Resenha: O código Da Vinci - Dan Brown

08:58



Oie Amores, Quem já leu o Código da Vinci?
   Bom! Eu ainda não tinha lido nada do Dan Brow e tenho esses livros dele desde 2013 na minha estante e ainda não tinha pegado para ler, confesso que a premissa do livro é bem interessante, gosto de teorias envolvendo o mundo religioso, seitas religiosas, caça ao tesouro ou objetos perdidos em fim e esse livro tem tudo isso. Então venha conferir o que eu achei e de que se trata esse livro.

Sinopse
   Um assassinato dentro do Museu do Louvre, em Paris, traz à tona uma sinistra conspiração para revelar um segredo que foi protegido por uma sociedade secreta desde os tempos de Jesus Cristo. A vítima é o respeitado curador do museu, Jacques Saunière, um dos líderes dessa antiga fraternidade, o Priorado de Sião, que já teve como membros Leonardo da Vinci, Victor Hugo e Isaac Newton. Momentos antes de morrer, Saunière consegue deixar uma mensagem cifrada na cena do crime que apenas sua neta, a criptógrafa francesa Sophie Neveu, e Robert Langdon, um famoso simbologista de Harvard, podem desvendar. Os dois transformam-se em suspeitos e em detetives enquanto percorrem as ruas de Paris e de Londres tentando decifrar um intricado quebra-cabeças que pode lhes revelar um segredo milenar que envolve a Igreja Católica.   Apenas alguns passos à frente das autoridades e do perigoso assassino, Sophie e Robert vão à procura de pistas ocultas nas obras de Da Vinci e se debruçam sobre alguns dos maiores mistérios da cultura ocidental - da natureza do sorriso da Mona Lisa ao significado do Santo Graal. Mesclando com perfeição os ingredientes de uma envolvente história de suspense com informações sobre obras de arte, documentos e rituais secretos, Dan Brown consagrou-se como um dos autores mais brilhantes da atualidade. "O Código da Vinci" prende o leitor da primeira à última página.
Resenha
   O código Da Vinci escrito foi por Dan Brown possui 80 milhões de livros vendidos no mundo, foi publicado em 2012 pela editora Arqueiro. O Best seller vai narrar a história em terceira pessoa, vamos conhecer o renomado professor de simbologia de Harvard que se vê envolvido em uma teia de mistérios e assassinato, ele era o principal suspeito da policia francesa de assassinar o curador do mais importante museu de Paris.
   O livro começa com o assassinato do curador do museu do Louvre Jacques Sauniére, por um membro de uma organização religiosa chamada Opus Dei. Por trás do assassinato existiam alguns segredos perigosos que ameaçava a cristandade e a soberania da igreja, pois Sauniére era um membro de uma sociedade secreta milenar fundada em 1099, que guarda segredos importantes sobre Jesus Cristo e o santo Graal.
   Essa sociedade secreta era chamada de Priorado de Sião e realmente existiu segundo alguns documentos teve em sua lista de membros ilustres os seguintes nomes, Nicholas Flamel, Sandro Botticelli, Leonardo D Vinci, Isaac Newton e Vitor Hugo, esses homens foram os responsáveis pelo segredo do Santo Graal em sua época. O livro ganhou esse nome porque as obras de Da Vinci eram impregnadas de simbologias e códigos secretos exaltando o sagrado feminino, inclusive a Mona Lisa a mais importante obra do autor tem vários significados ocultos revelados nesse livro.
   Sauniére antes de ser assassinado havia marcado um encontro com Langdon, Robert pensou que seria para discutir sobre simbologia, visto que Sauniére também era uma autoridade no assunto, mas pelo visto não era somente isso que o curador queria discutir com ele, pois na mesma noite em que o encontro estava marcado ele foi abordado pela policia francesa em sua suíte.
   Os policiais pediram que ele os acompanhasse ao local do crime no museu, chegando lá Robert presencia uma cena bizarra, o famoso curador estava nu no chão com um pentagrama desenhado no abdome com o próprio sangue, alem de estar em uma posição estranha que lembrava “o homem vitruviano” o famoso croqui de Da Vinci. Landon inicialmente pensou que fora chamado ali para decifrar alguns símbolos envolvendo o assassinato, mas logo depois descobriu que caíra em uma armadilha e que fora atraído para o museu pela policia pois era suspeito de matar aquele homem.
   Porém ele é alertado pela criptóloga Sophie Neveau do que estava acontecendo e ela o ajuda a escapar das garras dos policiais e os dois se empenharam em decifrar a mensagem deixada por Sauniére.
   O livro é repleto de aventura e mistérios, tem charadas a ser decifrada, uma leitura realmente empolgante e deliciosa, recomendo para quem gosta de livros de aventura e conspirações.

