Resenha Nacional: Vingador Prateado - Mirna Micheli Nesi - Leituras da Mary

domingo, 2 de outubro de 2016

Resenha Nacional: Vingador Prateado - Mirna Micheli Nesi

Eu não faço ideia de quem você é, de onde veio e, muito menos, quais são seus gostos literários; mas de uma coisa eu tenho certeza: você já ouviu ou leu algo sobre piratas.
Mas, afinal, será que são tão rudes e maus assim?
De acordo com a autora, nem tanto.
A estória se passa na Europa em pleno século XVIII, quando a pirataria estava em seu auge e o mar era tão - ou até mais- perigoso que a terra firme; era comum navios de carga serem invadidos por piratas e saqueados. Entretanto, este não é um livro sobre piratas saqueadores e usurpadores.
Vingador Prateado é o navio do capitão Jones e contém uma tripulação um tanto quanto incomum; acontece que, nos tempos antigos, as tripulações eram formadas por dois tipos de grupos: os primeiros eram os escravos, que, como podem imaginar, levavam a vida a bordo forçados e a um pé de serem jogados ao mar caso não obedecessem as ordens, e o segundo, por estrangeiros que encontraram na vida ao mar um modo de fugirem de suas responsabilidades, ou escaparem de serem pegos por algum crime - o navio de Jones é uma mistura de ambos os grupos.
Dentre seus piratas, há escravos que foram comprados e/ou salvos por ele e que, por isso, lhe devem a vida, assim como também há fugitivos da lei. Porém, há apenas um tipo de tripulante que nunca poderá subir a bordo: mulheres. O motivo? Elas não conseguiriam seguir a rotina dura de um pirata- são delicadas demais, frágeis demais e emotivas demais. Mas o que Jones não levou em conta, é que nós, mulheres, também somos persistente demais para desistir!
Depois de meses em alto mar, finalmente o Vingador Prateado chega em terra firme, na terra natal do capital Jones. Porém, por mais feliz que esteja por voltar aquele local, o motivo que o leva até lá não é nada agradável. Depois da morte de seu irmão mais novo, Jones acaba ficando responsável por Isabeli, sua sobrinha, que também ficara órfã de mãe.
Isabeli, ao contrário das moças de sua idade, não se interessa por bordados, confecção de vestidos e muito menos passar o dia conversando sobre futilidades; ela tem o espirito livre e acha um insulto ter que se resguardar das aventuras que lhes esperam em alto mar, por isso precisa mostrar a Jones que é capaz de fazer parte de sua tripulação.
Jones se mostra cético quanto a reação da sobrinha em querer ser uma de seus tripulantes, afinal, não era nenhuma surpresa que a garota soubesse e dominasse as artes da pirataria tanto quanto ele quando ainda era jovem - mas isso não o impediu de tentar convence-la a mudar de ideia. Obstinado a faze-la voltar atrás, o capitão promove três desafios que irão definir onde estará seu futuro: em terra firme ou em alto mar - e adivinhem só quem se tornou a mais nova tripulante do Vingador Prateado?
Daí em diante, a estória começa a se desenrolar. Depois da apresentação de Isabeli e de alguns piratas que farão total importância na trama, também nos é apresentado Edgar, filho de Jones, mas com características nada parecidas com as de seu pai; ele é um garoto de alma doce, compenetrado, sagás e honesto - e estas características o fará se tornar um dos principais protagonistas de uma incrível jornada.
Jones recebe o chamado de Tarcísio, o então conselheiro do rei, que lhe propôs riquezas e ouro em troca de algo: um baú do tesouro afundado sabe-se lá onde no fundo do mar. ''Oi? Como assim produção? Só isso? '' É óbvio que não; acontece que, por trás deste baú, há uma maldição que impede que quaisquer oportunistas consiga captura-lo, fazendo-os se perderem no mar e até mesmo os levando a morte.
 Entretanto, a maldição contém uma pequena brecha: apenas os que possuem um coração tão puro quanto aquele que os escondeu, poderá encontrá-lo. E adivinha quem foi o único pirata apto e honesto o suficiente para guiar Jones nesta viagem? Se você disse Edgar, pontos para você!
Embarcando em uma viagem única e cheia de perigos, os tripulantes não lidam mais apenas com os perigos do mar e de uma possível maldição que os assombra - mas também com uma possível conspiração dentre os piratas. Será que esta viagem durará tempo o suficiente para que o tesouro seja encontrado, ou uma possível guerra entre iguais levará todos a morte?

