Sebos, bibliotecas e livrarias da minha cidade

18:15

   Olá queridos leitores, hoje vou mostrar as opções de livrarias, sebos e biblioteca aqui da minha cidade, dos locais que eu costumo visitar com frequência. Infelizmente Dourados não tem muita opção de locais de venda e leitura de livros, mas vou mostrar aqui para vocês o que temos por aqui, espero que gostem.

Sebo Sapiência:
    É o sebo que eu mais frequento, pela qualidade dos livros, o asseio que os donos do local tem, pois lá tudo é bem organizado e limpinho dificilmente saio de lá com as mãos sujas de poeira. Frequento esse sebo há mais de 5 anos.
   Já fiz muitas compras por lá, muitas trocas, até hoje eu lembro qual foi o primeiro livro que eu comprei, foi um livro sobre a história do Egito em capa dura, bem fascinante  pois gosto muito de estudar sobre a civilização Egipcia.
    Depois eu descobri o paraíso da seção de romances de banca que até hoje eu adoro, e são o gênero de livro que eu mais compro lá.

"Há 12 anos no ramo dos sebos, o comerciante Roberto Miagui, 65, cuida do negócio com a esposa, Maria Cecília Miagui, 56. Os dois entraram no negócio por meio do filho mais velho, que é amante dos livros e viu a oportunidade, já que o local batizado de ‘sapiência’ (sinônimo de sabedoria) foi o primeiro da cidade a ser exclusivamente um sebo." (http://www.douradosnews.com.br/)
Endereço:
Rua Mato Grosso, 1431 ( Próximo ao SESC) Dourados- MS.
Telefone: (67) 4421-4409

(foto foi tirada do site do Jornal Dourados News)


( Esse é o casal donos do Sebo, a foto foi tirada do site do Jornal Dourados News)


( Essa é a minha parte favorita do Sebo kkk sento em um banquinho e fico horas escolhendo, essa senhora é a dona do Sebo)

Livraria Dourados:
  Esse é outro sebo que eu frequento, não é tão organizado quanto o outro até porque tem um acervo maior e portanto tem mais opções. 
  Gosto de comprar livros clássicos em capa dura e livros para a faculdade, o acervo de romances de banca deles não é tão grande quanto do outro então a prioridade são os livros clássicos. Frequento esse sebo a pouco tempo então não tenho muito o que falar dele.
Endereço:
Av. Joaquim Teixeira Alves, 1301
Bairro: Centro.


Livraria Canto das Letras
   Não costumo frequentar muito essa livraria porquê os livros são muito caros e quase nunca estão em promoção, mas é um local muito bonito e aconchegante, perfeito para a leitura.
  Acho que só comprei um livro da Lisa Kleipas lá que eu estava muito a fim de ler e demoraria chegar se eu pedisse na internet.
Endereço:
Av. Weimar Gonçalves torres, 2440
Centro  Dourados-MS
Telefone: 67 3427-0203

   Também tem o Quiosque dessa livraria lá no shopping onde tem os lançamentos e os livros mais requisitados.

Lojas Americanas Shopping Avenida Center
   Também é um local que eu frequento muito e sempre estou de olho nas promoções, mas é uma pena que tem pouquíssima opção de livro e quase sempre não tem nenhum lançamento.

Biblioteca da UNIGRAN
   É a biblioteca da minha faculdade, é uma das maiores bibliotecas do estado com mais de 80 mil exemplares, o acervo de livros é subterrâneo e no andar de cima ficam as mesas e as cabines de estudo, os usuários não tem acesso as estantes de livros, pois os pedidos são feitos via terminais eletrônicos ou pelo site da universidade  os livros são trazidos para os alunos via um pequeno elevador próprio para isso.
    É uma das bibliotecas que eu frequento quase todo o dia para realização de pesquisadas do meu curso e consulta de periódicos. Já tive a oportunidade de acessar a parte onde ficam os livros onde são todos muito bem organizados e catalogados.

