Resenha: Ligeiramente casados - Mary Balogh - Leituras da Mary

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha: Ligeiramente casados - Mary Balogh

                                                     
   Olá meus amores, conclui mais um livro para o desafio Históricos e eu, que esta sendo o desafio que eu estou mais adorando fazer, esse livro também me salvou do completo fiasco na maratona literária de carnaval e se revelou uma leitura deliciosa. Então se ficou curiosa(o) para saber de que se trata esse livro e qual foi a minha opinião sobre ele, continue lendo.


Resenha
 Ligeiramente casados é o primeiro livro da série os Bedwyns da autora Mary Balogh publicado pela editora Arqueiro, mas na realidade a autora publicou outros dois livros Prequels da série que não foram publicados aqui no Brasil.
    O romance retrata o casamento de conveniências que nada mais era que um arranjo matrimonial de aparências muito comum entre a nobreza de diversos países nos séculos anteriores, geralmente os motivos para esse arranjo eram de ordem financeira, mas no caso desse livro especificamente era uma questão de honra entre cavalheiros.
    O coronel Aidan Bedwyn é incumbido de  uma missão, levar à irmã de um de seus oficiais a noticia de sua morte, só que não era um oficial qualquer, tratava-se do homem que salvou sua vida em uma batalha, portanto era alguém que ele tinha uma eterna divida de honra.
     O capitão Percival Morris fez o Lord Aidan  prometer que levaria pessoalmente a noticia de sua morte à irmã e ainda pediu que ele a amparasse a qualquer custo, como o Coronel tinha uma divida com o Capitão Morris ele decide honrar o compromisso.
     Aidan estava esperando encontrar uma propriedade em ruínas a final só podia ser isso que o seu subordinado queria dizer antes de morrer, que ele amparasse financeiramente a irmã do falecido. Porém ao chegar ao solar Ringwood encontrou uma propriedade bem cuidada e prospera, ele ficou sem entender o que Percival queria quando o fizera prometer que iria amparar a irmã.
    Dias após o Coronel dar a noticia a jovem Eve ele descobriu que a jovem iria perder a fazenda, o pai dela que havia falecido há um ano tinha deixado a propriedade para ela pelo prazo de um ano. Quando esse ano terminasse tudo iria para o irmão Percival caso ela não se casasse nesse período, porém como o irmão havia morrido tudo passaria para o herdeiro mais próximo, no caso o antipático primo dela.
     Era certeza que esse primo não iria ampara-la muito menos aqueles quem dela necessitavam, movido pelo sentimento de gratidão para com o jovem que salvou sua vida ele propõe a Eve um casamento de conveniências para que dessa forma ela não perdesse a propriedade e não precisasse desamparar os desvalidos que ela abrigava.
     O plano era perfeito para ambos, Aidan saudava sua divida de honra e Eve viveria sua vida normalmente como se nada tivesse acontecido, teria a propriedade definitivamente e cuidaria das pessoas que abrigou.
     Depois do matrimonio todos retornariam normalmente às suas vidas, Adam passaria o resto de sua licença com a família em Londres e depois voltaria para seus afazeres de militar e nunca mais se veriam.
    Mas as coisas não ocorreram da forma que tinham pensado, pois Aidam pertence a nobreza seu irmão mais velho era o Duque de Bewcastle e quando ele descobre o casamento do irmão ele discorda totalmente dos planos dos dois, pois como o Duque não era casado e nem tinha herdeiros Aidan provavelmente seria seu sucessor.
    Segundo o duque a esposa do irmão deveria ser apresentada à sociedade par que não houvesse falatórios e que o nome da família não fosse manchado. Os planos de Aidan e Eve vão por água a baixo e eles terão que conviver mais e assim a historia prossegue.

Minha Opinião
    A história é simples, mas linda não tem um enredo super elaborado com vários acontecimentos incríveis, muitas reviravoltas ou coisas do tipo, ao contrário é uma história simples romântica retratando o dia a dia da nobreza inglesa do século XIX. Uma história leve com vários momentos de humor com personagens cativantes, muito bem escrita e que realmente me cativou.
    Não encontrei muitos pontos negativos nesse livro, acho que teve alguma coisa ou outra  que não saiu conforme o esperado para mim. O romance entre o casal deslanchou de uma forma que ao meu ver não foi muito romântica, mas sim prática, não sei se vocês estão conseguindo me entender, mas os primeiros envolvimentos deles foi meio que sem muita emoção, mas depois ao longo do livro a relação entre eles vai ficando mais envolvente e interessante e o final foi muito fofo.
   Outra coisa que eu não diria que me desapontou, mas ficou um tanto quanto forçado um exemplo disso é o nome dos protagonistas Aidan e Eve (Adão e Eva), não sei vocês,  mas eu não gosto muito dessas coincidências forçadas eu penso que é falta de criatividade do autor e tal, mas nada que atrapalhe a leitura.
    Esse livro para mim teve mais pontos positivos que negativo confesso que acabei me apaixonando mais pelos personagens secundários que pelos protagonistas.
    Estou louca para ler a história do Duque que se não me engano será a ultima, para quem não sabe a série vai contar a história de amor de cada irmão Bedwyn. Os livros dessa série são bem no estilo dos livros da Lisa Kleypas e da Julia Quinn, então quem gostou dos livros dessas autoras tem uma grande probabilidade de gostar desses também.
  A avaliação que faço desse livro é muito boa, vale cinco estrelinhas no skoob e nota 9,0 no meu conceito.
Li esse livro para o Desafio Históricos e eu para cumprir o item “Ler um Romance Histórico com a temática casamento
Desafios
– Ler um Romance Histórico com um casal na capa.
 – Ler um Romance Histórico nacional.
 – Ler um Romance Histórico clássico.
 – Ler um Romance Histórico em que o mocinho seja guerreiro.
 – Ler um Romance Histórico com a temática casamento.
 – Ler um Romance Histórico com mais de 500 páginas.
 – Ler um Romance Histórico de banca.
 – Ler um Romance Histórico com a capa masculina.
 – Ler um Romance Histórico ambientado no século 19.
 – Ler um Romance Histórico que você comprou pela capa.
 – Ler um romance histórico que o título comece com a inicial do seu nome.
 – Ler um romance histórico sobrenatural/fantasia.


   Espero que tenham gostado da resenha, comente aqui a baixo o que achou, se já leu ou se pretende ler. Também não se esqueça de acompanhar o blog nas redes sociais.

39 comentários:

  1. Eba!!! Adorei a resenha e por estar participando do desafio!!!! Eu preciso achar um de casamento, porque esse eu já li! Bjo

    ResponderExcluir
  2. Olá , gente eu não canso de dizer que Arqueiro só está com livro bom , estou louca alucinada nesse livro , mas é tanto livro que tenho que ler que estou ficando perdida , sua resenha me deixou subindo nas paredes querendo ler ele agora !

    ResponderExcluir
  3. Olá!

    Ótima resenha, mas eu não leria. Porque eu não sou fã de romances de época, mas pra quem gosta eu garanto que vai amar mesmo essa história sendo simples, não tão elaborada. Parabéns pela resenha.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ooi
    Ameei sua resenha, ficou otima! Mas confesso que não gosto muito do estilo dele.
    Beijooos!
    www.estantemineira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito desse gênero, mas a sua resenha ficou muito boa e me deu vontade de dar uma chance :3

    ResponderExcluir
  6. Oiii, este histórico não me chamou muita atenção não, alguns que eu já li aqui, resenhados me deixaram louquinha <3 fico feliz que tenha realizado mais um desafio.
    Beijão

    ResponderExcluir
  7. Olá, adorei sua resenha...isso me lembrou que preciso ler mais romances de época, kkkkk


    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  8. Tirando os livros de banca de jornais de 1980, 90... Faz tempo que não leio nenhum romance de época. E vejo o quanto está crescendo as publicações desse gênero literário. A Editora Arqueiro mergulhou de cabeça e está agradando muito com essa série.
    Parabéns pela resenha
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  9. Oi, Mary
    Amei esse livro. Eles não começam com muito romantismo, porque na verdade o casamento foi um acordo, e isso foi o que mais gostei, o amor foi nascendo da convivência. Muito lindo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Hi baby, tudo bem? adorei a resenha e premissa do livro, nessa época os casamentos aconteciam dessa forma e o legal é que a autora não deu uma de Jane Austen e romantizou, ela parece ter escrito algo em real pra época! adoro romance de época, lerei com certeza

    Lilian Valentim
    http://speakcinema.blogspot.com.br/
    beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Foi a primeira pessoa que fez relação dom Adão e Eva das milhões de resenhas que li, não acho que fique forçado, mas não posso opinar com certeza, pois como o livro não é meu estilo, desisti da leitura no início e cada caso é um caso, em alguns ficam forçados, como você disse e em outros não, logo, confiarei em sua opinião.

    ResponderExcluir
  12. Nossa,que desafio hein!
    Adorei sua resenha,mas confesso que o gênero é meio pedante pra mim.
    Mas pra quem gosta parece ser um ótimo livro.

    Abraço;

    http://estantelivrainos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá Mary tudo bem, ler romances de época não seria nenhum problema já que amo Julia Quinn, Mary Balogh, Lisa Kleypas, Sarah Mclean entre outras. Eu gostei de ligeiramente casados, achei o romance inusitado e inocente. Sobre os nomes não ligo muito para a suposta coincidência. Bjkas

    ResponderExcluir
  14. Oiiie
    nunca li esse gênero de romances e nunca tive curiosidade mas parece ser bem legal o enredo, gostei da sua resenha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nunca mais eu li um romance histórico ou de época e por enquanto não estou com saudade kkkk
    Ouço falar muito desse livro, maaas não estou muito afim de ler no momento.
    bjs, bjs

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    gostei da sua resenha, mas confesso que não pretendo ler essa obra, não tenho curiosidades, então passo! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oie, tudo bem? Achei bem interessante esse desafio, mas como eu não sou muito fã de coisas de época, vou deixar passar a dica.

    ResponderExcluir
  18. Adoro romances de época e inclusive já tenho meu exemplar do livro aqui na estante. Espero adorar tanto quanto você!

    ResponderExcluir
  19. eu não costumo gostar de muitos romances que leio, mas quando os protagonistas me conquistam, eu vou até o fim do livro sem problemas, mas pelo que vc falou sobre 'Adão e Eva', creio que eu não iria gostar do rumo dos acontecimentos na trama... prefiro evitar esse tipo de leitura...
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Oie,
    estou lendo alguns livros desta série e gostando bastante.
    Adorei a resenha. Lido já na minha listinha de desejados.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu gostei muito de Ligeiramente Casados. O casal principal não me convenceu muito, mas eu gostei bastante do enredo e da escrita da autora.

    laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  22. Esse é um romance de época bem diferente do que estou acostumada, principalmente por se tratar de casamento de conveniências. Achei bacana seu texto e também achei meio forçado os nomes dos protagonistas... mas vá lá.. dá pra passar.
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  23. Adoro esses romances de épocas para ler durante os finais de semana, pois são quase sem rodeios e dificilmente você não se apega a algum personagegm. Particularmente, gostei do enredo de Ligeiramente Casados e espero ler em breve.

    umreinomuitodistante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii pensa numa pessoa que está louca para ler essa série! Sim eu!
    Adorei a sua resenha e concordo com vc em relação aos nomes... bem desnecessário!

    beijos
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  25. Oiii
    Não tinha visto sobre esse desafio... Adorei!
    Não gosto muito de livros assim, e quando leio algum é só pq a história tem algo realmente diferente e por algumas coisas que você destacou acho que não iria gostar.