Minha opinião
Em primeiro lugar: QUE LIVRO FOI ESSE? E, em segundo: QUE PERSONAGENS SÃO ESSES?
Eu sei que é meio suspeito eu dizer que amei a leitura já que, para aqueles que conhecem, é mais que óbvio o meu amor por livros de ficção, ainda mais quando  o mesmo tem uma personagem feminina tão forte e marcante como Isabeli. Afinal, quem é que pode não se render á uma garota com um gênio tão persistente? Bem, eu não.
O livro, apesar de conter um total de 480 páginas, é uma ótima leitura para aqueles que querem dar um tempo aos romances melosos e dramas  que nos deixam de coração partido - vulgo Nicholas Sparks e John Green. Foi uma leitura fácil, e o melhor: não tem nenhuma ''lenga lenga'', o que, sinceramente, ajudou e muito para a conclusão da leitura.
Uma das características que mais me agradaram foi o fato dos personagens se mostrarem, em sua maioria, suas verdadeiras identidades; não há encobrimento daquilo que realmente são. Os personagens secundários, por incrível que se pareça, são tão presentes nas cenas quanto os protagonistas, o que faz com que o leitor sinta tanta falte de Ed e Isa (sim, sou intima o bastante para apelidá-los) quanto dos outros.
Por isso, se está afim de aventurar-se, já sabe qual deve ser sua próxima leitura, certo?
Como seria quase um martírio liberar algum spoiler, quem quiser debater - ou me contar sua opinião sobre o livro- basta me enviar um e-mail que será respondido com a maior rapidez possível!

Cinco motivos para ler O vingador Prateado
1- A autora consegue nos fazer cair de cara na história; é indescritível a sensação de se sentir uma verdadeira pirata.
2- Assim como várias histórias atuais, nesta podemos contar com uma personagem feminina forte e voraz.
3- A escrita é fácil e, para as poucas palavras incomuns, há um glossários explicando-as.
4-A autora, além de ser um amor de pessoa, está sempre disposta a responder seus leitores e da-los a devida atenção que merecem.
5- O livro, por ser nacional, tem um preço super acessível: e o melhor, você pode tentar compra-lo direto com a autora com direito a autógrafo!

35 comentários:

  1. Olá
    Eu não conhecia esse título, mas foi ótimo poder conferir suas impressões a respeito. Além da resenha, adorei ler os motivos que você deu para fazer essa leitura. Especialmente curiosa sobre os personagens..
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!

    Eu fiquei bem interessada nesse livro, por amo ficção e esse livro me parece ser bem diferenciado, bem construído e apesar de ser mais gordinho, eu arriscaria lê-lo pela premissa. Fiquei empolgada junto contigo, haha.

    Parabaéns pela resenha, anotei a dica.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? O livro parece ser muito bom e a capa é incrível mas eu não me interessei muito em lê-lo. Talvez porque prefiro romances clichês kkkkk< mas a sua dica é ótima para quem curte o estilo. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Larissa

    Eu adoro personagens femininas fortes, então quando li isso o livro ja ganhou pontos comigo! Hahaha
    Eu adoro piratas, tenho certo fascínio por eles, mas curiosamente li poucos livros sobre o tema.
    E o fato dos personagens mostrarem suas verdadeiras faces é muito legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Era de um livro exatamente assim que eu estava em busca: aventura, sem lenga lenga e com personagem feminina empoderada.
    Sua resenha me deixou muito curiosa!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá
    Mesmo lendo tudo que você escreveu na sua resenha não consegui me sentir tentada a ler.A trama e Boa, mas a única coisa nos ramos dos piratas que me chama atenção é Piratas do Caribe. Uma coisa que gostei foi da personagem Feminina ser bem forte.Fora isso deixo a dica passar.Parabéns, pois amei a resenha.Uma pena não me sentir atraída pelo livro.

    ResponderExcluir
  7. aaaah, que bacana. amo piratas e faz tempo que não leio um livro do gênero... pela sua empolgação com a leitura, acredito que seja maravilhoso...
    anotei a sugestão, assim que tiver uma graninha, entro em contato com a autora...
    bj^^

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Eu sempre gostei muito de piratas e estava atrás de uma boa indicação faz tempo, gostei demais do enredo e essa capa? Super intrigante, já anotei a dica e espero em breve poder embarcar nessa leitura.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  9. Olá Larissa,
    Como você bem disse, não te conheço, não sei de onde você veio, mas você conhece histórias de piratas. Sim, eu conheço e acho que isso é quase unânime.
    Ainda não conhecia esse livro, mas achei a história bem interessante e gostei da personalidade de Isabeli. Um ponto que me agradou bastante também foi saber que os personagens já mostram quem são e o que estão fazendo e/ou querem.
    Adorei a dica e já anotei.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  10. Minha nossa dá para sentir a sua empolgação para a leitura, infelizmente não é um gênero que me atraia ou me agrade para eu acabar indo ler, mas irei recomendar para quem gosta justamente por ter gostado da sua animação com tal.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Acredita que eu nunca li nenhum livro de piratas? Mas garanto algo: morro de vontade! Seus comentários foram tão animados, e os detalhes do enredo e da história me pegaram de jeito. A autora realmente parece que faz a gente cair de cara, além disso, a capa é maravilhosa. Estou ansiosa pela minha vez de ler.
    Um abraçO!

    https://paragrafosetravessoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Aaaah já super quero ler! Ainda mais que realmente quero dar uma pausa nos romances melosos hahahah
    Nunca havia ouvido falar deste livro, e parece ser muito bom, amo livros em que a personagem tem personalidade forte.
    Colocarei na minha lista, ótima resenha bjs
    Meus Piores Pensamentos

    ResponderExcluir
  13. Oie, tudo bem? Adorei os motivos que você separou, realmente são convincentes e me deixaram com vontade de ler o livro. Resenha maravilhosa!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    Simplesmente adorei sua resenha e empolgação enquanto fala de Isabeli e o quão forte ela é.
    Não lembro de ter lido nenhuma obra como essa, onde o cenário é um navio pirata e isso me deixou bem intrigada! Amo ficção e com certeza irei procurar o livro para ler.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Esse livro parece ser ótimo, mas no momento estou exatamente a procura de livros de romance hahah. Adorei a personalidade da Isabeli, ela parece ser bem aventureira e já me conquistou.
    http://www.virandoamor.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Lari
    Nossa que livro bacana!
    Piratas, aventura envolvente e com personagens maravilhosos???!!!
    Pronto... já me conquistou, dica anotada!
    Bjosss

    http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

  17. Olá! Uau! Preciso ler esse livro! Sua resenha está ótima! Já estava imaginando os personagens na minha cabeça. Deve ser um livro cheio emoção e aventura, já está na lista. Beijos

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  18. Olá, Larissa! Parece ser um livro criativo e bem construído, embora histórias de piratas não costumem me cativar. Porém lendo sua resenha e os motivos para ler o livro, penso que posso me surpreender. Sem dúvidas personagens fortes são sempre legais de se encontrar e comemoro contigo o fato do livro ser nacional. ;)
    Parabéns pela resenha!

    Bjs,
    Yohana Sanfer
    http://www.papelpalavracoracao.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Putz grila, faz tempo que não piro num livro assim. Amei a capa, o plot e suas impressões me deixaram doida de vontade pra ler o mais rápido possível. E saber que os livro nacionais são bacanas me deixa extremamente feliz e empolgada com nossa literatura.

    ;D
    Nelmaliana Oliveira

    ResponderExcluir
  20. Oi, querida! Tudo bem?
    Um livro sobre piratas e pirataria com uma protagonista feminina badass? ESTOU DENTRO. E não esqueça de salvar o rum, kkkkkkkkkkkk.
    Adorei a tua resenha e achei a premissa do livro uma verdadeira joia, sério!
    Abraços e beijos da Lady Trotsky...
    http://rillismo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oie!!!!
    Achei bem interessante a estória! E realmente dá para perceber por sua resenha que você curtiu bastante a leitura!
    Gostei ainda mais da sua indicação por ser um livro nacional bem escrito e que apesar do número de páginas parece ter uma estória com uma fluidez incrível e sem enrolação!
    Dica anotada!
    Bjinhos ;)
    Elaine M. Escovedo
    Caminhando Entre Livros
    Http://www.caminhandoentelivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Adoro livros de aventura e cheios de ação, prefiro eles do que romances melo-dramas. E ainda mais por ser de uma autora nacional, a autora conseguiu fazer uma história com piratas bastante agil e interessante.

    ResponderExcluir
  23. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro, mas ainda bem que gostaste assim tanto! :) Realmente, a temática agrada-me e se e nacional (e mais barato...). :) ahah

    Bem, adoro livros de ação e e ótimo que a autora tenha uma boa escrita e que nos consiga fazer sentir piratas mesmo! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Eu não conhecia esse titulo e achei bem interessante.
    Quanto ao tema, não li ainda nada de pirata, apenas que eles são os bandidos da história. mas já vi que é algo diferente, e agora quero ler.
    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo bem?
    Confesso que não sou fã de histórias de piratas, mas lendo sua resenha fui ficando cada vez mais curiosa. Essa coisa de piratas geralmente não tem muitas mulheres mesmo e achei um máximo a autora trazer uma personagem feminina forte mostrando o quanto uma mulher pode. Enfim, acredito que eu irei gostar da história, por isso vou tentar ler.

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  26. Eu não precisava ler nem os cinco motivos que você listou o livro para ser convencida a ler só o fato da trama envolver piratas em uma super aventira e ter uma protagonista de espírito livre e que não se contenta com a vida fútil que as mulheres levavam naquele tempo foi o suficiente para eu saber que tenho que embarcar nesse navio. Adorei a dica!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Oiiiii,

    Meninaaa que livro é esse em?? Eu me prendi só com a premissa e suas observações, adorei que o doce fosse o menino e a forte a menina, quebra um pouco das ideias normais e um pouco do mesmo que nos sempre vemos por aí.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica :D

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá, tudo bom?
    Nunca tinha ouvido falar do livro, mas, só de saber que é uma aventura sem lenga lenga e que tem personagem feminina forte, bem já quero ler! E de ver o quanto ele te encantou - e que é uma ótima pausa para romances que partem o coração, bem, acho que preciso ler, não é mesmo? Sugestão mais que anotada! Amei sua resenha ^^

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  29. Olá, adorei a premissa do livro pois sou fã de piratas, umas das minhas sagas preferidas é a do piratas do caribe, mas mesmo sendo fã dos filmes nunca tinha pego nada sobre esse assunto para ler e esse parece ser um ótimo começo

    ResponderExcluir
  30. A historia desse livro parece ser incrível! Mas os protagonistas serem piratas? Não sei se leria, acredita que ainda não assisti aos filmes "Piratas do Caribe"? Pois é, mas os personagens citados aqui parecem ser muito bem construídos e conseguem conquistar os leitores, então a dica está anotada - para algum dia.

    ResponderExcluir
  31. Oie
    muito legal sua resenha, acho que ainda não conhecia o livro mas curti bastante o enredo apesar de não ser o que procuro no momento

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá,
    Não curti muito a capa, mas amei a sua resenha e fiquei curiosíssima em relação ao livro. Parece muito bom e envolvente.
    Amei a resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  33. Larissa, eu nunca tinha ouvido falar desse livro.
    E caramba! Estou impressionada com o que você falou sobre.
    Fiquei bem curiosa para ler o livro.

    ResponderExcluir
  34. Olá!
    Eu estou com esse livro para ler e confesso que não sabia do que se tratava a históriaé e fiquei muito empolgada com a sua resenha. Saber que uma mulher ira se aventurar em alto mar é bem empolgante. Vou ler o mais rápido possível e me aventurar nessa história.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  35. Oi
    Esse é um livro que eu não leria por não curtir muito essa pegada pirata. MS adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir

@marycspblog