Resenha de Releitura: Harry Potter e a câmara secreta + indicação de livro infanto juvenil

07:21


Oiee pessoal, continuando nosso desafio de releitura de Harry Potter e hoje trago a resenha/ Bate papo sobre o segundo livro. Venha conferir!

Resenha
   Agora nosso querido Harry esta com 12 anos e prestes a começar o seu segundo ano letivo em Hogwarts, no entanto alguém esta tramando coisas horríveis para a escola este ano. Tudo parecia estar conspirando contra Harry, primeiro não recebeu uma mensagem sequer dos seus amigos durante quase todo o verão, recebeu a visita de um elfo domestico muito atrapalhado que afirma que ele não deve voltar para escola este ano, pois coisas terríveis iriam acontecer.
   Harry recusa obedecer a suas ordens, pois Hogwarts era seu lar, todos os verões que passava na casa dos tios era um suplicio, mas o elfo estava determinado a não permitir que Harry retornasse, acaba aprontando uma travessura colocando Harry em maus lençóis com os tios e eles acabam prendendo o menino no quarto como forma de castigo.
    Harry descobre que não estava recebendo as mensagens de seus amigos porque o elfo Dobby estava interceptando suas correspondências, pois julgava que se ele acreditasse que os amigos não gostavam dele, iria desistir de ir para Hogwarts, mas o melhor amigo dele o Rony e sua família acaba achando muito estranho ele não responder as cartas que acabam encontrando uma forma muito peculiar de visitar o amigo e eles acabam trazendo eles para a Toca a casa dos Weasley onde Harry passa o final das férias maravilhosamente bem.
   Entretanto no dia de irem para a estação de Kings Cross para tomar o Expresso de Hogwarts, algo acontece impedindo Harry e Rony de chegar a plataforma nove três quartos e eles acabam perdendo o trem, então os dois tem a brilhante idéia de utilizar o carro enfeitiçado que voa do Sr Weasley, o que obviamente foi uma má idéia, pois quase foram expulsos da escola.
   Uma vez em Hogwarts  como se não bastasse a antipatia mutua entre Harry e o professor  de poção Snap, agora tinham que agüentar o convencido professor Lockhart que não era má pessoa mas se achava demais. Após alguns dias de aula acontecimentos estranhos começa a surpreender os alunos e professores, houve um ataque a gata do zelador Filtch e uma inscrição macabra feita com sangue surge na parede do corredor do 3° andar e nela estava escrito...
“A câmara secreta foi aberta, inimigos do herdeiro, cuidado”
   Os alunos ficaram aterrorizados e os professores apreensivos, acabou até sobrando para o Harry que se tornou suspeito por ser encontrado na sena do crime. Rony, Hermione e Harry os três amigos como curiosos que são resolvem investigar  e descobre que a câmara secreta havia sido criada pelo fundador de uma das casa de hogwarts  e que lá dentro da câmara existia um monstro terrível que ninguém sabia que bicho era, também descobriram que a câmara havia sido aberta há 50 anos atrás pelo Herdeiro de SLITHERIN , e provavelmente o herdeiro desse herdeiro resolveu abrir a câmara novamente.
   Quando as coisas começam a ficar realmente feias e vários alunos foram atacados e petrificados e tudo começou a ficar fora de controle, pois ninguém sabia como o monstro atacava, como sempre cabia ao nosso trio maravilha desvendar esses mistérios.
Minha opinião
   Quando eu li a série pela primeira vez fiquei mega curiosa para i que aconteceria no segundo livro, se seria tão maneiro como o primeiro, agora nessa releitura pude saborear mais o livro, time muitas surpresas, pois não me lembrava  mais de muitos acontecimentos.
    Neste livro o trio de amigos está mais próximos, mais cúmplices, um completando o outro... Harry e a sua coragem e curiosidade, Hermione e a sua inteligência e Rony com seu bom humor e conhecimentos das tradições bruxas, pois era de família tradicional bruxa, enquanto os outros dois sempre viveram no mundo dos trouxas, temos também outros personagens que é impossível não destacar; os gêmeos weasley e Suas travessuras, Hagrid o gigante dócil, o sábio Dumbledore e muitas outras pessoas maravilhosas e outras nem tanto como a família Malfoy, o Snape e o Voldemort.
   Neste livro o Harry tem a oportunidade de passar um pouco das férias com os Weasley e sentir o que era uma família de verdade com amor e carinho, coisas que ele não tinha com os Dursley. Eu particularmente não acho que os Dursley sejam pessoas muito más, esta certo que o Harry sofria privações, mas nunca passava fome, alem disso teve uma educação, os tios poderiam tê-lo simplesmente em um orfanato, seria perfeitamente compreensivo devido ao fato que a tia odiava a mãe do Harry SUS própria irmã, mas não eles aceitaram criar o menino e mesmo não dedicando a ele o amor que uma criança merece, eles deram um teto  e sempre o aceitaram em todas as férias de verão, quem concorda comigo?
   Em fim esse livro foi tão bom quanto o primeiro e a minha nota não podia ser outra que 10 e 5 estrelinhas no Skoob sempre.
Esta resenha faz parte da coluna Dê um livro para uma criança, saiba mais clicando na imagem. Indico para adolescentes a cima de 12 anos, pois nessa faixa etária é mais fácil de se identificar com a história, o que não exclui a possibilidade de alguém com menos ou mais idade ler.


Livro x Filmes
    Claro que os livros da série são sempre mil vezes melhores que os filmes, em que muitas partes são cortadas e substituídas, mas eu gosto muito do filme também, pois fornece subsidio para a minha imaginação, tem coisas que lemos nos livros que a nossa pouca capacidade de imaginação não consegue imaginar com precisão e nisso os filmes ajudam, tanto reproduzindo as imagens dos personagens, quanto de lugares, objetos e seres. Então posso dizer que o filme complementa perfeitamente o livro.


Bom pessoal! Espero que tenham gostado dessa resenha de releitura e aguarde que em breve postarei algumas curiosidades legais sobre este livro.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

0 comentários