Como e quando eu leio

12:33



    Quem me conhece sabe que eu tenho uma vida um tanto quanto corrida, trabalho, estágio, faculdade, blog, redes sociais, canal, vida social em fim várias ocupações. Pensando nisso hoje venho dizer para vocês o que funciona para mim na hora de ler, quais os momentos mais produtivos do dia, meus hábitos etc e tal...
Venha conferir.
Minha rotina
    Meu dia funciona basicamente assim, trabalho todas as tardes e também nas manhãs de segundas, quintas e sextas-feiras, nas terças feiras no período matutino eu realizo o estágio curricular. Todas as noites de segunda a sexta-feira tenho aula na faculdade.
    Então vocês devem estar se perguntando “como essa menina arruma tempo para ler?” essa pergunta me foi feita várias vezes então senti a necessidade de respondê-la. Como puderam ver me sobra pouquíssimo tempo para ler e bloguar, pois se eu não ler consequentemente não tem blog afinal de contas meu blog é literário e depende da leitura para sobreviver.
     Geralmente o meu tempo livre são nas quartas-feiras e algumas quintas no período matutino, portanto procuro dividir muito bem essas horinhas de folga, que se resumem no trabalho com o blog e realização de trabalhos e leituras da faculdade, quando não tenho nada disso para fazer é que eu leio os meus amados livros.
    Desse modo os momentos destinados á leitura são nos intervalos dessas atividades, horário de almoço que sempre sobra um tempinho de uma meia hora, retorno do trabalho no intervalo que tenho antes de ir para a faculdade que compreende cerca de meia hora também.
 Como vou para a faculdade de ônibus, ganho um bom tempo ocioso que posso aproveitar me dedicando a leitura, geralmente gasto de 40 minutos há 1h para ir e o mesmo tanto para voltar.
     Como eu chego da faculdade muito tarde e a maioria das vezes muito cansada, portanto não é sempre que consigo ler antes de dormir. Já nos finais de semana eu estou relativamente livre, no entanto tenho que realizar as tarefas domésticas, dar atenção para os meus amigo e família, fazer algumas atividades da faculdade e ainda preparar os posts do blog para a semana.
    Como puderam comprovar a minha vida é uma correria louca, sempre surge imprevistos e coisas do gênero. Mas no geral tenho muito pouco tempo para me dedicar a leitura, dessa forma acabo conseguindo ler no máximo 3 ou 4 livros por mês.
    Quando assisto esses canais literários em que os Book Tubers mostram os livros que leram cerca de 10, 12, 15 livros então eu fico pensando será que essas pessoas tem vida ? kkkkk.

  Meus Hábitos de leitura
       Agora vou contar a vocês os meus hábitos de leitura e o que funciona para mim.
  •   Sempre procuro ler livros nos dois formatos, físicos e digitais. Os livros físicos eu leio mais quando estou em casa , onde estou tranquila para fazer marcações, escrever e tal. Já os ebooks eu prefiro ler nos trajetos principalmente o da faculdade, leio geralmente no tablete que é leve e fácil de manusear, diferente dos livros que as vezes são pesados  e também acabo tendo receio de sujá-lo e rasga-lo.Ainda com o tablete da para ler aqueles livros de romance com títulos e capas mais sugestivos  sem que as pessoas ao meu redor fiquem pensando que eu sou uma alienígena kkkk.
  •   Outra coisa que pode ser só uma impressão minha, mas parece que consigo ler mais rápido quando leio e-books. Então fica a dica para vocês, podem ler tanto no tablete, kindle ou até mesmo no computador.
  •  Nunca leio um livro apenas, não consigo pegar um livro e ler até terminar sem me aventurar em outros, parece que a leitura não rende, então procuro sempre separar 3 livros para intercalar nas leituras, geralmente são dois físicos e um digital.
  •  Os horários mais produtivos para a leitura no meu caso são, manhã logo após acordar antes mesmo de me levantar e perceber as coisas ao meu redor. Antes de dormir também é um momento favorável em que me desligo de tudo o que aconteceu no meu dia e me dedico ao mundo que o livro proporciona, as vezes me empolgo tanto que acabo perdendo as horas e virando a madrugada.
  •  Quando tenho que ler um livro clássico que geralmente são mais chatinhos, procuro intercalar a leitura com o filme ou outra adaptação  do mesmo, isso é quando existe uma adaptação, isso funciona até mesmo para livro contemporâneos que já tem filmes ou séries. Dessa forma tenho a impressão que a leitura flui mais, pois fico mais interessada nelas.

  •    Sempre faço marcações com post its nos livro, para marcar partes importantes e escrever coisas que julgo importante, tenho sempre um caderninho que chamo de diário de leitura, nele eu coloco alguns pontos que me auxiliaram na hora de fazer a resenha e outro caderninho para anotar todos os livros que leio.

  • Ouço musica clássica e instrumental enquanto leio, me faz relaxar e me entregar completamente ao livro, embora nem todo mundo consiga fazer as duas coisas ao mesmo tempo, ler e ouvir música.

    Bom pessoal tenho vários outros hábitos que vocês vão descobrir ao poucos, por que se eu continuar falando esse post vai ficar imenso. Deixe um comentário sobre o que achou do post e até a próxima.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

40 comentários

  1. Olá, post interessante =D
    Meu tempo livre para leitura é sempre de noite, depois que meu filho dorme. Eu também leio físicos e digitais, só que pra mim o físico é mais fácil de ler porque dá pra ir lendo durante o dia também já o digital não dá mesmo porque ele fica querendo brincar com o pc.

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    eu não tenho um tempo livre específico, mas ultimamente tenho lido mais antes de dormir e ao acordar. Sua semana também é bem corrida, estou tentando ler mais agora em Março, pois em Fevereiro não consegui terminar nenhum livro. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ler um livro e sempre bom ajuda a gente a se distrair e a viajar peara outros lugares atraves da leitura do livro

    ResponderExcluir
  4. Ler um livro e sempre bom ajuda a gente a se distrair e a viajar peara outros lugares atraves da leitura do livro

    ResponderExcluir
  5. Oi Mary, olha tbm tenho a vida mega corrida e procuro ler nos trajetos, esse mês eu tô num propósito com Deus então não tenho lido nada alem de Biblia apos às 18:00h e li certamente a metado do normal, mas avancei bastante na biblia então tá ok. Em relação a forma de leitura, sempre leio mais de um tbm, e sempre fisico e digital, acho que isso é maravilhoso do Kindle, sempre tem opções. Mas eu consigo focar em um livro só pra terminar diferente de você.
    Ler é ótimo e aprender como você lê é bom, pra eu catar algumas dicas, ah, tbm marco bastante pq sou esquecida hahaha.
    Bjs
    Tay

    ResponderExcluir
  6. Tu é bem organizada com a leitura. Eu geralmente leio antes do meio dia. E ás vezes antes de dormir.
    Porque trabalho em casa e sempre estou super atarefada.
    Também tenho um caderno que nem o seu para me ajudar nas resenhas *-*
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  7. oi!
    Muito bom seu post :D
    Eu costumo ler mais no período da tarde, mas se tiver um tempo corro e pego meu livro e vou ler. Quando estou lendo fico um pouco obcecada com o livro, enquanto não termino não paro de ler ;)
    Bjo

    ResponderExcluir
  8. Mary quando a gente gosta de ler podemos ter vários afazeres mas o amor pelos livros sempre está em primeiro lugar, gostei de conhecer os seus hábitos, você é bem organizada, Mary beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oiii
    adorei, eu realmente não consigo ler em ebook, apesar de várias indicações, eu também não curto vários livros ao mesmo tempo. kkk
    Minha vida e corrida igual a sua e dose. kkkk
    Mas consigo ler uns 3/4 livros por mês. Mas adorei suas dicas.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. eu sempre leio ouvindo música, me faz relaxar completamente na leitura... sobre os clássicos, terei que discordar de você. Não concordo com a afirmação que de que por serem clássicos, eles são chatos. Pode ser pra você, mas generalizar??? Eu sou apaixonada por clássicos, prefiro mil vezes um deles como leitura do que muitos livros atuais que lançam todos s dias ultimamente... Posso dizer que da década de 90 pra cá, aproveito pouca coisa com relação a literatura... enfim...

    ah, tbm marco os livros com post-its, faço anotações no próprio livro...
    ultimamente ando sem tempo pra ler muita coisa, tô muito ocupada TT_TT

    e ler em ebook... não consigo, só quando é um conto bem curto...

    ResponderExcluir
  11. Oiii
    Menina eu percebo que tu lê bastante hein kkkkkkkkkkkkkkkk eu preciso confessar uma coisa, eu não sei para que serve estes post it grande, não sei como usam em livros kkkkkkkkkkkk tenho vários, mas não uso.
    Beijão

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pra vc amiga que esta conseguindo lê apesar da sua correria,porque eu a muito ñ estou conseguindo ler mais nada.
    Muito interessante seu post,sabe que foi uma lição de vida para mim e muitos que se diz sem tempo pra isso ou aquilo.
    Amei sua agenda,linda da princesa.
    Bjsss e continues assim.

    ResponderExcluir
  13. Olá, muito bacana o seu post, você é um exemplo de que falta de tempo é desculpa de quem não quer ler. Desde que passei a carregar um livro sempre comigo, consegui ler mais, já que aproveito os momentos de folga para ler.

    ResponderExcluir
  14. é tão bom ler né, eu ando com maior preguiça, sem ânimo para ler rs minhas leituras estão paradas, eu começo um livro e paro, pego outro rs os dias que mais gosto de ler são os de chuva, ou a noite qnd vou dormir. Eu já amo os clássicos, tem muito livro bom nessa categoria eodeio ler livro digital, gosto muito de sentir as folhas, o cheiro e claro colecionar livros, os gostos são diferentes né, mas o importante é gostar de ler. Parabéns pela dedicação. bj

    ResponderExcluir
  15. Oi *--*

    É sempre bom termos uma rotina de leitura, eu sempre leio durante a viagem para a faculdade, são em torno de 1h na ida e 1h na volta, consigo dar uma belo up na leitura nesse tempo, Gosto de ler livros físicos, mas eventualmente leio e-books, mas no meu Iphone mesmo =/

    Bjos

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Queria ser assim como você... consegue ler vários livros, mas mais que isso consegue ler e-books e físicos. Ainda não me apaguei ao e-book, tive uma época que só lia assim, mas agora só quero os meus físicos pertos de maim. rs Diferente de você (mais uma vez) não consigo ler ouvindo música, nenhum tipo, me atrapalha, não consigo me concentrar. haha

    Sobre o cardeninho estou tentando ele, mas acho difícil. Sempre acabo esquecendo. rs

    Adorei a sua postagem, foi bacana conhecer mais sobre você e seus hábitos.
    Beijos,
    Kamilla
    www.lendoeapreciando.com

    ResponderExcluir
  17. Olá flor, adorei a organização. Eu não consigo estipular uma rotina de leitura, tem dias que consigo ler diversas páginas, tem outros que eu não consigo ler nada, é complicado. É até engraçado, mas meus momentos de leitura quase sempre são fora de casa, quando estou no trânsito, dentro do ônibus ou esperando o bendito. Tenho preferência por livros físico, mas ultimamente tenho lido muitos e-books por conta das parcerias do blog.

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  18. Olá, gostei bastante da sua rotina por ser organizada. Estou tentando me organizar também por causa da faculdade e suas leituras mas para ler sempre temos que ter um tempinho ;)
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Parabéns pelo post muito incentivador.
    Nossa que pique que você tem, tantos afazeres e ainda consegue tempo para ler.
    Fiquei até com vergonha, porque estou sempre dizendo que não tempo para leitura.
    Vou refazer meus horários.
    Bjinhos,
    www.prosaamiga.com.br

    ResponderExcluir
  20. É interessante como as coisas são diferentes com as pessoas, eu já não consigo ler dessa forma, preciso pegar um livro e ler até terminar, não consigo ler pingado. Já e-books eu até leio as vezes mas não consigo terminar, gosto de ter um livro nas mãos. Admiro tua capacidade Mary, queria ser assim também, talvez se eu persistir até consiga ler um livro aos poucos, a questão é que eu me disperso com muita facilidade ...

    Mas gostei muito das tuas dicas, vou tentar fazer assim também ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  21. Tenho que adquirir o hábito da leitura.
    Sei que é muito bom, mas não consigo ler um livro.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Que legal você tem uma rotina bem bacana
    e o melhor tem tempo para fazer sua leitura
    gostei bastante das dicas
    bjs

    ResponderExcluir
  23. Nós temos hábitos bem parecido, porém eu costumo ler pelo celular quando o livro é digital, pois eu odeio ler no tablet, mas de fato a leitura acontece umas 3x mais rápida (pelo menos conosco). Eu também AMO ler pela manhã, então sempre deixo o cel ou um livro bem pertinho de mim kkk Quanto às musicas, eu ouço qualquer coisa que não seja em português, pra não começar a cantar junto, até rap coreano vale (serio).

    ResponderExcluir
  24. Muito bem! Legal seus hábitos, é uma forma que você encontrou para conseguir ler. Eu adoro ler, mas no meu caso realmente não sobra tempo. Leio nas férias.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  25. Eu acho legal seus hábitos!
    eu leio no máximo 3 por mês antes lia mais.
    bjúús
    vou te indicar no premio Dardos
    bjúús

    ResponderExcluir
  26. Oii,

    Uma coisa que concordo com você: quando a leitura é feita pelo digital, parece mesmo que vai mais rápido. Acho que é por causa que não dá para saber as outras páginas, como o livro físico. Mas adorei o conhecer os seus hábitos de leitura.

    beijos

    ResponderExcluir
  27. Nossa....vc é viciada em leitura....parabéns. Eu tinha o hábito de ler, agora com o meu filho com 6 anos, já estou começando a me aventurar na leitura novamente.bjsss
    www.katiamagal.com

    ResponderExcluir
  28. Olá!

    Adorei as dicas, estava precisando!! Comecei a trabalhar 2 turnos, dai ta difícil de arrumar tempo :/

    Beijos!

    ResponderExcluir
  29. Preciso tanto voltar minha rotina de leitura, vc é organizada, gostei das dicas. Bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá!

    Muito bom seu post! Eu tinha hábitos parecidos com os seus quando trabalhava, mas agora que estou em casa, ando mais relaxada. Caramba, sua vida é corrida mesmo!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oie
    muito legal seu texto e é sempre bom saber como andam as leituras dos blogueiros haha eu infelizmente terei pouco tempo para ler o que quero nesse ano mas espero conseguir conciliar com o trabalho e a faculdade

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Mary, sua linda, tudo bem
    É bem complicado conseguirmos conciliar tudo dentro da nossa rotina, te entendo tão bem, não sabe como. Eu gosto de ler à noite, pois quando abro um livro, geralmente só fecho quando termino, então, tem que ser em um horário eu que eu possa fazer isso, risos...
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Mary, com certeza você tem uma rotina muitooooooo corrida.
    Caramba, e você consegue e desdobrar muito bem.
    Adorei saber mais sobre os seus hábitos de leitura e queria muito ler mais rápido em e-book, mas leio mais devagar :/

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  34. Muuito bom o seu post, Mary! Adorei saber sobre seus hábitos de leitura, pois temos alguns em comum. Eu, até esse mês, tinha MUITO tempo livre. Amanhã (dia 07/03) começo na faculdade e terei aula todos os dias. Como moro muito longe da universidade, gastarei umas 4 horas de ida e volta (se não houver trânsito), então irei aproveitar esse tempo para ler meus livros, e no fim de semana escreverei para o blog. Sei que quando começar a trabalhar e estagiar quase não terei tempo algum kkk. Aí sim vou entender tua luta. Eu também leio mais rápido os livros digitais! Mais prefiro os físicos <3
    Beijos!!!
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Má oeee! Acho que quando mais leio é no onibus, faço curso longe então tô sempre dentro dum. Ultimamente tem sido quase somente quando eu leio, de resto ando ocupado pra xuxú .0. Não marco com post'it,conheço gente que até escreve, dá vontade de dar na cara,mazenfim,cada um com suas manias. Abraço!

    ResponderExcluir
  36. Por isso eu digo planejamento e organização são tudo em nossas vidas. Parabéns pela postagem!
    Beijo
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  37. Por isso eu digo planejamento e organização são tudo em nossas vidas. Parabéns pela postagem!
    Beijo
    www.universomacherie.com

    ResponderExcluir
  38. Eu não consigo ler e ouvir música ao mesmo tempo de jeito nenhum... muito menos ler no ônibus... mas felizmente tenho bem mais tempo livre que você, então acabo lendo bastante todo mês - se bem que esse mês a coisa está feia, apareceram muitas coisas pra fazer e as leituras ficaram de lado, nem postar no blog tenho conseguido. Quando a gente tem menos tempo livre é obrigado a se organizar bem melhor. Ao contrário de você, prefiro me dedicar a um livro de cada vez.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  39. OIe,

    Eu estou numa fase que horas eu vou ler? Pois pela manhã eu ajudo em casa a tarde escola e saindo da escola cursinho até as 10 da noite, quando chego cansada vou responder atividades e lavar louça, revisar assunto! então leio na escola entre intervalo de aulas ou quando não estou com sono e vou dormir lá pelas 2 da manhã, creio que ouvir música ajuda a leitura a fluir melhor! Sempre que posso eu ouço e leio!

    Mayla

    ResponderExcluir
  40. Oi, Tu és bem organizada em relação á leitura, né? eu normalmente leio no bus, antes de dormir e nos meus horários vagos, quando não tenho que estudar, é claro. Gostei de saber como funciona essa rotina.

    HTTP://PORREDELIVROS.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir