terça-feira, 15 de novembro de 2016

Resenha Nacional:Surpreendente! – Maurício Gomyde



“Aqui começa o maior filme de todos os tempos sobre as chances que o mundo coloca na vida das pessoas. Que as lições sejam aprendidas e voltemos milhões de vezes melhores do que quando partimos. Apenas os fortes sobrevivem, porque, mesmo a estrada sendo longa, já dizia o velho poeta: “Quem tem um porquê, enfrenta qualquer como””.
Pedro é um cineasta recém-formado, de vinte e poucos anos, que acreditar ter uma missão maior no mundo: acredita que pode mudar as pessoas através do cinema. Considerado uma “aberração positiva da natureza”, foi diagnosticado com uma doença degenerativa que o deixaria cego em poucos anos, mas por milagre do destino, sua perda de visão não ocorre. Ele fica então com visão central de 70% e quase perda total da visão periférica.
Pedro trabalha em uma videolocadora e comanda o último cineclube da cidade de São Paulo e, após vários acontecimentos que viram sua vida de cabeça para baixo, decide partir com alguns amigos até Pirenópolis, Goiás, em busca de uma grande revelação de sua avó e também a fim de gravar um curta que traria a ele o grande prêmio Cacau de Ouro. Com câmeras de alta qualidade, quatro amigos então se jogam de cabeça nessa grande aventura.

Minha opinião sobre o livro

Maurício Gomyde, também autor de outros cinco romances, é meu ídolo incondicional. Suas histórias sempre nos prendem de forma indescritível. Gostei em particular da forma como ele descreveu o personagem Pedro. Gostei da positividade dele, apesar de tantos problemas na vida.
O livro, que possui um título que se encaixa perfeitamente à história é de leitura muito leve, simples e gostosa. Você se perde no tempo lendo esse livro. Possui várias citações de filmes, e, como em quase todos os livros do Maurício, de músicas, o que eu acho incrível!
“Acho que o cinema, a música boa e a literatura são instrumentos da Santíssima Trindade para salvar o ser humano da derrota como espécie”.
Os personagens são muito bem descritos. Do Fit, em particular, não gostei muito, achei ele meio forçado, as piadinhas, brincadeiras, enfim, mas os outros todos me deixaram encantada! É um livro que fala muito sobre a amizade e como estas amizades são capazes de transformar nossas vidas para melhor.
“Covardia: quem nunca foi arrebatado por ela? Coragem para se jogar no penhasco das incertezas e decidir que o amanhã não virá mais, quantos têm? Você pode acabar tomado pelo desejo súbito de subverter a lógica natural da ida e abreviá-la, mas se tiver amigos isso nunca acontecerá. Porque serão exatamente eles os que irão puxá-lo da beira do abismo”.
Surpreendente é um livro relativamente pequeno. A história toda se passa em apenas 265 páginas! E é fascinante ver como o Maurício soube aproveitar essas 265 páginas. Coube tanto sentimento e tantos acontecimentos, que parece ser impossível escrever uma história tão cheia de surpresas em tão poucas páginas! Como eu disse antes, é um livro Surpreendente! E merece ser lido e relido, relembrado e resenhado!

5 Motivos Para Ler Surpreendente!

1 - É um livro Surpreendente! rs Assim como o título!

2 - Fala de amizade e de como ela pode transformar nossa vida.

3 - É recheado de revelações, o que nos deixa encantados!

4 - Leitura que te prende desde o início.

5 - Literatura Nacional de alta qualidade!

Confira a resenha no blog da Kelly também: Livros e afetos.

     Dê uma chance a esse livro e permita que ele também te conquiste! <3, deixe um comentário sobre o que achou da resenha, se já leu ou pretende ler esse livro, abraços!!!

2 comentários: