Ser blogueira de cidade do interior

05:54



Olá pessoal, hoje eu vou falar para vocês um pouco de como é ser blogueira literária atualmente, das dificuldades, das alegrias, em fim vamos conversar e desabafar um pouquinho.
    Ser blogueira literária para mim esta sendo a realização de um sonho, sempre gostei muito de ler e nunca tive ninguém com quem compartilhar o que leio, o blog esta me proporcionando isso  de passar as minhas emoções e opiniões a respeito dos livros que leio.
    Este blog foi criado há mais de dois anos, entretanto no começo escrevia apenas para me distrair, como um Hobby , dessa forma eu não me preocupava com a frequência das postagens, ficava semanas ou até mesmo meses sem postar.
   Tudo começou a ficar mais sério lá por meados de 2015 , então costumo dizer que meu blog é bem recente, a partir do momento em que comecei a me dedicar ele tem crescido de uma maneira que tem me deixado extremamente feliz.
    Como puderam ver no post Como e quando eu leio a minha vida e uma correria, mas graças a Deus estou conseguindo manter a frequência estipulada de atualizações do blog. O leituras da Mary ainda continua sendo um hobby, pois ainda não dá para considera-lo como trabalho ainda, pois não me dá quase nenhum lucro ainda.
     Seria excelente que meu blog se tornasse meu trabalho e principal fonte de renda, porem não devo sonhar tão alto por enquanto kkk. Ainda continuando a falar sobre renda, pelo que pude perceber é muito mais difícil ganhar dinheiro com um blog literário que com um blog de moda e beleza por exemplo, até mesmo por causa das parcerias que se dão de forma diferente  e o campo é muito mais limitado.
    Temos exemplo de pessoas que já ganham um bom dinheiro com canal ou blog literário, mas eles já estão no mercado há muito tempo, são super conhecidos por seus trabalhos, conseguir chegar nesse nível é necessário muito esforço e dedicação.
    Apesar de muita gente pensar o contrário existem milhões de blogs literários e book tubers brasileiros, mas geralmente eles estão concentrados nos grandes centros; Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio grande do sul e muitas outras cidades maiores, são minoria os bloqueios do interior.
    Pelo que pude perceber aqui na minha cidade não tem ninguém que fale sobre esse assunto na internet, aliás também não conheço ninguém aqui do meu estado que tenha blog literário, se existe provavelmente ainda não é muito conhecido.
   Aqui no estado de Mato grosso do sul principalmente na minha cidade Dourados, não existem muitas livrarias e locais literários, eu fiz um post sobre os locais literários da minha cidade clique aqui para conferir, por não ter muitas livrarias e blogueiros no meu estado, acaba consequentemente não tendo eventos literários. Isso já contribui um pouco para as dificuldades de ser blogueira literária.
   De certa forma torna-se limitadas as possibilidades de divulgar o meu trabalho e ser reconhecida por isso, acabo usando apenas as redes sociais para fazer essa divulgação, portanto a grande maioria dos meus leitores acabem sendo de outros estados e outras cidades.
   É nos grandes centros onde as coisas acontecem (bienal do livro, eventos de lançamentos, editoras, encontros literários...) tudo fica muito distante de onde moro, portanto inviabiliza a minha participação nesses eventos literários, restando apenas o plano virtual para me relacionar com pessoas que curtem as mesmas coisas que eu.
     Era isso que eu queria passar para vocês, a dificuldade de ser uma boqueira do interior que tem pouquíssimas pessoas com quem compartilhar seu trabalho e várias outras dificuldades. Pretendo fazer uma série de posts voltados para esses assuntos abordando as minhas parcas vivências e experiências para que de certa forma possa servir de inspiração para quem se encontra na mesma situação.

    Não se esqueça de me acompanhar nas redes sociais, comente aqui abaixo o que achou desse post, se identifica com as minhas dificuldades? Quais outras dificuldades que encontrou que eu não mencionei aqui ainda? Beijos e até a próxima.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

29 comentários

  1. Olá Mary!

    Eu também sou blogueiro e moro no interior de Minas, especificamente na cidade de Juiz de Fora, contudo acho que minha localização geográfica não é de tudo ruim, fica entre o eixo Rio de Janeiro e Belo Horizonte, mas mesmo assim, grande parte das pessoas que curtem minha fanpage, que curtem o blog, são de fora. Achei muito interessante sua publicação e é relevante. www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cerca de 95% do publico do blog e canal também são de fora do estado.