Biblioteca Sesc Dourados
   Já frequentei e ainda frequento muito essa biblioteca, tem uma boa quantidade de livros, um espaço de leitura infantil muito bem organizado, com vários livros para a meninada de toda faixa etária. Um ambiente bem aconchegante para a leitura, sempre tem livros recentemente lançados sobre vários assuntos.

Biblioteca municipal Vicente de Carvalho:
   Tenho um carinho muito especial por essa biblioteca por que foi nela que eu tomei gosto pela leitura, era para lá que eu ia quase todas as tardes estudar, foi lá que eu tomei gosto pelos livros de banca e romances históricos, também onde eu conheci os primeiros livros de Harry Potter.
  Mas é uma pena que as autoridades politicas douradences se importem tão pouco com aquele lugar, pois esta quase caindo aos pedaços e antigamente era um lugar tão bonito. 
   O acervo de livro não é renovado a séculos, me indigno com uma coisa dessas, me pergunto como podemos estimular a cultura nessa cidade se nem um dos locais mais importantes eles cuidam. 
   Sou uma das poucas pessoas que lutam pela melhoria daquele lugar e sonho em ver a biblioteca restaurada, iniciou-se a reforma no ano passado, mas aparentemente só jogaram os livros fora o que causou o maior escândalo, saiu nos jornais locais e tudo mais.
   A reforma do prédio mesmo nem começou e eu acredito que não vai ficar pronta tão cedo.

   Bom pessoal foi isso, acho que consegui mostrar para vocês os espaços literários que eu frequento aqui na minha cidade e gostaria de conhecer os espaços literários que vocês frequentam. Não se esqueçam de deixar um comentário contando o que acharam deste post.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

4 comentários

  1. Mas que legal a ideia que você teve de mostrar esses lugares! Aqui onde eu moro (Goiânia) tem muita opção, por ser uma cidade grande. Tenho acesso às grandes livrarias dos shoppings, aos sebos de rua (aliás, no centro existe uma rua com vários), além de duas bibliotecas públicas e a biblioteca da UFG. Só acho uma pena não ter Livraria Cultura por aqui... Nem tudo é perfeito! :/

    Quanto à biblioteca pública que você citou, eu sei bem como é isso. No colégio que eu estudei, a biblioteca não recebia a menor atenção. O acervo de livros era muito bom, e graças a ela, eu enriqueci muito minhas leituras durante o Ensino Médio. Mas o espaço é que é ruim. A biblioteca é só um quartinho pequeno, onde mal cabem as prateleiras. Os livros ficam empilhados sem nenhuma organização, e não existe ninguém para ficar lá e realizar os empréstimos e devoluções. Eu só pegava livros lá, porque aparentemente a chave despareceu por uns tempos, e eu tinha a ousadia de entrar sem permissão, pegar o que queria sem registrar, e depois devolver. Na época, o diretor, a coordenadora e todos os professores sabiam que eu sonhava com a melhoria daquele espaço. O que me deixava indignada, era ver que sempre elogiavam a mim e aos meus amigos por ler tanto, mas sequer abriam a biblioteca para que os outros alunos se sentissem incentivados a ler também! Eu terminei o Ensino Médio, comecei o Superior, e infelizmente não vi aquele espaço receber a atenção que merece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Lethycia, adorei saber um pouco mais sobre a sua história como leitora que é bem parecida com a minha. Realmente é muito triste ver o descaso que essas bibliotecas publicas e de escolas tem com os livros. Além de não incentivar a leitura eles cometem varios crimes contra os livros como é o caso da biblioteca aqui da minha cidade que jogou varios livros no lixo ao invés de doar para algum leitor ou instituição.

      Excluir
  2. Eu também gosto muito de sebos e bibliotecas. Aqui próximo de onde moro tem a maior biblioteca do estado de São Paulo e acredita que ainda não fui, fiz planos mais realmente acabei esquecendo. Deve ser por causa da amazon, livros tão em conta que acabo esquecendo mesmo.Adorei a postagem e assim que possível farei uma parecida no meu blog!Bjs e obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mila deve ser um sonho visitar essas bibliotecas grandes, aqui onde moro não tenho muita opção e o que tem as vezes é muito caro e por isso acabo comprando mais livros pela Internet.

      Excluir