Minha opinião
   Adorei o livro, como eu disse antes adoro livros de mistério, com caça ao tesouro, pistas a ser decifradas e coisas afins, apesar de não ter conseguido decifrar nenhuma pista, pois são muito complexas eu consegui descobrir bem rápido quem era o vilão, no momento em que o conheci, mas adianto que não foi nada fácil descobrir pois são vários candidatos a vilão, mas este é o manda chuva de todos, só não vou contar quem é porque senão é Spoiler, mas quero deixá-los curiosos kkkk.


   Achei que o romance entre Robert Langdon e a Sophie poderia ser mais bem explorado na história, em minha opinião tudo se tornaria ainda mais interessante, mas acho que esse não era o objetivo principal do livro. O Final da história eu também achei bem sem graça, mas acredito que não teria outra forma melhor de terminar.
Mesmo assim recomendo muitíssimo a leitura desse livro que já é quase um  clássico, minha nota para esse livro não poderia ser outra que 9,00 e quatro estrelinhas no Skoob. 

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

93 comentários

  1. Eu vi o filme Mary e gostei muito, mas é claro que ler o livro é sempre muito melhor, porque muitas coisas são tiradas na hora de fazer um roteiro para filme,
    Acredito que o livro deve ser mil vezes melhor ...
    Resenha muito boa, parabéns!

    Bjos
    Minda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente os livros são sempre melhores que os filmes inspirados neles. Não tem jeito.

      Excluir
  2. Oi Mary, que legal encontrar um blog só de leitura, interessante! Gostei do seu ponto de vista na resenha desse livro, O Código Da Vinci é um mito literário! (no melhor dos sentidos) ;) gostei muito, o post ficou bem completo, sucesso!
    caeentrenos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Oii mary belo post assistir o filme se o livro for igual e muito bom. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi lindona, gostei da sua opinião, achei interresante saber.
    beijinhos
    http://falaseriorah.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu li esse livro achei bem escrito, uma ótima literatura, apenas não gosto da história explorada pois não gosto da forma que colocam Cristo aí, é um livro baseado em apócrifos que como literatura não deixa de ser bacana. Dan Brow é um bom escritor, eu li "Anjos e Demônios " tbm, gostei da sua resenha, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É somente ficção não é uma coisa para se acreditar, né, obrigada!

      Excluir
  6. Oie flor ja vi o filme, parece ser bom o livro beijos amei sua resenha

    ResponderExcluir
  7. Oi flor! Eu tenho todos do Dan, este então fiz uma caça ao tesouro em cada página que mostrava uma informação, sou apaixonada pelos livros dele.
    O foco nunca é no romance, mas sim no mistério e na trama em si, todos vão ter uma mocinha que o acompanha, pode-se dizer que ele é um Doctor, de Doctor Who que sempre tem sua acompanhante, e nem sempre terá um romance entre eles, apesar de ter o clima e tals, este tem detalhes bastante interessantes que devem ser pesquisados, assim como os outros dele, o Iluminismo em Anjos e Demônios, NASA em Ponto de Impacto, que sou apaixonada, ainda tem maçonaria, e conspiração nos Estados Unidos, cada livro tem um ponto principal.
    Em comparação ao livro e filme, nada se dá ao livro uma nota maior que seria uma adaptação, sendo que perdeu certos detalhes no livro que deviam ser apresentados.
    Espero que leia mais dele, apesar de enrolar um pouco pra desvendar o mistério, Dan Brown é um ótimo escrito.
    http://k-secretmagic.blogspot.com.br/
    Xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vi que gostamos do mesmo estilo de livros, também estou apaixonada pela escrita do autor, quero logo começar outro livro dele.

      Excluir
  8. Eu já escutei falar desse livro, mas não tenho interesse em ler! Vais saber pois os meus gostos literários estão mudando cada vez mais.

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para quem não gosta deste estilo é melhor nem tentar, né? tem tantos outros livros que são do nosso estilo para ler. Obrigada Marcio.

      Excluir
  9. eu assisti o filme e amei
    eu sempre fui louca para comprar este livro
    adorei sua resenha e me deixou com mais vontade ainda de ler este livro
    bjs
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li o livro e o filme me deixou meio confusa srrrsrrsr mais com essa resenha achei mais interessante a leitura.Gostei demais desse blog sou uma apaixonada por leitura sempre que posso tento colocar meus filhos para ter esse hábito mais com essa tecnologia esta meio difícil amei seu blog vou ficar sempre de olho nas novidades!Bjs e até uma proxima!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se o livro já deixa a gente confusa em alguns pontos imagina o filme onde as coisas acontecem muito rápido kkkk. Obrigada Michelle.

      Excluir
  11. Karaca amiga, eu tb tenho um livro desse na minha estante rsrsrs faz tempo que ganhei ele de um amigo e nunca li, acreditas rsrsrs, eu já vi o filme resumido sobre o código da Vinci e sou fascinada por coisas do tipo tb assim como vc, amei sua resenha e que bom que vc leu né, agora falta eu rsrs bjs.

    http://www.rosianebarros.com.br/2015/08/eu-te-indico-o-exterminador-do-futuro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Menina não perca tempo leia, para tirar suas próprias conclusões.

      Excluir
  12. O livro eu não li mas assisti o vídeo. Achei meio complexo mas super interessante!

    http://www.arianebaldassin.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Mary.
    Eu não li o livro, mas vi o filme e gostei, apesar de na época ter dado muita polêmica.
    Bom fim de semana! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo que envolve a questão da religião é polêmico, imagina desmentir o cristianismo como o livro desmente.

      Excluir
  14. Oi Mary.
    Eu não li o livro, mas vi o filme e gostei, apesar de na época ter dado muita polêmica.
    Bom fim de semana! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que sempre tive uma relutância em ler os livros do Dan, mas esses dias eu ganhei o livro anjos e demônios e nossa maravilhoso, com certeza lerei outros incluindo esse

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pepi esse livro eu acabei de pegar para ler, espero gostar também.

      Excluir
  16. Eu amo os livros de Dan brown, eles fazem o leitor raciocinar, fora que são muito bem escritos. um beijo
    www.suellencarvalho.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto muito de livros que interage com o leitor.

      Excluir
  17. Sou louca pra ler esse livro!! Ainda não tive a oportunidade. Mas quero ler em breve! Também sou fascinada por este tipo de obra seja em livro como em filme também!! Beijos

    www.divandobyeli.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elialda leia sim você não vai se arrepender.

      Excluir
  18. Para ser sincera eu nunca me interessei por esse livro.
    Achei que talvez o filme eu olhasse para ter uma ideia do que iria encontrar no livro,
    mas não consegui olhar nem o filme, não sei porque não me chamou a atenção.
    Mas gostei muito da sua resenha, talvez reveja meus conceitos.
    Bjinhos.
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, se esse estilo de livro não chama sua atenção, melhor ler outro, pois só somos felizes quando lemos o que gostamos.

      Excluir
  19. Eu já vi o filme resumido sobre o código da Vinci, mais o livro não li ainda quem sabe eu leio né


    Esmalte&cia

    ResponderExcluir
  20. Olá :) Gostei muito da sua resenha! ;) Faz muito tempo que desejo ler esse livro, sempre ouvi muitas leitores falarem super bem, a proposta do livro é incrível, adoro livros com mistérios, esse livro aparenta ser complexo. Eu já assisti o filme, confesso que achei confuso, rsrs acho que a leitura do livro vai fazer eu entender melhor. ^^ beijos!
    Blog: http://my-stories-wonderful-books.blogspot.com.br/
    Página: https://www.facebook.com/BlogWonderfulBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gaby, lei sim você vai gostar da escrita do autor.

