Sebos: O que compensa comprar? - Leituras da Mary

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Sebos: O que compensa comprar?


   Quem ai gosta de comprar em sebos? Quem gosta de livros em capa dura? Edições antigas?
   Eeeu!!! Adoro, pois nesses espaços onde se vende livros usados você encontra livros de edições que não tem mais para vender nas livrarias, exemplo: romances de banca da Nova Cultural que não esta mais sendo publicados, livros de edições especiais e antigas, até mesmo raros, as vezes também tem a sorte de encontrar livros novos em bom estado de conservação por um preço camarada.
  
É imensa a variedade de livros e a fins em sebos ( Mangás, HQs, Gibis, Revistas,Vinis...) sobre diversos assuntos e em vários estados de conservação, o bom também dessas livrarias de livros usados é que existe pelo menos um em cada cidade, ou sebos, ou bancas e até mesmo feirinhas, também temos sebos virtuais e grupos de troca e desapego no Facebook. Para quem não se importa em ter livros de segunda mão, livros com marcas causadas pelo tempo, esses lugares são um prato cheio.
   Pretendo fazer uma série de vídeos e posts no canal e blog sobre o assunto, dando dicas e mostrando as minhas comprinhas. Hoje eu vou falar um pouco do que compensa e o que não compensa comprar em sebos. Confira a lista que preparei:
   1°- Romances de banca: Romances históricos, Contemporâneos (Julia, Sabrina, Grandes Autoras, Best Sellers, entre outros...) Para quem não conhece ou não teve a oportunidade de ler, são parecidos com os livros formato Pocket dos EUA, são feitos de material barato estilo folhas de jornal, geralmente são publicados pela editora Nova Cultural ou Harlequin. Novos esses livros não custam mais que 15 reais depende da edição e do tipo de história, nos sebos eles geralmente são vendidos pela metade do preço que consta na capa do livro, dependendo do estado em que ele se encontra ele fica mais barato, existem livros de 2,00 que estão velhinhos, mas em bom estado de conservação assim como tem livros de 8 reais que estão em péssimo estado, cabe a você avaliar as condições do livro e se compensar, você leva.
   2°-Histórias em quadrinhos: Gibis, Mangás e outras HQs compensam bastante, pois é quase o mesmo estilo dos romances de banca, ou seja, foram feitos para serem vendido por um preço baixo e no sebo eles ficam ainda mais baratinhos. Geralmente o preço varia entre 10 e 2 reais dependendo da edição e do estado de conservação.
   3° Livros de capa dura: Livros de capa dura são muito amor, acho que todo mundo gosta né? Eu amo demais, livros de escritores famosos e capa dura, livros clássicos e edições especiais entre outros.

   4° Livros raros ou clássicos de edições bem antigas: São aqueles livros que você não encontra mais em quase nenhum lugar para vender, geralmente as pessoas compram para fazer algum estudo, ou porque são colecionadores. Eu gosto de comprar livros clássicos da literatura brasileira e estrangeira, porque estou com um projeto de fazer um romance histórico, então dou preferência para esses livros, pois o vocabulário e o contexto da história permanecem quase intacto, o que não acontece com as reedições mais atuais, as quais tem uma linguagem mais simplificada com palavras mais usuais da nossa época.
   Garimpando os sebos conseguimos escolher livros bem antigos da primeira metade do século XX e do inicio da segunda metade do século, em bom estado de conservação e só vão precisar de algumas restaurações e limpeza, depois prometo que faço um poste para ensinar vocês como restaurar livros usados, são dicas simples, mas que fazem toda a diferença.
   5° Livros novos e semi-novos: Acredito que não vale a pena comprar livros novos e semi-novos em sebos, pois geralmente saem com valor mais alto ou igual aos novos, ao menos na maioria dos sebos que eu visitei é assim, caso você tem a sorte de encontrar um livro novo com preço ótimo vale a pena comprar, mas isso é muito raro.
   A dica que dou para vocês é comprar esses livros mais novos e lançados recentemente é em grupos de desapego, troca e venda no facebook, pois neles vocês vão encontrar até livros novos no plástico por um preço bem interior ao que esta sendo vendido no mercado, mas terá uma despesa extra com o frete que na maioria das vezes compensa, exceto em casos de o livro ser bem baratinho, mas pesado podendo o frete sair até mais caro que o próprio livro. Em breve farei um post mais explicativo sobre compras e trocas no facebook, também farei outro especificamente de trocas de livros em sebos, dando dicas e contando experiências.
   Tanto para sebos físicos quanto para virtuais a dica é avaliar bem as condições do livro, se realmente aquele valor que esta sendo pedido condiz com o valor que a obra merece ter, folhear para ver se não tem páginas rasgadas ou faltantes, no caso de sebos virtuais pedir descrição do livro e fotos e se por ventura o livro chegar em outro estado que não seja o que foi descrito entrar em contato e pedir o reembolso, sempre pechinchar um descontinho, no caso de compras nos grupos do Facebook, pedir referencias para outras pessoas que já compraram livros com a pessoa que você quer comprar, para ver se é confiável, pois você estará realizando o depósito antecipadamente, sempre desconfie de promoções absurdamente baratas, pois pode ser golpe.
   Bom pessoal foi isso, espero que tenham gostado que eu tenha ajudado vocês de alguma forma e fique de olho nos outros posts dessa coluna. Assistam ao vídeo onde falo um pouco mais sobre o assunto, valeu e até a próxima.

Lista de Sebos e grupos que eu recomendo:

Se  gostou do post deixe um comentário dizendo o que achou?

22 comentários:

  1. Oiii

    Adoro comprar em sebos, sempre acho um preço em conta!! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Já fiz compra em sebo e sempre encontramos alguns livros bons em ótimo estado. Infelizmente aonde moro atualmente não encontrei nenhum sebo para visitar.

    Beijos,Lu
    Blog: Apaixonada por Romances Ame muito, cada vez mais, de modos diferentes.

    ResponderExcluir
  3. Sempre compro em sebos, achei livros lá que não achava em livrarias mais, e fiz trocas maravilhosas (mesmo sendo 2 por 1 rs). Adoro comprar em sebos, sempre tem uns ótimos achados!
    beijos, Mary!
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá; aqui na minha cidade não tem sebos, nem nenhum lugar para vender livros :( . Muito bom o post. Como em qualquer comprar, o importante é pesquisar, né?! Para ver se o preço está bom ou não.

    ResponderExcluir
  5. eu nunca comprei em sebos online, fico pensando nisso, acho que compensaria bastante.

    ResponderExcluir
  6. eu sou louca por sebos, a maioria dos meus livros foram comprados neles... sei pechinchar, garimpo raridades e o bom é que na cidade vizinha tem um, então me acabo de comprar quando vou pra lá xD
    online compro na estante virtual, é raro comprar pelos grupos do face, mas já fiz tbm...

    ResponderExcluir
  7. Olá
    nossa, adorei as suas compras, kkk, eu acho que deve compeçar em alguns fatores, pena que por aqui onde eu moro não tem nem livraria quem dirá um sebo, kkk
    Bjks
    Passa Lá - http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oláa, adorei suas dicas! Eu sou fã de sebos, pena que na minha cidade não vale a pena os sebos daqui, eles vendem praticamente apenas livros novos, sabe? Mas sempre quando viajo nunca deixo de visitar os sebos!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  9. Quem ai gosta de comprar em sebos? Euuuuuuuu
    Quem gosta de livros em capa dura? Euuuuuuuuuuuu
    Edições antigas? Euuuuuuuuuuuu
    Você comprou muita coisa boa, visse, caso fiquei enjoada, estou aqui... rsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Eu gosto bastante de comprar em sebos, principalmente esses livros em capa dura e que são clássicos! Já consegui alguns por um ótimo preço e um ótimo estado de conservação!
    Sempre estou dando uma olhada no estante virtual ou passando em sebos físicos.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaahhhhh eu amoooo sebos, e acho que vale a pena demais comprar neles. Tá bom que cheirinho de livro novo é legal, mas ter os livros que a gente sempre quis por um precinho camarada é ainda melhor. SRSRRSS

    ResponderExcluir
  12. Ai, eu também AMO comprar em sebos. Encontro edições lindíssimas e preços muito acessíveis. Eu também adoro as edições mais clássicas dos livros. Falando nisso, o que é esse Madame Bovary? LINDO! O que mais me encanta nos livros de sebo é o fato de que eles carregam uma história além daquela escrita nas páginas. Essa semana encontrei um livro cuja primeira página havia uma dedicatória de fevereiro de 1958. Amo!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post, sempre encontro os livros que eu quero em sebos.

    ResponderExcluir
  14. Os sebos da minha cidade são tudo caros. Os livros quase preço de livraria. Só o que compensa mesmo é os mais antigos e gibis, de resto...
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  15. Aqui na minha cidade tem um sebo, mas nunca fui, pretendo mudar isso esse mês, mas acredito não encontrar livros bons lá, já que por aqui o povo não lê muito.
    Mas acho meio ruim comprar livros assim, pois geralmente eles saem a preço de oferta nos sites, com várias vezes já vi livros bons por 4,90 a 10,00 no submarino, americanas... Prefiro masi é trocar os livros no skoob e em grupos do que comprar usado =/

    ResponderExcluir
  16. Oi Mary!!
    Eu AMOOO Sebos, mas o bom aqui perto de casa fechou e ficou só um bagunçadissimo e um tão organizado e caro que, as vezes, é mais caro que na Saraiva, acredita? FIco super chateada, mas adoro sebos. Vou sempre no Sebo do Messias quando vou no centro, organizado e barato *___*
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  17. Ei MAry,
    Vc acredita q nunca comprei nada em sebos? Nem sei onde tem por aqui perto onde moro, mas adoraria comprar revistas em quadrinhos e romances de banca.
    Bjos
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  18. Tem alguns livros que realmente valem a pena comprar no Sebo, e estão sempre em boas condições. Eu tenho uma grande parte dos meus livros que foram comprados por 3,00!

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Olá! Muito legal o seu post. Na minha cidade tem vários sebos, mas eu nunca entrei em um com tempo para garimpar... Realmente, não é tudo que vale a pena. Adorei a dica dos romances clássicos em capa dura. São edições lindas. Qualquer dia, terei que conferir =) Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem?
    Nunca fui em sebos, aqui na minha cidade tem uma rua cheia deles, diversos mesmos, eu tenho planos de dar uma passadinha la esses dias, mas para isso tenho quer te um pouco do Money, haha.

    ResponderExcluir
  21. Oie!
    Eu nunca fui em sebos, mas comprei em um online uma vez. Na Estante Virtual e recomendo para todo mundo!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Oi! Tudo bem?

    Eu tinha uma experiencia diferenciada com os livros novos e semi-novos, consegue comprar perdida da Carina Rissi por R$ 8.00.

    Abraços,
    Ludy
    http://nodivacomaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

@marycspblog