    Coração Leitor

    ResponderExcluir
  26. Oi! Mesmo com os pontos negativos que citou, parece ser um livro bem gostoso de ler. Aliás, sobre o envolvimento do casal, será que não foi intencional começar meio frio e ficar fofo depois? Faz tempão que não leio livro de época, mas esse me deixou com saudades. Vou procurar!

    Bjs, Cass

    ResponderExcluir
  27. Hey,
    Eu gostei muito da premissa desse livro, gostei do fato dele ser leve e um tanto divertido, então mesmo com esses poucos pontos negativos que você levantou, eu quero muito ler.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    ResponderExcluir
  28. Esses romances de época me atraem muito, adorei o enredo deste livro, fiquei curioso para conhecer Eve e sua história e o capitão! ><

    Abraços & até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Hello!

    A escrita da Mary Balogh é muito elogiada e eu por amar romances de época sou doida pra ter toda a serie.
    Nem tinha repado que Aidan e Eve seria Adão e Eva, boa observação, eu tb nao gosto de coincidências assim, tem tantos nomes por ai e pega esse.
    Bom que no fina o livro ganhou nota alta e é recomendado.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  30. Olá; eu já li esse e um outro livro dessa série e concordo que ela não é tão romântica quanto os livros da Julia e da Lisa, segue mais para um lado prático, ainda assim, é uma boa leitura. Ótima resenha!

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oii
    Não estou acostumada a ler esse gênero, mas esse ano quero mudar isso!
    Achei esse livro ótimo para um começo. parece uma leitura bem leve!
    Bjus

    ResponderExcluir
  32. Oi, tudo bem?!

    Eu adoro romances históricos! Sempre vejo esse livro por aí, mas não sabia do que se tratava. Lendo sua resenha, confesso que fiquei com muita vontade de ler, apesar de não ser uma história incrível e super elaborada com acontecimentos que nos deixam de queixo caído! rsrs Gostei da sua sinceridade ao ressaltar isso. E o fato da leitura ser leve, me deixa ainda mais curiosa.

    Beijos,

    Juliana Garcez | Livros e Flores

    ResponderExcluir
  33. Olá!
    Estou com esse livro na estante esperando para ser lido, mas sempre acabo adiando, estou evitando entrar em séries, mas quem disse que consigo? haha..
    Romances históricos estão em alta e sempre que vejo o lançamento de algum eu fico louca para comprar rs' Enfim, gostei da história e quero saber como as coisas irão se resolver para Eve Aidan e como será esse casamento de aparências!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    eu tenho esse livro, mas ainda não tive tempo de ler. Adoro romances de época, e saber que esse segue o estilo de Julia e Lisa me incentiva ainda mais a ler. Eu também não gosto muito das coincidências forçadas, mas tento ignorar, porque é um recurso muito usado nesses livros
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. O tema casamento por conveniência até que é bacana pois naquela época acontecia muito disso.
    Mas eu não gosto de romance de época e vou deixar passar a dica dessa vez.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  36. Olá, adoro romances de época, mas faz algum tempo que não leio nenhum =/ Esse parece estar bem fofo e bem escrito e sem duvida pretendo lê-lo assim que tiver uma chance *-*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  37. Oi! Adorei a resenha e que bacana esse desafio, hein! Apesar de me interessar por romances de época, ainda não li nenhum livro do gênero. Acho que por ler tantas resenhas, acabei me saturando. Mas espero ler em breve. Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  38. Oii,

    Não sou muito fã dos romances de época, mas esse livro está me deixando bem interessada. Sem contar que existem muitos comentários positivos sobre ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Olá!
    Como sou uma apaixonada por romances de época incorrigível, esse já esta na minha lista, mas devido há alguns com mais prioridade eu ainda não os li, mas sua resenha me ajudou a confirmar que fiz a escolha certa!! Ótima resenha.

    Beijokas

    Paraíso das Ideias

    ResponderExcluir

@marycspblog