      Excluir
  2. Oi Mary!
    Eu sou de São Paulo - capital e aqui tem sempre eventos e encontros, mas eu não vou em quase nenhum por conta do trabalho ou de outras atividades, então eu me sinto meio fora do circulo às vezes.... Mas, não fique triste, nem sempre os eventos são tão legais hahahah
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  3. Oiiiii Mary, tudo bem?????
    Eu te entendo completamente :P
    Mas não se engane não. Aqui no RS não tem muito dessas coisas :3 Quer dizer, temos muitas feiras literárias, lançamentos de livros e tals. Mas esses eventos com editoras são muito, muito raros. São mais eventos simples sabe? Com um escritor, a família e alguns amigos :(
    E eu ainda moro no interior do RS daí já viu :P
    Tipo agora em maio, teremos uma feira do livro bem bacana aqui na cidade. Mas é pequena perto da bienal por exemplo. E muita gente nem sabe o que é ser blogueiro aqui, a maior parte dos meus leitores é de fora também :3
    Beijooooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, flor.
    Apesar das dificuldades de morar em uma cidade do interior, sem poder participar com frequência de grandes eventos literários, acho muito legal que você esteja se dedicando a ser uma blogueira literária com tanta paixão! Isso é o que mais importa. Para um blogueiro, as redes sociais podem ser suficientes (e um bom sistema de correio – kkkk). Eu moro em Curitiba, mas confesso que mal consigo ir aos eventos literários. Muitos não se realizam aqui e, quando são feitos, ocorrem em horários e em distâncias complicadas para comparecer. Faz parte. Amo o que faço, como você, e espero que possamos sempre nos encantar com a literatura dessa forma.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Não sou do interior, mas sempre tive dificuldade com o meu blog porque eu escrevia para desabafar, escrevia para me livrar dos meus tormentos, então eu não gostava de ficar compartilhando em grupos e tudo mais porque tinha uma certa vergonha, mas esse ano criei um canal, então estou compartilhando mais coisas do blog por causa disso e ainda tenho receio em relação as minhas crônicas e contos. Que a sua jornada seja grandiosa. - Joanna Amaro.

    ResponderExcluir
  6. Hello, tudo bem?

    Ser blogueira no geral eu ja acho dificil, mas te entendo sobre as dificuldades de morar no interior.
    Eu já morei e até mesmo oportunidade para estudos era dificil.
    Mas sempre admiro quem diante de todos os obstaculos ainda continua com seu trabalho.

    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  7. Olá! Também comecei meu blog para compartilhar minhas opiniões sobre os livros que lia. E não é fácil tirar renda de um.blog literário,mas se alguns conseguem, nos também podemos. Não é fácil mesmo. Moro na região metropolitana de Belém, em Ananindeua. Em Belém tem todos anos a feira panamazonica do livro, mas nada comparado a um bienal. E eventos de editoras, só sei da turnê da intrísica, mas não dá para ir porque o shopping fica longe demais e tenho bebê.
    .legal seu post. Beijos

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá! Parabéns. Primeiro pela honestidade. Todo mundo tem sua opinião e é muito difícil exprimi-la com tanta qualidade. Segundo porque eu já acho complicado lidar com todas as adversidades da vida de blogueira, imagine sendo do interior...
    Continue se dedicando ao que te dá prazer e ao que ama! O resto vem!
    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Olá Mary , tudo bom ?
    Moro em Vespasiano bem pertinho de BH, aqui somos conhecidos pelo futebol pelo (Clube Atlético Mineiro) As pessoas daqui quase não sabe da existência de blogs literários só as que realmente procuram blog desse gênero que sabe que sou blogueira literária ,a cidade não é pequena ,mas também não é grande porém já fiz uma pesquisa de campo em relação as pessoas que leem a deu um porcentual muito baixo ou seja não gostam de ler não vão procurar um blog literário ,por isso na minha cidade não é bem visado tem pessoas que curtem minha page que não são nem do Brasil , mas isso é o de menos o importante é passar para as pessoas o que gostamos nos livros tanto ponto positivo quanto negativo .

    ResponderExcluir
  10. eu tenho essa dificuldade tbm, mas como na moro tão longe de Recife, dependendo das horas de eventos, eu acabo indo num ou outro nas livrarias dos shoppings ou na Cultura... mas na minha cidade mesmo, eu e alguns amigos organizamos uma roda de leitura mensal, divulgamos boca a boca e vamos fazer dois anos... é divertido, e sempre arrasto alunos e ex-alunos pra ir aos encontros... Espero que vc consiga ter mais facilidade com eventos e afins ai em sua cidade e estado...
    bjs...

    ResponderExcluir
  11. Só digo uma coisa, nunca desista dos seus sonhos, por mais que a dificuldade pareça ser enorme, vá atras e conquiste tudo com amor e carinho <3 Boa sorte :3

    ResponderExcluir
  12. Olá, entendo bem o que você quer dizer com não conseguir participar de eventos literários :(
    Moro no interior de SP e embora consigo ir pelo menos na Bienal, isso ainda é muito pouco, pois um ano tem um evento, no outro não tem nenhum. Na minha cidade também só há uma livraria o que torna tudo menos acessível e caro, minha sorte é que compre tudo pela internet, ai vou na livraria só pra conferir as edições e diagramações e depois compro na net (que geralmente está pela metade do preço).

    Muito sucesso para você!

    Beijokas da Quel ¬¬
    Literaleitura

    ResponderExcluir
  13. Oiii Mary, tudo bem?
    Confesso que te admirei diante deste texto que postou, parece realmente um desabafo e sobre o cotidiano que enfrentamos. Aqui onde eu moro é uma cidade pequena do Rio grande do Sul, é bem triste quando falo para as pessoas que sou blogueira, elas não acreditam que isso é realmente legal. Algumas muitas das vezes me perguntam se faço isso por interesse, pelas vezes em que recebemos livros para leitura e para resenhar. Só que quando eu falo que é por amor, encaram isso com um certo desprezo. Aqui as pessoas não ligam muito para livros, e me olham com aquela cara "Guria, vai fazer algo que preste." Tanto aqui em casa também, não sinto que tenho total apoio dos meus pais, porque não recebo algo em troca, "dinheiro". E isso me deixa muito abalada, o que me anima neste mundo é o comentários e as amizades que fiz na blogosfera, é o que mantém que meu blog continue, já desisti uma vez e abandonei tudo, e espero que isso não aconteça novamente, por mais que esteja meio insatisfeita em relação ao visual mesmo do blog, que não consigo aprender a modificar. Eu amei essa tua postagem guria, parabéns Mary.
    Beijão <3 (acho que escrevi demais hahaah)

    ResponderExcluir
  14. Mary, adorei o post.
    Acho que você retratou muito bem as dificuldades e sem ter outros na sua cidade torna tudo ainda mais complicado.
    Aqui em Fortaleza até tem, mas nem se compara com São Paulo e Rio e no fim das contas o blog também não é tão visado.
    O que importa é que temos que continuar tentando e quem sabe um dia vire nosso trabalho.
    Sucesso!

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  15. Olá!

    Digamos que meu caso é confortável, pois moro em São Paulo capital, então não preciso dizer mais nada, rs. É complicado mesmo viver de blog literário, ainda mais num país em que apenas 8 milhões são leitores assíduos (apenas porque o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas). Mas com certeza um dia essa situação melhora e aí seremos mais reconhecidos e quem sabe você não consegue montar um evento literário aí em Dourados...

    ResponderExcluir
  16. Ser blogueira é maravilhoso, principalmente quando nos divertimos em meio a tantos problemas e cobranças. De fato, o seu estado quase não conheço blogueiro daí. Tudo fica mais difícil mesmo, eventos, comercialização de livros, etc. Vamos rezar pra que melhore isso.
    Abs
    Ni
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir
  17. Oie
    muito legal você falar sobre sua experiência aqui de ser blogueira e meio longe dos principais eventos, eu imagino como as vezes deve ser inviavel para você, sou de sp e a maioria acontece por aqui e no RJ, que nunca fui mas as vezes quero ir só pelos eventos que acontecem, morro de vontade de morar no interior mas ai penso nessas coisas ahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Realmente ser blogueiro não é nada fácil, apesar so meu blog n focar apenas em livros, ele é em sua maioria literário. Moro em Belo Horizonte e meu blog tem 9 meses e vem crescendo aos poucos. Antes escrevia porque gostava mesmo, mas blog tem se tornado minha paixão. Penso o tempo inteiro no blog. Leio blog, penso blog, como blog, respiro blog, dueno blog kkkkk espero que um dia possa se tornar meu trabalho, pois descobri minha grande paixão nele e não quero mais parar.

    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  19. Meu blog começou com poesia e textos de meus alunos, mas com o tempo fui mudando e, abrangendo e criando identidade. Bom, meu blog nunca foi uma fonte de renda e não tenho essa esperança. Já morei numa cidade que não tinha livraria, era um saco.

    ResponderExcluir
  20. Muito legal sua postagem! Adorei ver que mesmo com as dificuldades você ama o que faz e tem planos de um dia fazer o blog crescer bastante. :) Moro em São Paulo, e não tenho ido a muitos eventos, mas sou presença garantida na Bienal, que costuma ser bem legal - apesar das sessões de autógrafo com autores internacionais serem bem difíceis de encarar. De qualquer forma, só de termos com frequência a visita desses autores - e também muitos eventos com autores nacionais - já é um privilégio.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Mary, super entendo vc!
    Eu também moro no interior e é difícil pra mim ir a algum evento.
    Na minha cidade também não há livrarias e é só na net mesmo pra comprar os livros.
    Adorei o post!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Eu que moro na capital do país tenho dificuldade em ser blogueira, os poucos eventos que tem aqui são muito complicados de eu ir (porque é sempre no shopping mais distante), então eu entendo sua dor! Haha
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  23. Oi, Mary!!
    Eu super entendo suas dificuldades. Saí de uma cidade grande (RJ) pra ir para uma menor e senti as diferenças, mas comecei com o blog aqui em Londrina mesmo. É realmente mais complicado, em especial quando há eventos sobre o assunto, mas é assim mesmo. O negócio é ser persistente e fazer um bom trabalho, assim você é reconhecida mesmo morando mais afastado das capitais.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Como eu me identifiquei com esse post, de verdade. Comecei meu blog morando no interior do Rio, na minha cidade natal, e logo eu percebi as dificuldades de estar no interior, longe dos grandes eventos. Os dois primeiros anos do blog foram muito difíceis, mas eu tenho muito orgulho do que eu conquistei até então.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Adorei seu post. Eu acho que blogs literários são mais difíceis de se ganhar dinheiro mesmo, pois são poucas pessoas que gostam de ler.
    Nós que temos blogs e estamos constantemente em contato com pessoas que gostam de ler, podemos até nos enganarmos as vezes, por conta desses contatos. Mas poucas são as pessoas que gostam de ler. E pior, alguns leitores têm preguiça de ler blogs. Então sim, é bem limitado.
    Eu moro em São Paulo, então você já sabe a quantidade enome de blogueiros que tem por aqui. Agora na sua cidade e estado... eu acho que nunca vi ninguém mesmo.
    Mas eu só tenho um mês de blog também, hahah. Não conheço muito ainda.

    Mas é assim mesmo Mary, continue persistindo no seu blog, ele é lindo! Eu nunca havia visitado ele e adorei.
    Continue persistindo que você conseguirá sim viver disso um dia. O trabalho sempre é árduo. Como eu acabei de começar... nem penso nisso ainda.

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  26. Oi Mary!
    Me identifiquei demais com seu post, também sou do interior (Cardoso-SP) e sei bem como é estar sozinha, sem ter com quem compartilhar a paixão. Também foi por isso que comecei meu blog, para poder falar de livros com alguém, porque por aqui as pessoas me acham louca por ler tanto, rsrsrs. Quanto a eventos e livrarias, só viajando 180 km para ver algum... viu só como estou em Tão Tão Distante?
    Bjs!
    Quem Lê, Sabe Porquê

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    Muito bacana o seu post, apesar de morar no Rio de Janeiro, eu moro meio que no interior, por aqui na minha cidade não tem livrarias ou eventos, somente no centro do Rio ou muito raro em outra cidade, mas eu consigo ir, mas queria muito que a minha cidade tivesse eventos literários.
    Eu também não tenho muito com quem conversar e criei o blog com o intuito de me expressar, e até hoje adoro aquele cantinho e adoro conhecer novos blogueiros. Adorei o post e te desejo muito sucesso!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Mary. Acho que quase todos blogueiros sonham em fazer de seu blog sua profissão. Mas ultimamente tem sido bem difícil.
    Realmente blogueiros do interior sofrem em várias aspectos. Eu sou do RJ, mas não da capital, sou de uma cidade da Região dos Lagos e pra ir para a capital frequentar eventos literários é uma mordomia que no momento não estou tendo. Por isso só frequento a bienal, que é um evento que se eu não for, passo mal, haha.

    ResponderExcluir