Resenha Nacional: Cuidado Garoto apaixonado - Toni Brandão { Semana da Criança }

11:18


     Olá pessoal, continuando com a nossa Semana da Criança, hoje teremos a resenha desse livrinho Infanto-Juvenil do autor Tony Brandão. 
 Origami
dobre-me
faça de mim
um peixe, uma flor
ou um barquinho
não me incomoda
viver dobrado
desde que seja
ao seu lado

Cuidado: Garoto Apaixonado é um livro muito lindo do escritor Toni Brandão, mestre absoluto da literatura brasileira infanto-juvenil em minha opinião. O Toni tem várias obras publicadas abordando, com humor inigualável, temas do cotidiano do público pré-adolescente e jovem.
Cuidado: Garoto Apaixonado é uma história escrita em primeira pessoa, tendo como protagonista, Antônio, mais conhecido como Tui. Deliciosamente bem escrito, o livro fala sobre amizade, família e o amor. Ah o amor! O primeiro amor, aquele da escola, que a gente sempre acha que vai ser o único e eterno.
Primeiro dia de aula, Tui e seu amigo Alê são celebridades após o ocorrido em suas férias. E eles curtem bastante esse momento até que, ao conferirem os horários das aulas, conhecem a aluna novata da escola: Camila, uma garota super descolada e diferente de todas as outras garotas da escola. Linda, estilo despojado, inteligente e, além de tudo isso, uma super goleira!
Não demora muito para que Alê pela a ajuda de Tui para conquistar Camila. E é onde a história fica mais legal ainda.
Tui é um garoto com o qual eu me identifiquei muito, desde a primeira vez em que conheci a história. Ele se descreve várias vezes no livro, como "o oitenta por cento adjetivos negativos". E é de morrer de rir as crises e o sofrimento extremo que ele se permite sentir. É, sem dúvidas, o melhor personagem do livro!
 Triste em tudo. Triste no caminho do sítio, que é lindo. Triste na rede da varanda do sítio...Triste vendo as galinhas passarem com os pintinhos em fila. Triste escutando um tico-tico cantar na minha janela... Triste no sábado. No domingo. Na outra semana inteira. E na outra também. E também parecia que ficavam tristes todos os lugares onde eu pisava, passava, parava, encostava, olhava e cheirava. Eu pensei que fosse ficar triste para sempre.

Minha Opinião Sobre o Livro

Tenho um carinho especial por este livro. O conheci através de uma tia, professora, que apresentou aos seus alunos esta história em áudio e, como fez muito sucesso, trouxe também para meu irmão e eu conhecermos. Tínhamos na época 8,  anos, aproximadamente. 
E eu me encantei logo na primeira vez que ouvi. Perdi a conta de quantas vezes voltava a fita (sim, sou das antigas rs) para ouvir de novo, e de novo e de novo. Tantas vezes, que cheguei a decorar vários trechos da história na época.
Um belo dia, muitos anos depois, procurando alguns livros na internet, me vem a propaganda deste livro impresso. Comprei na mesma hora. E li, reli e releio sempre, porque amo este livro! rs
 Agora eu tenho 11. Mas desde que eu tinha cinco anos, e só sabia pensar com poucas sílabas, eu já achava que a palavra amor é um substantivo muito complicado. 
Um detalhe incrível que chama muita atenção no livro é o cuidado que o Toni Brandão teve ao explorar o amor. Esse amor inocente dos 11 anos. É sim um amor verdadeiro, que a gente sente junto com o personagem, mas é puro. É um amor fofo!
Outro fato que coloca esse livro no topo da lista dos melhores infanto-juvenis são as citações. Shakespeare, Arnaldo Antunes, Chico Buarque. Toni não economizou ao citar, de forma natural, sutil, mas ao mesmo tempo marcantes, clássicos pra lá de inteligentes nesta sua obra prima.
 O Arnaldo Antunes, depois que ele saiu dos Titãs, gravou um disco, onde tem uma música chamada "Cultura", com essa poesia.
Enfim, é um livro realmente marcante! Que merece ser lido não só por crianças, mas também pelo público jovem e adulto, que quer se aventurar por amor inocente e fofo em poucas páginas.

5 Motivos Para Ler Cuidado: Garoto Apaixonado

1 – É um livro de um autor renomado da literatura infanto-juvenil brasileira, por aí já podemos prever coisa boa!
2 – É fofo! Um livro que marca a vida da gente. Quem leu, provavelmente jamais esquecerá esta história.
 3 – Tem personagens marcantes, com os quais a gente se identifica facilmente.
4 – De Shakespeare e Chico Buarque a Arnaldo Antunes! Quem disse que as crianças já não podem (e devem) ter contato com os maiores clássicos do mundo?
6 – Leitura fácil e agradável. É um livro para a família toda! Leia para seus filhos nessa semana das crianças, eles com certeza irão amar (e você também)!

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

2 comentários

  1. Fofo! Livro que marcou minha infância! É um tesouro aqui da minha estante! ❤

    ResponderExcluir
  2. Fofo! Livro que marcou minha infância! É um tesouro aqui da minha estante! ❤

    ResponderExcluir