelizmente é uma história que não me atrai.
    Mas acho que é um ótimo livro para jovens leitores que apreciam o gênero!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. bem, sou uma das pessoas que fazem parte do time que não se apaixonaram por esse menino... eu não suporto a série harry potter [costumo chamá-lo de outro jeito, mas alguém pode se doer...] rsrsrs
    acho válido idnicar para uma criança uma leitura com aventuras e tal, mas eu não recomendo pra ninguém, pq antipatizei MESMO com o 'bruxinho'... xD

    ResponderExcluir
  17. Eu nunca li HP e confesso que é uma série que eu não pretendo ler (não me mate kkkk).
    Eu assisti o primeiro filme e não me interessei pelos outros kkkk, mas já assisti outro, mas não sei qual.
    Adorei sua resenha

    ResponderExcluir
  18. Acho que é incrível o quanto HP conquistou os leitores. Eu não pretendo ler essa série, flor, mas sempre me sinto feliz ao ver como há fãs dela. Confesso, no entanto, que adoro fanfictions de HP, principalmente quando a Hermione faz par com o Tom Riddle ou Draco Malfoy, haha. Já leu? Vale muito a pena, garanto.

    Posso sugerir uma: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/11/fanfiction-5-uma-segunda-chance-para.html

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Um dia ainda quero reler a série e resenhar também. <3
    Li umas três vezes já, mas sempre dá vontade de reler, né? rs
    Adorei a resenha <3 HP fez parte de boa parte da minha adolescência!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Nunca li nenhum livro da série Harry Potter, mas já vi os filmes e amo!
    Me apaixonei pela história do bruxinho e quero ler os livros um dia na vida...rsrs
    Pensei até em criar um projeto para ler um por mês, mas como ainda não tenho os livros não deu certo esse ano!
    Muito legal você ter crescido com essas histórias, uma pena eu só ter parado pra assisti na fase adulta....

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  21. Eu li todos os livros, emprestados de um vizinho { com exceção do ultimo que ganhei do meu irmão }. Adoraria ter a coleção completa, acho que não leria de novo por falta de tempo, mas se pudesse lia outra vez essa história fantástica que cativou milhões de pessoas ♥

    ResponderExcluir
  22. Olaaa
    Adorei o post haha infelizmente só assisti aos filmes e ainda não li, mas quero muito para poder conhecer melhor hahha

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem?
    Entendo a sua afeição à série. Eu comecei a lê-la com 11 anos, pois HP3 era leitura obrigatória na escola onde estudava. A partir daí, me apaixonei pela história. Eu já tinha visto os dois primeiros filmes, mas como era muito "criança" não tinha entendido que era uma sequência, nem que eram adaptações de livros. Acho que, quem cresceu com essa história, dificilmente consegue se imaginar recomendando outros livros ao público juvenil. O melhor de HP é que ele é entendido e apreciado por qualquer público. Ainda tenho a minha coleção (a bem antiga huehue), mas já faz uns seis anos que não a releio. Às vezes, dá uma saudadezinha <3

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá.
    Tudo bom?
    Quando surgiu a febre Harry Potter, eu era adolescente e sinceramente achava um porre, mas quando conheci meu marido ele me.mostrou o outro lado e me apaixonei e já vi todos os filmes, só me falta ler os livros que já comprei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Toda vez que falam sobre HP, me sinto uma ET, pois não li nenhum dos livros do bruxinho ou vi seus filmes. Até meus filhos já viram todos os filmes.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  26. Oi Mary, tudo bem?
    Acredita que eu ainda não li Harry Potter? Não por não querer, mas só vi me interessar por ele recentemente. Espero ler o quanto antes. Apróposito, gostaria de te indicar o livro A Arma Escarlate, o "Harry Potter brasileiro", dê uma chance, é um ótimo livro.

    ResponderExcluir
  27. Oii, tudo bem?
    Ainda não li HP, pois quero comprar a série toda mas não tenho money. Apenas vi os filmes, sou apaixonada desde criança por eles. Não tenho dúvida que os livros sejam perfeitos, afinal é HP né, haha.

    Beijos
    brilliantdiamond-bg.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Devo ser a única pessoa no planeta que não gosta de Harry, pelo menos os livros hehe
    Nunca tive interesse nos livros, já vi todos os filmes mas os livros não tem apelos comigo.

    Quem sabe um dia! Eu tenho filho e talvez algum dia ele me faça ler :)

    Obrigada pela dica.
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  29. Oie, tudo bom?
    Eu fui ler HP há apenas 2 anos e não cresci lendo essa história. Mesmo assim, a história conseguiu me emocionar e cativar da mesma forma. O mais legal de Harry Potter é que ele é capaz de atingir públicos diversos com uma narrativa envolvente.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Não gosto! Nunca li nenhum livro, mas tentei assistir o primeiro filme e não gostei.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  31. Oii!

    Já li Harry Potter e amo de paixão <3 Eu tinha acho que uns nove anos quando li o primeiro, mas já tinha 4 filmes da série ^^ Até hoje quando passa os filmes na Tv eu paro e fico vendo os filmes pois eu acho muito legal a história! É uma história bem pensada com vários detalhes que talvez você só vá se dar conta no último filme ou livro! É demais! A autora J.K. é uma das minhas favoritas :)

    Beijos, Amanda *-*
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  32. Mari eu simplesmente amei a sua resenha!
    Cara acho que nunca li nenhuma resenha de HP hahahaa e tbm pretendo reler os livros quando eu puder.
    Eu cresci lendo HP e acompanhei a idade do Harry... sofri a cada espera de lançamento e chorei horrores com o final da série.
    Até hj, eu com 25 anos de idade sou fã absoluta da série e não suporto a ideia de ninguem falar mal dele na minha frente, sim eu brigo feio hahahhaahaha

    AMEI a resenha e espero a dos proximos para matar um pouquinho da saudade.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir