Resenha Nacional: Confissões On-line - Iris Figueiredo.

18:11


Já pensou em como seria ter sua vida aparentemente perfeita, com os amigos perfeito, e o melhor namorado do universo - ou assim, era como ela os considerava- virada de cabeça para baixo? Mariana Prudente sabe bem o que é isso.
Em um dia, ela tinha tudo: amigos, popularidade e um namorado atencioso; no outro, estava solteira, sem amigos, e, como se não pudesse piorar, seu nome estava rabiscado nas paredes do banheiro acompanhado de adjetivos nada legais para se definir uma garota - ou qualquer outra pessoa. E o motivo? Uma mentira.
Quando se via entrando para seu último ano escolar antes de se formar, Mariana se imaginava vivendo o melhor ano de todos, cheio de descobertas, novos amigos e o tão sonhado intercambio pelo Canadá. Mas o que parecia ser um ano cheio de novas expectativas e aventuras, se tornou o pior ano de sua vida.
Tudo isso começou no inicio do ano letivo quando Melissa, sua irmã mais velha e dramática, resolveu se casar na mesma época em que seu intercambio aconteceria. Para a tristeza de Mariana, seus pais anunciaram que não poderiam bancar o sonho das duas filhas ao mesmo tempo.
 Não é nem preciso dizer que o intercambio foi para o beleléu, não é mesmo?  Como se ter seu sonho destruído não fosse ruim o bastante, uma mentira sobre a vida de Mari é espalhada pelos corredores do colégio onde estuda e todos aqueles á quem um dia chamou de amigos - e pensou ser o amor de sua vida- a abandonam. Desde então, nossa protagonista se sente sozinha e que está a ponto de explodir caso não desabafe sobre toda e pressão que está sofrendo, e é ai que ela decide criar o ''Marinando''.
Decidida a não se calar, Mariana cria um canal no youtube com o nome ''Marinando'', onde ela posta videos sobre tudo o que pensa e sente; afinal, qual o problema de expor seus pensamentos e opiniões na internet ? Afinal,seus vídeos são apenas um em um milhão; qual a probabilidade de alguém assisti-los? Ela esperava que nenhuma.
Em meio a histeria de sua irmã mais velha e o fim de sua vida social, Mariana encontra sua luz no fim do túnel: Tempest, sua banda favorita irá tocar em sua cidade. Tudo bem que o fato de poder ver seus ídolos de perto não irá acabar com a fome no mundo, e nem mesmo com a rede de problemas que a cercam, mas isso a ajudará a manter a mente mais leve.
Em meio a euforia de conhecer seus maiores ídolos, Mari acaba conhecendo Arthur, um cara três anos mais velho e que se habilita a ajuda-la a estudar para o tão temido vestibular. Com sua nova amizade, ela resolve postar um novo conteúdo em seu canal: conteúdo este que consiste em vídeos constrangedores de sua irmã em momentos de puro estresse com a adição de comentários ácidos sobre a situação.
O que era para ser apenas uma brincadeira, virou um bola de neve cheia de problemas que rolavam em direção a apenas uma pessoa: ela mesma. 
Minha opinião
Assim que recebi o livro, devorei-o no mesmo dia! O motivo: ele é simplesmente um dos melhores livros que já li. Além da leitura ser fácil, o enredo é envolvente e cheio de mistérios sobre o boato que levou a protagonista chegar onde chegou.
          Uma das características que mais me agradaram durante a leitura, foi a intimidade que a autora conseguiu criar entre a personagem e o leitor: chorei, ri e sofri a cada capítulo. Era como se, a cada página, eu estivesse mais próxima de Mariana e estivesse compartilhando de seus sentimentos - suas dores, principalmente.
           Como a adolescente viciada em internet que sou, consegui compreender os medos e a euforia de se ter algo, um lugar só seu, neste vasto mundo cibernético.
O mundo de Mariana não é diferente do meu ou do seu, ele é apenas um pouco mais desastroso  e propenso a dramas adolescentes e noivas malucas. E, por esse e outros mil motivos, que você precisa ler esse livro!
5 motivos para ler o livro
1- Escrita fácil e envolvente.
2- Repleto de drama adolescente - ótimo para tirar aquela ressaca literária.
3- Lições de vida são sempre bem-vinda, e a protogonista é cheia delas para nos ensinar.
4- O livro contém algumas ilustrações sobre conversas por bate-papo e sms's, o que o torna super fofo e charmoso ♥
5- Uma história que fala sobre amizade, amores, desilusões e, principalmente, sobre acreditar em si mesma. O livro perfeito para quem está passando por um momento difícil .