      Excluir
  21. já vi muito esse título, mas nunca tive a curiosidade de ler
    Achei que era sem graça rsrsrsr
    mas com essa resenha, achei maravilhoso, também gosto de suspense, filme então é melhor ainda
    adorei
    bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi. Esse livro é legalzinho, acho que se o romance fosse mais explorado, perderia o foco da história e se tornaria mais um clichê.

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Gostei de ter lido esse livro e achei meio complexo, o filme também, mas se lermos sem pressa, analisando cada instante podemos chegar a algumas conclusões
    Gostei da resenha e esse livro foi bem recomendado por você

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  25. Oii,

    Gostei a resenha.
    Se bem me lembro li algumas páginas desse livro e nem lembro se gostei (hahahahaha).
    Mas vi algumas cenas do filme e achei interessante.

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. eu tenho curiosidade de ler O código há anos mas nunca tive chance... Vi o filme e até que gostei, então quando der, vou conferir a escrita de Dan B...
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria assim que tiver a oportunidade confira a escrita do Dan Brown acho que vai gostar.

      Excluir
  27. eu li metade desse livro e foi quando tinha 14 anos mas lembro que amei a escrita envolvente do autor.

    ResponderExcluir
  28. Olá!
    Eu já assisti o filme mas nunca li o livro.
    Até então nunca tive curiosidade pela leitura, mas sua resenha me deixou interessada.
    Dica anotada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jess, leia sim acho que vai gostar.

      Excluir
  29. Oi, tudo bem?
    Eu não li O Código da Vinci ainda e apesar de gostar dos livros do Dan Brown não tenho pretensões de ler esse agora, pois já vi o filme e lembro bastante da história.
    Acho que o objetivo da história realmente não é focar no romance, mas acho que isso não deve atrapalhar a leitura.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando tiver a oportunidade Maiara leia o livro, tem muitas coisas diferentes do filme. Obrigada!!

      Excluir
  30. Nunca li nada do Dan Brown, e confesso que tenho curiosidade, apesar de o filme não ser dos meu preferidos. Gostei bastante da sua resenha, vou ver se encontro o livro em algum sebo por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Amanda, quando tiver a oportunidade leia, acho que vai gostar da escrita do autor.

      Excluir
  31. O livro e o filme são ótimos, inteligentes, instigantes. Eu concordo com você que o final foi sem graça. É porque a história te prende e te envolve de uma maneira que esperamos encontrar um final digno, mas não foi o que aconteceu. Mesmo assim não deixa de ser uma excelente história. Você já leu ou assistiu ao Anjos e Demônios? Segue a mesma linha de código Da Vinci, eu só assisti ao filme. Já que você gosta do estilo poderia falar dele.

    Ótima Resenha.

    Beto

    blogcoisastriviais.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Beto o livro todo foi instigante e o final foi muito sem graça.

      Excluir
  32. Oieee eu já li e me apaixonei o livro é simplesmente maravilhoso, li ele em uma semana haha beijos

    www.blzinteligente.com

    ResponderExcluir
  33. Eu gosto muito dessa linha de escrita do dan Brown, a da pesquisa histórica com o professor Langdon.
    Infelizmente ainda não li o código da vinci, mas tenho o livro e pretendo ler em breve

    ResponderExcluir
  34. Gosto muito desse livro, pois curto as adivinhações que tem ao longo dele e também matei fácil quem era o grande vilão.
    Morro de vontade de reler.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  35. Já li vários livros do Dan Brown e com o tempo vai perdendo a graça. Todos vão ficando muito parecidos uns com os outros e com a fila gigante que sempre temos para ler, eu acabo deixando de lado. Meu pai tem 2 que ainda não li e não tenho tanto interesse assim, apesar de a escrita do autor ser ótima.

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O ideal é dar um intervalo entre os livro, lendo outros de outros gêneros.

      Excluir
  36. Nunca li nada do autor, mas a vontade é enorme! Eu adoro esse tipo de trama também, e sei que vou adorar, ainda mais sabendo que o romance não é tão desenvolvido, não gosto de tramas em que o romance realça mais que a história em si.
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  37. Ola lindona eu amo essa autor sua escrita é fantástica, com muitos elementos bem amarrados e sem deixar pontas soltas, prende a atenção do leitor, não vermos a hora de saber o final e desvendar os mistérios. Li o livro e assisti o filme amei os dois. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, eu não vi a hora que chagasse o final para saber quem era o misterioso vilão e o que era o segredo.

      Excluir
  38. Eu não vi o filme e nem irei lê o livro, não é tipo de assunto que me agrada.
    Mas gostei do seu post, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Juliana, se não é o tipo de livro que te agrada é melhor ler outro que seja o seu estilo.

      Excluir
  39. Eu amooooooo a escrita do Dan, e não é diferente com esse livro.
    O enredo me cativou muito! E mesmo sendo um livro um pouco mais "denso" eu li bem rápido.
    Fico feliz que você também tenha gostado.

    Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara também estou fascinada pela escrita do autor.

      Excluir
  40. Nunca li esse livro, nunca tinha me chamado a atenção, mas tua resenha me deixou bem curiosa. Ótimo post.
    Beijos...
    http://modadeneve.blogspot.com.br/2015/08/dia-do-blog.html

    ResponderExcluir
  41. Oi, tudo bem?
    Eu já li um livro do autor, mas confesso que não fui tão conquistada assim, sabe? Mas aida sim quero ler os outros livros dele, pois acredito que vão me agradar mais do que o que eu li e "O Código da Vinci" é o que mais quero ler.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes lemos um livro do autor que não nos agrada e pegamos trauma de ler outros, sou desse jeito também.

      Excluir
  42. Eu tenho uma prima que adora o Dan Brown, mas eu não tenho muito interesse em seus livros, mas quem sabe um dia eu não leia, né?!

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é melhor ler outros livros que te agrada e nunca ler por obrigação.

      Excluir
  43. Olaaa
    Tenho amigos que adoram o livro e o autor, não é o meu caso mas sua resenha está ótima, mas vou deixar a dica.

    Beijos
    Reality of Books

    ResponderExcluir
  44. Oie, eu n curto muito livros do autor, eu até assisti ao filme, mas sei que o livro deve ser melhor, porém sendo melhor ou n, eu n tenho vontade de ler :p
    www.guildadosleitores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os livros são sempre melhores que os filmes, né!

      Excluir
  45. nunca li nada do autor, tenho anjos e demonios mas não li. Assisti ao filmes e gostei bastante. Gostei da sua resenha, mas creio que para eu ler e gostar do livro, terei que ler com calma, acho que por isso não li nada ainda
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. O Código da Vinci é um livro fantástico, eu li a obra e adorei.
    Ainda não cheguei a ler nada novamente do autor, mas pretendo ler Inferno o quanto antes. Dan Brown me conquistou pela ótima escrita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Italo eu quero ler outo dele logo.

      Excluir
  47. O Código da Vinci eu li já tem um bom tempo, e depois veio o filme, que aliás vi umas 3 vezes, por isso, acabo até trocando um pelo outro. De qualquer forma, lembro que gostei do livro, e também do filme Aliás, gosto muito do autor.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  48. Oi, Mary!
    Nunca parei pra ler nada do Brown, embora tenha Anjos e Demônios aqui. As pessoas falam tão bem que é impossível não criar expectativas... Que eu vi que não foram atendidas com você. Jà pensou acontece o mesmo comigo? Não seria muito legal. Hahaha

    Com carinho,
    Celly || Me Livrando

    ResponderExcluir
  49. Esse é o meu favorito do Dan Brown, acho que desenvolve bem e surpreende. Além de ser muito inteligente, mas como você eu concordo total que podiam ter investido mais no romance rs.
    Adorei a resenha ^^
    Angel Sakura
    www.euinsisto.com.br

    ResponderExcluir
  50. Oie, tudo bom?
    Nunca li nada do Dan Brown, acredita? Foi pura falta de oportunidade mesmo, mas morro de vontade porque é um gênero que eu curto. Nunca li uma resenha que falasse a questão do romance, mas vou prestar atenção quando ler.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir