quarta-feira, 20 de julho de 2016

Resenha: 8 Segundos – Camila Moreira



Olá pessoal, já virou regra me desculpar nos posts por estar sumida do blog e não postar com tanta frequência, antes a desculpa era trabalho e faculdade e agora a desculpa foram as férias kkkk. Resultado disso é uma pilha enorme de livros lidos há algum tempo e que precisam urgentemente ser resenhados.

O livro de hoje é um nacional, foi um daqueles que eu peguei para ler por acaso, já tinha ouvido falar superficialmente e pessoas comentarem no facebook, mas nunca tinha parado para saber do que se tratava a história, mas acabei pegando o ebook para ler e genteeee me apaixonei.
Resenha
8 segundos é um romance erótico escrito pela autora nacional Camila Moreira e publicado pela editora Objetiva em 2015. O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista dos dois protagonistas a Pietra e o Lucas. Ambientado no Brasil dos tempos atuais a maior parte da historia vai acontecer na fazenda do pai da mocinha, dessa forma o livro terá todo aquele clima country e pacato da zona rural.
A mocinha Pietra é uma garota da cidade grande rebelde e inconsequente, sempre mimada aquele tipo de pessoa que acha que pode tudo só porque tem dinheiro, por isso seu pai acaba enviando-a para passar um tempo na fazenda Girassol, para ver se ela muda, deixa de ser arrogante, mimada, egoísta e esbanjadora.
Lucas é completamente o oposto dela, sempre teve que lutar para conseguir tudo o que queria, perdeu os pais muito cedo e aprendeu a valorizar as coisas simples da vida, sempre gostou desse clima do interior, cuidar dos animais, rodeios e etc. Por isso seguiu a carreira de  veterinário e peão nas horas vagas, fez várias especializações no exterior e aliou as suas maiores paixões á sua profissão.


Quando Pietra chega á fazenda ela realmente não esta muito feliz da vida, afinal era uma garota totalmente urbana que gosta de shoppings, festas e tudo que envolva gastar dinheiro, a fazenda é um choque para ela, algo indesejável, mas que teria que suportar se quisesse ter a sua vida de regalias de volta.
Inicialmente o encontro entre Lucas e Pietra é antipatia à primeira vista, ela é a personificação de tudo que ele odeia em uma garota (metida, mimada, se acha superior...), para Pietra ele também é o oposto dos caras com quem ela esta acostumada, se apegar a um cowboy nunca foi sua opção no entanto ela tem que tirar o chapéu para ele pois não é todo dia que se encontra um cara tão gato em uma fazenda.
Como vocês já devem imaginar no começo eles vão brigar como cão e gato, mas não podem negar a forte atração sexual existente entre eles, Pietra esta determinada a fazer seus dias na fazenda os mais toleráveis possíveis e se dedica a jogar todo seu charme para Lucas, afinal estar em uma fazenda com um cowboy gostoso daqueles não será a pior coisa do mundo.
Lucas também se sente imensamente atraído por ela, afinal ela era linda e era novidade no pedaço, mas com o passar dos dias a atração dos dois não era apenas algo relacionado ao apelo sexual e apesar de nenhum dos dois admitir existe um algo a mais entre eles, dessa forma aos trancos e barrancos os dois vão construindo uma relação bem bonita.
Então acontece algo que eu gosto muito que é quando você acha que as coisas estão começando a se ajeitar e que vai dar tudo certo a autora praticamente joga uma bomba no nosso colo, fazendo com que a história que inicialmente era um clichê super fofo, romântico e sensual se torne uma história mais séria, com uma carga dramática forte, com obstáculos a superar em fim a história muda de rumos.
E quando começamos a achar que tudo esta se voltando ao eixo novamente acontece outras reviravoltas descontruindo em nossa mente todo aqueles conceitos pré-concebidos e fazendo com que a história seja sensacional repleta de emoções e outros sentimentos.
8 segundos não é apenas um romance fofo, mas também uma história de superação, amadurecimento e crescimento para ambos os personagens, mas o que mais se destaca é o amadurecimento da Pietra e como tudo o que aconteceu foi importante para tirar dela a garota mimada e fútil e ficar apenas com a parte boa da garota que se importa com as pessoas, que é capaz de amar intensamente e fazer o bem.
A forma com que a autora construiu a história com uma narrativa leve e descontraída, mas com momentos de reflexão faz com que o leitor se sinta realmente dentro da história, visualizando todo aquele mundo que nos é apresentado. Por isso 8 segundos é aquele tipo de livro que terminamos com um sorrisinho bobo no rosto, não apenas pelo romance mas pelo maravilhoso conjunto da obra. Como toda história completa a narrativa não fica centrada apenas nos protagonista, também temos histórias paralelas e igualmente apaixonantes.

Minha opinião
Como havia dito antes não conhecia praticamente nada a respeito do livro, inicialmente achei que se tratasse de um livro jovem adulto, mas durante a leitura eu percebi que se tratava de um livro erótico, quem me conhece já deve saber que eu não sou muito fã de livros eróticos sou mais um bom livro sensual.
Grande parte dos livros eróticos que li não tinham história e os personagens apenas transava praticamente a história inteira, mas 8 segundos abriu a minha mente para essa literatura, pode enxergar o quanto fui preconceituosa, tenho certeza que se eu soubesse que era um livro erótico eu não teria pegado para ler e teria perdido uma história incrível e espetacular.
Eu realmente tiro o chapéu para a Camila Moreira, pois esse livro tem tudo que aprecio em uma boa história, aquela que te faz entrar de cabeça na história logo nas primeiras paginas e que te envolve de tal maneira que te faz esquecer completamente tudo o que tinha para fazer e ficar ávida por ler mais e mais, aquele livro que enquanto você lê não parece que esta lendo, a impressão que dá é de estar assistindo um grande filme tamanha a perfeição da narrativa da autora, das descrições dos ambiente e das pessoas que parece que estamos lá dentro vendo tudo e não apenas lendo uma descrição.
Um dos pontos que me fez apaixonar mais ainda pelo livro foi o fato de se passar em uma fazenda, adoro esse clima de zona rural que por si só já implica em romance, e o fato da autora trazer a fazenda para os tempos atuais não aquela coisa antiga e isolada, mas um rural atual, com costumes atuais. O fato de morar em um estado que é marcado por esse ruralismo, agropecuária e tudo mais fez com que me sentisse realmente dentro da história.
A intertextualidade também é bem presente no livro, pois a autora faz várias referencias á musica sertaneja com vários trechos que abrange desde Alan Jackson á Jorge e Matheus além de vários outros cantores nacionais e internacionais e são musicas que eu amo de paixão, então percebem que não tinha como eu não gostar desse livro.
Fico tão feliz quando leio um livro nacional e ele me realiza completamente como e esse que sempre crio oportunidades para falar dele e recomendá-lo para todo mundo. Fico louquinha para conversar e trocar experiências de leitura, então quem já leu esse livro me chame para podermos conversar sobre ele. Sei que a Camila Moreira já tem outros livros publicados, mas eu fico com medo de pega-los para ler e não serem tão bons quanto esse foi então peço a vocês que me digam se gostaram dos outros livros da autora e se recomendam a leitura.

 Claro que esse livro merece nota 10 no meu conceito e cinco estrelinhas no Skoob, espero que tenham gostado da resenha e deixe um comentário aqui dizendo o que achou.

14 comentários:

  1. bem, eu não curto romances, nem música sertaneja e encontrei vários elementos clichês na obra que certamente me farão passar longe dele... legal que a escrita te empolgou e talz mas comigo a leitura não iria funcionar, é um gênero que realmente não chama minha atenção... =T

    bjs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Somos tão diferentes, eu adoro livros clicliches e românticos kkk.

      Excluir
  2. Oii Mary, como vai?
    Eu fiquei apaixonada pela sua resenha, mas confesso que até então não leria o livro, o gênero não é lá ao meu agrado, mas gostei das fotos também.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu não curto livros eroticos, e nem musica sertaneja e o livro tem vários elementos clichês, como o proprio romance em si, que lembra a de vários do mesmo gênero (romance com pegada erótica) e por isso, não leria, já que não faz o meu estilo.
    bjus

    ResponderExcluir
  4. Menina, eu tenho uma história engraçada com essa obra. Eu comprei pra dar de presente para uma amiga minha la na Bienal, autografado. Aí enquanto eu estava na fila pensei: vou comprar pra mim também. Mas eu não sabia do que se tratava.
    Lá na fila descobri que é um livro erótico e ele está aqui na minha estante autografado. Não sei se leio ou não, kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkk adorei a sua história. recomendo muito que leia, eu também não gosto de livros eróticos, prefito mais uma coisa sutil e sensual. O erotismo não é o fator mais importante na história, você vai se encantar com os personagens.

      Excluir
  5. Olá! Que bom que o livro abriu seus horizontes!!! Concordo com você, muitos livros eróticos não tem história e é só pegação. Tenho tido sorte com os livros desse gênero que andei lendo. Josy Stoque, Mila Wander, Renata Dias, Manu Rolim... na minha humilde opinião são ótimas autoras nessa área.

    Um grande bjo.
    www.livrosdabeta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou começando a me aventurar nesse gênero, vou procurar os livros das autoras que citou. Obrigada ♥

      Excluir
    2. Estou começando a me aventurar nesse gênero, vou procurar os livros das autoras que citou. Obrigada ♥

      Excluir
  6. Apesar de ter adorado sua resenha este tipo de livro não chama minha atenção. Mas estou colocando a indicação para presentes de aniversário pras minhas amigas que gostam rsrs :D

    Parabéns, você escreve muito bem!

    madminds.weebly.com

    ResponderExcluir
  7. Mary, acho que tive sensações bem parecidas com a sua durante a leitura desse livro.
    Eu não conhecia nada sobre ele quando o ganhei, mas ele foi uma grata surpresa.
    Amei o amadurecimento da Pietra e o quanto ela se tornou uma pessoa melhor.
    Foi um nacional gostoso de ler e que surpreendeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a Camila tem outros livros publicados estou ao mesmo tempo ansiosa para ler e com medo de não gostar tanto quanto gostei desse.

      Excluir
    2. Acho que a Camila tem outros livros publicados estou ao mesmo tempo ansiosa para ler e com medo de não gostar tanto quanto gostei desse.

      Excluir
  8. Quero muito ler esse livro e conhecer a escrita da Camila Moreira. Ainda irei ler esse mês, por isso passei por cima da resenha. Beijos <3
    diariasleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir