Resenha Nacional: Senhora - José de Alencar/ Projeto Leitura de Clássicos

07:42



     Senhora é um livro clássico da literatura brasileira que merece e já teve varias adaptações e inspirou muitas outras obras. Venha conferir a resenha, pois hoje falaremos desse livro maravilhoso.


Resenha
        Senhora foi uma das obras do período do romantismo literário brasileiro escrita pelo celebre José de Alencar e publicada em forma de folhetim em 1874. Nesse romance vamos conhecer Aurélia Camargo uma moça pobre, filha de costureira, mas de grande beleza que acaba atraindo as atenções de Fernando Seixas um rapaz ambicioso.
       Fernando também não tem muitas posses, mas vive no luxo, passa-se por um janota da sociedade, mas desde que pôs os olhos em Aurélia se apaixonou pela moça, porém devido sua ambição acaba trocando a moça para fazer a corte á uma mais rica.
      Aurélia fica arrasada quando descobre que seu amado a rejeitou por outra moça rica e o pior de tudo ele a deixa no momento mais triste da sua vida, pois havia ficado órfã e sem perspectiva nenhuma na vida. No entanto parece que apesar dos pesares a sorte estava ao seu favor, pois acaba recebendo uma herança de seu avô e se tornando milionária da noite para o dia.
      Seu primeiro pensamento de mulher desprezada após receber a herança, foi "Vingança", iria se vingar de Fernando que preferiu uma moça rica a assumir um compromisso com ela que era órfã e pobre. Então ela bola um plano para atrair seu ainda amado Fernando e ele acaba caindo na armadilha.
      Vários contos de Réis foi o preço da liberdade do rapaz, que fora comprado tal como um escravo caro para servir uma dama caprichosa. O problema é que ele ainda amava a moça e tinha esperanças que ela voltasse na sua decisão.

Minha opinião

       Foi um dos melhores clássicos nacionais que li, adoro livros com essa temática de vingança, mas que no final tudo se ajeita. A escrita do José de Alencar é do período do Romantismo na literatura brasileira, por isso tem uma escrita cheia de floreios, exaltação dos sentimentos e endeusamento da mulher.
      Desse modo o livro exige uma maior concentração na leitura pois além dessa visão romântica existem palavreados típicos da época, fazendo-se necessário as vezes o uso de um dicionário para o maior entendimento, mas  de um modo geral a história é muito fluida e gostosa de ler.
       Tem uma adaptação desse livro para a televisão, a novela Essas mulheres, na realidade essa novela contem elementos de tês romances do autor, Senhora, Luciola e Diva, porém existe uma abordagem mais fiel do livro senhora, recomendo que assistam.

Dou nota 10 e 5 estrelinhas no skoob e favoritado.

5 Motivos para ler Senhora:
1- É um clássico da literatura brasileira, escrito há seculos, mas que possui uma história tão atemporal.
2- Tem personagens muito cativantes.
3- Possui vários palavreados e curiosidades de época, ideal para quem quer estudar mais sobre o período e como viviam os brasileiros.
4 -Quem ama romances históricos e de época tenho certeza que vai amar esse livro.
5 - É uma história rápida de ser lida apesar de ter algumas palavras e expressões mais complicadas de compreender.


VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

0 comentários