Não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou da resenha e se já leu o livro.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

26 comentários

  1. Olá
    Adorei poder conferir suas impressões a respeito, e especialmente sobre os motivos que você deu para querer fazer essa leitura. Eu já li vários comentários a respeito e não tenho dúvidas de que é uma leitura bem interessante. Gostaria muito de conhecer a narrativa, ainda mais para prestigiar nossa literatura nacional. Acho essa capa muito bonita!
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim Fer tenho certeza que vai gostar.

      Excluir
  2. Olá, eu amo esse livro, mas achei que eu tinha devorado o mesmo porque eu sou a louca do gênero kkkkk Ainda bem que não me enganei. A capa é linda, a diagramação muito fofa e a escrita fluida é muito boa. O melhor de tudo? A autora é brasileirinha. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim essa capa é uma fofura, eu tambem adoro livros do gênero.

      Excluir
  3. Olá Larissa,
    É ótimo para tirar de ressaca? Já está na lista rs.
    Gostei muito de conhecer a obra e sua opinião e achei muito legal ter sido um dos melhor livros que você já leu. O livro parece ter partes engraçadíssimas e partes reflexivas também.
    Imagino como as coisas devem acontecer e já super anotei a dica.
    Espero me apaixonar como você.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tambem estou adorando a leitura desse livro.

      Excluir
  4. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas talvez leia, se ajuda a tirar a ressaca literária... :) Convem ter algum stock para isso! ahah

    QUe bom que a leitura se faz bem e que tem aquelas conversas "desenhadas" adoro isso! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  5. Eu comprei esse livro outro dia quando tava em promoção, mas são tantos livros de parceiros que ainda não tive a oportunidade de ler, mas depois da sua resenha já decidi passá-lo na frente!
    Adorei saber que a autora conseguiu aproximar bastante o leitor dos personagens e seus motivos pra ler o livro, haha.

    Virando Amor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou enfrentando o mesmo problema, vários livros de parceria mais urgentes na frente.

      Excluir
  6. Oi Larissa, conhecia o livro, mas não o li ainda. Esta proximidade do mundo do personagem com o nosso, deixa o enredo mais interessante. Os motivos que você apontou são muito válidos para a leitura.
    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Eu li esse e o segundo volume e gostei bastante. A leitura é bem rápida e leve, adorei a Mari e suas trapalhadas. Também achei que a autora coloca temas importantes e os aborda de uma maneira que não fica pesado para a faixa etária. Gostei de ver sua resenha sobre o livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com meus dois exemplares aqui tambem e louca para ler.

      Excluir
  8. Oi Larissa
    Adorei o post e sua empolgação.
    Me deixou morrendo de vontade de ler o livro tbe!
    Ja foi pra lista
    Bjks mil

    www.maeliteratura.com

    ResponderExcluir
  9. Oi!

    A primeira vista, eu não leria o livro, porque não me chamou a atenção a capa e o nome, mas lendo sua resenha, me surpreendi bastante e positivamente. Me parece mesmo ser o tipo de leitura leve e envolvente e transmite uma mensagem. Anotei a dica por aqui e quando eu estiver na vibe, o lerei.

    beijos =)

    ResponderExcluir
  10. Oiii!!
    Gosto de livros leves, principalmente quando vc acabou de ler um livro muito pesado, ou quando terminou alguma saga que gostou muito.
    Fiquei bem curiosa para saber que mentira é essa que foi contada sobre ela. Acredito que possa ser algo relacionado a traição, para o namorado dela ter deixado ela de lado também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Lari,
    Ainda não li esse livro mas já fiquei curiosa sobre como a Mariana vai lhe dá com todas essas citações loucas. Amo livros leves no momento certo, então, vou esperar um pouco para ler, assim curto melhor a leitura. Adorei o top 5, achei criativo hahaha.
    Bjim!.
    Tammy

    ResponderExcluir
  12. Oi , tudo bem?
    Caramba essa Mariana se meteu em uma sucessão de enrascadas em tão pouco tempo não é mesmo? Fiquei curiosa para saber como será o desenvolvimento dela durante livro e como vai ligar com tantos problemas. O fato da leitura srt fluída também me agradou bastante...
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Gostei da história em si e da premissa, mas não sei se leria, talvez porque achei um pouco infantil e estou nessa vida YA, mas ainda assim talvez curtisse a leitura se parasse para ler. Gostei bastante da sua resenha, soube se expressar muito bem e não dar spoilers, ótima resenha!

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Eu já vi esse livro por aí e confesso que o mesmo não chama muito a minha atenção. A premissa é ate que curiosa, mas não me senti tentada a ler, sabe? Ate gosto de dramas adolescentes, mas no momento não é algo que eu quero ler. Enfim, gostei da sua resenha e fico feliz em ver que foi uma leitura agradável para você, mas por enquanto dispenso a dica

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  15. Helloo, tudo numa nice?
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas nunca tinha lido nada sobre e nem a sinopse. Eu gosto de gostar de nacionais, mas não sei se leria esse no momento - só porque não estou lendo romance e tô numa vibe de fantasia all the way!! De qualquer forma parece ser uma estória bem legal e acredito que muita gente pode se identificar com as coisas que a protagonista acaba fazendo. Eu ainda leio alguns dramas adolescentes e esse vai para a lista.
    Beijin...

    ResponderExcluir
  16. Já vi algumas resenhas desse livro e todas me deixaram com muita vontade de lê-lo. Parece mesmo ser um livro muito fofo e bastante atual. Gosto muito de clichês adolescentes, por mais que os dramas as vezes sejam irritantes, sempre é bom pra sair de uma ressaca literária.
    Quero muito ler, bjs!

    ResponderExcluir
  17. Oi Larissa!
    Eu já tinha lido uma outra resenha sobre esse livro e como você, ele estava sendo bem criticado. Ele realmente parece ser uma leitura bem rápida e gostosa de se fazer.
    Como nós temos blogs e sempre estamos conectados com esse mundo da Internet, imagino que seja fácil se ver no meio do enredo.
    Uma ótima dica para sair de uma ressaca literária.
    Bjss

    http://umolhardeestrangeiro.blogspot.com.br/2016/11/resenha-quarenta-dias-sem-sombra.html

    ResponderExcluir
  18. Olaa, como vai?

    Gostei de como começou objetivamente a resenha, propós logo de cara a base da história.
    Cuidado com os detalhes, pois estes podem dar spoilers. Gostei de oferecer uma lista de motivos pra ler e de você ter falado um pouco sobre a vida da personagem.
    Voce escreveu muito bem, ficou muito direta a sua resenha.

    Beijos ⚛

    ResponderExcluir
  19. Realmente parece ser um livro super leve e divertido e maravilhoso para presentear um jovem ja que estamos vivendo esse momento de youtubers famosos e tudo mais,oferecer uma leitura relacionada a isso é realmente uma ótima sacada

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Adoro livros adolescentes e esse realmente parece ser um bem divertido e leve, sem falar que acho que leria tudo no mesmo dia também! Achei muito legal esse laço que a autora criou com os leitores, torna toda a leitura muito diferente.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Faz bastante tempo que esse livro chama a minha atenção, e adorei isso de você ter se sentido tão próxima da protagonista a ponto de compartilhar sentimentos com ela, amo quando acontece isso comigo durante uma leitura. Gosto dessas obras com dramas adolescentes porque me fazem voltar no tempo, e fiquei ainda com mais vontade de conhecer o enredo depois da sua resenha.

    ResponderExcluir