Resenha:Memórias de Uma Gueixa – Arthur Golden

10:43







     "Não nos tornamos gueixas para termos uma vida satisfatória, mas porque não tivemos outra escolha."
     Memórias de uma Gueixa, publicado em 2006 pela Editora Imago, é um envolvente romance de estreia de Arthur Golden. Com tradução feita por, ninguém menos que Lya Luft, somos transportados a uma vila de pescadores, no ano de 1929, onde uma menina é retirada de sua casa e vendida como escrava.
     No decorrer do livro vamos acompanhando a transformação da escrava a uma das mais renomadas gueixas do Japão. Com maestria, Arthur Golden apresenta aos leitores um mundo até então desconhecido por muitos. Da arte da dança e da música, o vestuário, a maquiagem, até a educação quanto à forma de servir o saquê, não faltou nenhum detalhe a ser exposto. É um livro para se ler com calma e tranquilidade, para que não se perca nenhum dos milhões de detalhes sobre esta cultura incrível. Bem-vindo ao mundo das gueixas!

Minha opinião sobre o livro

     Memórias de uma Gueixa é um dos livros mais lindos que eu já tive o prazer de ler. A história inteira é fascinante do início ao fim, desde os momentos narrados sobre a infância de Chiyo e sua irmã Satsu em sua 'casinha bêbada' em Yoroido à sua mudança para Kioto onde foi 'treinada' para se tornar uma gueixa.
"- Muitos homens fingem que não perseguem mulheres só pela chance de entrar debaixo de toda essa roupa, mas você me escute bem, Sayuri: há só um tipo de homem! E já que falamos nesse assunto, aqui vai uma coisa para você lembrar: cada homem sentado aqui em algum momento esta tarde pensou em quanto gostaria de ver você nua. "
     O livro possui várias 'faces', por assim dizer. Nos apresenta a vida das gueixas 'treinadas à moda antiga' no Japão durante a Segunda Guerra Mundial, é um tipo de auto-biografia (fictícia) e ao mesmo tempo um romance incrível.
"Quando caminha, uma mulher deve dar a impressão de ondas sobre um banco de areia."
     O livro, antes de tudo, põe fim ao rótulo de que gueixas são prostitutas de luxo. As gueixas, na verdade, eram mulheres treinadas durante anos para entreter os homens. É fato que algumas viriam a se tornar amantes de homens casados, que ficariam conhecidos como seu 'danna' e passariam a mantê-las, mas a verdadeira função de uma gueixa era entreter homens servindo-lhes chá, com danças e música nas inúmeras Casas de Chá ou em festas ou eventos a que eram convidadas.
     Acredito que o fato de a história ter sido contada em forma de um memorial fez com que o livro se tornasse ainda mais vivo para o leitor. As cenas são descritas com tanta riqueza que é impossível não se sentir nas ruas de Gion ou na primeira fila durante uma apresentação das gueixas em um teatro de Kioto.
"É por isso que sonhos podem ser coisas tão perigosas: queimam como fogo, e às vezes nos consomem completamente." 
    Também é de impressionar tamanha perfeição de alguns personagens como 'Mamãe', Hatsumomo, Nobu e o Presidente. Eles são tão vivos que em certos momentos em que eu não estava lendo o livro eu me sentia como se fossem velhos conhecidos meus. 'Mamãe', com sua obsessão por dinheiro, Hatsumomo com sua arrogância e ciúmes por medo de Chiyo vir a se tornar uma gueixa mais bem sucedida que ela, Nobu, querido Nobu, que mesmo sendo um homem rude desde o primeiro momento se sentiu encantado por Sayuri, até então uma gueixa aprendiz, e o Presidente, aaah o Presidente!!! Impossível não se apaixonar por um ser como esse!
     Enfim, Memórias de uma Gueixa é um lindo livro em vários sentidos. Deve ser lido não apenas como um romance, mas a fim de se conhecer um pouco mais da incrível cultura japonesa.
"Quaisquer que sejam as nossas lutas e triunfos, qualquer que seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela de papel."
     Você já leu essa preciosidade? Deixe um comentário aqui pra gente contando o que achou! Beijos, beijos!





    Cinco motivos para ler Memórias de uma Gueixa

1 - É envolvente do início ao fim.
2 - Personagens fortes e muito bem descritos.
3 - Cultura Japonesa descrita em uma história linda.
4 - Possui várias passagens memoráveis.
5 - Escrito como um memorial, o que torna a história muito mais real.




   Visite o blog Livros e Afetos: Aqui ❤
   Não se esqueça de deixar um comentário dizendo o que achou dessa postagem, muitos abraços e beijos e até a próxima.



VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

24 comentários

  1. Olá
    Eu sempre quis ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade. Não tenho dúvidas de que deve ser muito envolvente, e adorei os motivos que você deu para fazer essa leitura. Fico bem curiosa sobre a ambientação e os detalhes a respeito da cultura.
    Beijos, Fer
    www.segredosemlivros.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já tentei ler esse livro uma vez, mas não consegui me prender a ele, mas já assisti ao filme e amei, o que me me deu vontade de dar mais uma chance ao livro.
    Acabei esquecendo disso, mas sua resenha me lembrou e com certeza me deixou mais curiosa ainda, porque assisti o filme faz tempo e não lembro dos detalhes!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  3. Olá
    Eu também tenho esse entiquetamento de que as Gueixas são realmente prostitutas ou coisas do tipo. Eu já conhecia esse clássico mas nunca tive oportunidade de ler a obra, pois sempre está aos outros da cara! Uma coisa belga sobre o filme desse livro foi o encontro de duas irmãs gêmeas que não sabia uma da existência da outra (passou no Fantastico) Você chegou a ver? Enfim. Espero poder ler em breve a obra piso sem dúvidas ela deve ser fascinante. Até mais ver
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Sim, esse foi um dos livros mais lindos e sensíveis que eu já li na vida. Eu sou fascinada pela história do Japão e esse me conquistou de vez. Uma realidade sensível e por vezes não tão fácil, mas retratada de uma forma magistral. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Morro de curiosidade pra ler este livro e conhecer mais o universo das gueixas e com certeza, desmitificar alguns estigmas que eu criei ao longo dos anos. Acho a capa linda e quero ver o filme na sequencia também.
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nunca li nada em relação a cultura japonesa, sou muito curiosa em relação as diferentes culturas, mas não tinha achado um livro para a cultura japonesa, e esse aparenta ser perfeito. Além da história sobre as gueixas e a vivacidade da história deixa tudo ainda mais incrível, estou ansiosa para começar a leitura.
    Beijos, Lari.
    Segredosdeumacerejeira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu não li mas pretendo ler!
    Eu já amei o filme e achava realmente que fossem prostitutas. A história é incrível e triste. Ainda vou ler!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. esse livro já mora na minha tbr, em 2017 lerei com certeza kk adorei a resenha!
    abraços - http://lupiliteratus.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Esse livro parece mesmo ser muito envolvente e surpreendente. Lembro quando o Heitor, um amigo e resenhista do blog, leu e resenhou a obra, me dizendo que eu precisava ler. Também quero muito ver o filme, mas, como sempre, desejo ler o livro primeiro...hehe' espero gostar tanto quanto você, estou doida para conhecer os personagens e a cultura japonesa.
    MilkMilks ♥
    Milkshake de Palavras

    ResponderExcluir
  10. Oi, Mary. Tudo bem?
    Esse livro parece bem bacana mesmo. Fiquei curiosa!!!
    Tantos comentários positivos em uma resenha nos deixam assim, não é mesmo? hahahha
    Gosto bastante de conhecer mais sobre outras culturas, então esse é mais um ponto para que eu sinta vontade de ler o livro :)
    Acho a cultura japonesa muito interessante, apesar de ter certas coisas que muito me irritam e que se fossem aqui, ah se fossem aqui... Mas não são, e em questão cultural é difícil opinar.
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!! :)

    Eu não conhecia este livro mas devo dizer que a capa esta bem bonito e deve aproximar-se do tom do livro!! :) ahah

    Bem, quero ler para conhecer mais do assunto e da cultura mesmo! E ainda porque esta envolvente e real, com personagens fortes também, o que sempre adoro!! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Sempre vejo resenhas e posts positivos por este livro, mas nenhuma me fez querer tanto lê-lo como essa sua resenha! Tenho pesquisado livros sobre outras culturas e esse post veio bem a calhar, pois esse livro acaba de entrar na minha lista. ]
    Obrigada! Beijos

    ResponderExcluir
  13. Olá
    Não conhecia o livro nem o auotr, mas que premissa instigante. Gosto de livros assim. O que me interessou foi saber que a menina foi vendida como escrava, quero saber mais sobre ela, como ela reagiu e como foi que se manteve. A capa desse livro está linda.Também vai ser produtivo aprender um pouco mais sobre outras culturas. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  14. Eu já assisti ao filme e ameeei, é um dos meus favoritos. Ainda não tive o prazer de ler a obra que o inspirou, mas quero MUITO fazer isso, ainda mais depois dos motivos que listou <3 Sua resenha ficou ótima :D Ah, AMO essa capa!

    beijos!

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca uni o nome Gueixa a prostituta de luxo, nem sequer sabia que a viam assim, rs. Adorei a sinopse da história e apesar de ainda não ter lido, ou visto o filme, adorei a escrita do autor e como ele desenvolve a personagem na sua saga de guerreira.

    ResponderExcluir
  16. Ooi,
    Já li algumas resenhas desse livro e apesar dos comentários maravilhosos ainda não tenho grande interesse na obra. Acho que vou procurar assistir o filme para ver se me animo a conhecer o livro, mas no momento deixo a dica passar.
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Li a obra a um bom tempo atrás e confesso que já não lembro de muita coisa e até é uma meta de releitura, mas lembro que na época adorei e detestei a adaptação cinematográfica!!
    É muito bom relembrar um pouco sobre a trama e realmente apresenta personagens bem construídos é uma excelente opção de leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Kelly,
    Estou muito curiosa para ler esse livro, pois ele é bem no estilo que gosto, sabe? Adorei os 5 motivos que você deu e me surpreendi que a trama é bem envolvente, pois pode-se esperar uma leitura mais lenta. Outro ponto extremamente positivo foi que é tudo muito bem descrito.
    Adorei isso e fiquei triplamente curiosa com a leitura.
    Beijos,
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
  19. Oi Kelly!

    Eu ainda não li esse livro, mas sou louca para lê-lo exatamente por haver esse imersão na cultura japonesa. Eu já assisti um filme de mesmo nome, não sei se é uma adaptação desse livro, só sei que fiquei completamente encantada com a parte visual dele, tudo mutoo lindo.
    Obrigada pela dica.

    Ingrid Cristina
    Plataforma 9¾

    ResponderExcluir
  20. Sempre ouvi falar desse livro e não entendia porque não lia ele logo,pois adoro livros biografios, ou estilo memorial como você citou, ainda mais quando se passa em um país diferente, novas culturas,chego fico com uma pulguinha para ler logo, aindda não li nada sobre o japão, então já sei a minha escolha

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Menina toda vez que eu leio alco sobre esse livro me pergunto porque eu ainda não o li pois sua premissa me deixa bem curiosa principalmente para conhecer mais sobre a cultura Gueixa. Acho muito bacana essas informações ainda mais para desassociar essa ligação errônea de Gueixa com prostitutas que muitos fazem.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Já conhecia o livro, mas não sabia do que se tratava exatamente a história. Eu gosto muito de livros assim, que contam um pouco sobre temas polêmicos e que compartilham um pouco sobre a cultura de outro povo. Melhor ainda é que esse livro acaba desmistificando muitas crenças erradas que temos sobre as gueixas.
    Gente, por que ainda não li esse livro?
    Beijos.


    www.salaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
  23. oie, eu ainda não lie esse livro mas tenho muita curiosidade e adorei saber que podemos conhecer aqui muito mais sobre a cultura das gueixas, de quem só ouvi falar mas não sei nada, e também que é uma mistura de romance com biografia. Eu tenho ele na minha listinha de futuras leituras há anos, e sua resenha me empolgou e me deixou com vontade de dar prioridade a ele.

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kelly!
    Tenho esse livro faz tempo na estante, já até tempo começar a ler, mas a narrativa não conseguiu prender minha atenção. Acho a trama e o tema muito interessante e ainda quero concluir a leitura um dia.

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir