Resenha: Morri Para Viver – Andressa Urach - Leituras da Mary

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Resenha: Morri Para Viver – Andressa Urach




Biografia da modelo Andressa Urach, do coautor Douglas Tavolaro, publicado pela Editora Planeta, Morri Para Viver: Meu Submundo de Fama, Drogas e Prostituição, é o que se pode chamar de revelador e intenso. Neste livro a modelo Andressa Urach conta detalhes de sua vida desde a infância até sua escalada rumo à fama, mostrando os caminhos que percorreu em busca do corpo perfeito e da riqueza.
Na primeira parte do livro somos apresentados ao pior momento da vida de Andresa, sua internação e coma, o longo período passado no hospital em decorrência de uma infecção adquirida após aplicações de hidrogel nas pernas.
Num segundo momento somos levados à sua infância, onde a modelo conta que foi rejeitada pelo pai e abusada, posteriormente, pelo padrasto. Andressa revela em detalhes absurdos de sua adolescência, quando viveu sem limites e em constante contato com as drogas.
A modelo também conta em seu livro as mais diversas experiências vividas após o fracasso do seu casamento. Entre prostituição, cirurgias plásticas em busca da perfeição e o envolvimento com jogadores de futebol, empresários e até criminosos de alta periculosidade em busca da fama e cada vez mais de dinheiro. 
Minha opinião sobre o livro
Desde que a notícia de que a modelo Andressa Urach havia se convertido a Cristo e que lançaria uma biografia, a internet virou de cabeça para baixo. Opiniões se formavam de todas as formas. Alguns diziam que ela apenas queria se promover ainda mais, outros acreditavam realmente em sua conversão, mas uma coisa foi unânime: todo mundo queria saber o quê teria nessa biografia que prometia ser uma das mais polêmicas do ano. E de certa forma foi.
Procurei ler este livro sem preconceitos ou opiniões já pré-estabelecidas, para que, desta forma, conseguisse realmente absorver o máximo que este tipo de leitura pode trazer de bom. No geral não leio muito biografias, mas tenho curiosidade sobre a de alguns artistas ou figuras públicas, então geralmente não acho a leitura maçante, como muitos classificam. E esse livro em particular eu li em dois dias apenas. A leitura é fácil e deixa a gente com curiosidade para saber mais da vida da Andressa a cada capítulo.
Alguns detalhes eu achei desnecessários serem expostos assim tão abertamente, como, por exemplo, uma parte em que fala sobre zoofilia. Mesmo sendo uma parte pequena do livro, não acho que isso teve muita relevância em toda sua vida, então simplesmente achei desnecessário citar.
O livro e cheio de fotos. Imagens de Andressa em todas as fases da sua vida, inclusive a fase em que ficou internada, fase que levou a modelo a se converter.
É um livro que, por incrível que pareça, traz um tema muito atual para reflexão: o excesso de cirurgias plásticas em busca da perfeição. Achei excelente a forma em que esta parte foi abordada no livro. A atriz sempre se coloca como responsável pelos seus atos, sempre se dizendo arrependida e mostrando o que de fato este excesso, que muitas vezes não é percebido pela pessoa que busca a perfeição, pode causar em suas vida. No caso da Andressa a consequência por pouco não foi a morte.
Enfim, apesar de não ser meu estilo literário favorito, foi um livro que valeu a pena.
“Quem não tem o direito de começar de novo? Quem pode apontar o dedo e, se considerando perfeito, afirmar que não existe absolvição para outra pessoa? Quem pode tirar o direito de alguém de reiniciar a vida? De tentar ser um ser humano melhor? Uma mãe melhor, uma filha melhor, uma mulher melhor? Eu escolhi recomeçar”.

5 Motivos Para Ler Morri Para Viver
1 – Livro nacional. Isso por si só já é um motivo válido.
2 – Reflexão sobre temas como uso de drogas e excesso de cirurgias plásticas.
3 – Leitura fácil. Li o livro em dois dias.
4 – Muitas imagens no interior do livro, o que torna a biografia mais agradável.
5 – Experimente ler uma biografia. Experimente novos estilos literários.
      Não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou da resenhas e se já leu ou pretende ler esse livro. Um grande abraço!!❤❤❤❤

Nenhum comentário:

@marycspblog