Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ranson Riggs - Leituras da Mary

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Resenha: O Orfanato da Srta. Peregrine para crianças peculiares - Ranson Riggs


O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é narrado em primeira pessoa pelo personagem Jacob, 16 anos, rico, tendo como maior ídolo, seu avô, um veterano da segunda guerra mundial.
 Logo no início do livro, Jacob sofre uma tragédia familiar e, desta forma, se inicia toda a trama misteriosa de Jacob numa ilha no País de Gales, onde, numa exploração às ruínas do antigo Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares, em busca de mais detalhes sobre a vida de seu avô, descobre que as crianças que moravam ali junto do seu avô, poderiam estar, na verdade, ainda vivas. E que todas as teorias do seu avô eram histórias verdadeiras.
Somos apresentados neste livro aos etéreos e acólitos, ymbrynes, além das crianças peculiares. Achei brilhante este novo mundo que Ransom Riggs nos apresentou. Um mundo totalmente diferente do qual estamos acostumados e que nos faz querer sempre saber mais sobre o assunto.
O livro é recheado de fotografias em preto e branco! Imagens autênticas (algumas passaram por leve tratamento, sem serem alteradas) emprestadas de arquivos pessoais de colecionadores, destacando cada personagem especial do livro, o que torna ainda mais fascinante a leitura.
Por várias vezes, logo após ler a descrição de um personagem, eu já queria virar a página para ver a fotografia e perceber que eu havia imaginado o personagem exatamente daquela forma através da descrição do autor. Magnífico! As imagens tornam essa história REAL!

Minha Opinião Sobre o Livro

O que atraiu minha atenção logo de cara na série O Lar das Crianças Peculiares foram as capas dos livros. Que capas lindas têm estes livros! Comprei os dois primeiros livros da série numa promoção do Submarino, por causa das capas, por incríveis 12 reais cada livro, acredita? <3 E logo que chegara, o que fiz foi folheá-los. E então, me apaixonei perdidamente!

De todas as imagens, a que mais me chamaram a atenção foram estas três abaixo:

 Eu só podia pensar em uma explicação. AS fotos do meu avô tinham vindo daquele mesmo baú que jazia espatifado à minha frente. Mas eu não tinha certeza, até que encontrei uma foto de dois garotos esquisitos fantasiados, com colarinhos desmanchados, que pareciam alimentar um ao outro com uma espiral de fita.

Esta foto me chamou atenção principalmente pelo fato de eu ter assistido ao treiller do filme, por eu ter visto essas duas figurinhas antes e já me encantado logo de cara. Queria, no entanto que o livro tivesse detalhado mais os dois. Vamos esperar os próximos da trilogia! :D

 Ele falava com um leve sotaque londrino. Círculos negros cadavéricos circundavam seus olhos como os de um guaxinim, e seu macacão, o mesmo que usava nas fotos que eu vira, como um uniforme que nunca tirasse, tinha marcas de lama e terra. 
Enoch!  <3 Este também é um personagem encantador, apesar de sua peculiaridade nada muito "agradável", por assim dizer, e de seu olhar vazio na fotografia. É também um dos meus personagens favoritos!
 Então algo terrível  me ocorreu, e para testar uma teoria levei a mão aberta até a boca... Afastei a mão assustado. Depois ouvi passos e me virei para ver Bronwyn à porta.- Você não devia estar aqui! - disse em voz baixa.

Por último, e não menos importante, essa fotografia incrível, que eu demorei para entender, mas que, quando percebi, levei um choque. Victor. Não darei descrições sobre ele. Leiam esse livro, por favor!

Outros personagens que também me cativaram foram o próprio Jacob, por sua personalidade e persistência em conhecer mais detalhes sobre a vida do seu avô; Millard, pelo seu humor encantador; e Emma, pelo seu amor e senso de proteção para com os seus amigos peculiares.
O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares é um livro excelente! Amei a forma como o livro foi escrito. O mistério e o tom obscuro com que a história é contada deixam a trama surpreendente a cada página. Fiquei com a impressão de que veremos muito mais, nos próximos livros, sobre a Srta. Peregrine. Acredito que tem muita coisa sobre ela que ainda não foi dito no primeiro livro da série. Até porque, as ymbrynes se mostraram os seres mais manipuladores até agora. Então, veremos quais outros mistérios sobre essas criaturas serão revelados nos próximos livros dessa trilogia viciante.

5 Motivos Para Ler O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares

1 – É uma ficção fantástica repleta de mistério e suspense, que nos cativa logo nos primeiros capítulos.
2 – A capa é linda! hahaha Ok, esse não é um motivo muito válido para muita gente, mas um livro que tem uma bela capa já nos chama atenção, é ou não é?
3 – Os personagens são cativantes!
4 – É uma história totalmente diferente de tudo que já estamos acostumados. Que nos dá vontade de conhecer mais, de ir à fundo.
5 – As fotografias! Sim, elas sem dúvidas são um diferencial nesta obra. Deixa a história ais real, mais viva. 


2 comentários:

  1. Livro incrível! Adorei.adorei! Apesar das imagens terem me trazido um pesadelo de presente 😂
    Uma leitura que vale a pena! 👍

    ResponderExcluir
  2. Oi! Já vi tantos elogios a esse livro, até assisti o filme, mas ainda assim não sei se leria ele... Mas acho que vou da uma chance rsrsrs
    Parabéns pela resenha e adorei as fotos *--*
    Beijos <3

    Persuasão Literária

    ResponderExcluir

@marycspblog