Resenha: O Almirante Português - Jorge Moreira Silva

18:47


     Olá Leitores, tudo bem com vocês?
Hoje trago resenha de um romance histórico português cheio de aventuras e percalços, continue lendo a resenha para conhecer mais do livro.
    O Almirante Português escrito por Jorge Moreira Silva é um romance histórico que narra a saga da esquadra portuguesa que combateu Napoleão Bonaparte. O romance foi publicado em 2015 pela editora Marcador em Portugal.
     O livro começa narrando a morte de um dos personagens mais importante, Moreira Freire que foi enforcado em praça pública, os motivos para tal sentença não sabemos logo de inicio, mas conforme o leitor vai avançando na história alguns fatos são esclarecidos, conhecemos mais Moreira Freire e qual sua relevância em todo o conflito que esta acontecendo.
   A narrativa esta ambientada no contexto das guerras napoleônicas, muitos aspectos históricos verídicos são abordados o que torna o livro um prato cheio para aqueles que são apaixonados por História. O foco esta na participação da força Naval Portuguesa  comandada pelo Almirante Marquês de Nisa.
     Portugal lutou ao lado da esquadra britânica liderada por Lord Nelson no Mediterrâneo,  quando cercaram Napoleão no Egito e o bloqueio da ilha de malta entre outros combates e conquistas portuguesas.
    Não preciso nem mencionar que esse período da história de Portugal esta intimamente relacionado à nossa história aqui no Brasil, foi nesse contexto de guerras napoleônicas que a família Real Portuguesa se viu obrigada a fugir para o nosso pais.
   Ao longo da leitura fiquei tão intrigada pelo conhecimento histórico do autor e procurei mais informações sobre ele na orelha do livro, descobri que Jorge Moreira possui uma grande carreira militar como oficial da Mairinha e mestre em história Marítima, presumo que deve ter surgido daí a vontade de escrever um romance histórico sobre as façanhas de Portugal no mar.

Minha opinião
     O livro possui uma narrativa fluida e gostosa de ser lida, mas como foi escrito em Português de Portugal algumas palavras não existem em nosso vocabulário ou possuem significado e grafia diferente de algumas palavras que conhecemos.
     Porém estou acostumada a ler romances de época publicados em Portugal então não foi difícil de entender a mensagem transmitida, mas advirto que alguns leitores brasileiros podem ter essa dificuldade de compreensão em alguns momentos.
     Durante a leitura é possível imaginar os cenários, os navios, os costumes das pessoas daquela época, a maneira que se vestiam e falavam e isso é um dos motivos que me leva a gostar tanto de romances históricos e de época, pois fico encantada com todos esses cenários apresentados.
     E apesar desse teor mais revolucionário e o fato do livro focar nas guerras e não na parte do romance como os outros livros que estou habituada a ler eu gostei bastante de toda a abordagem e dessa ambientação nas guerras napoleônicas.
     Ao longo do livro conheci alguns personagens muito cativantes e corajosos, como a Leonor Pimentel uma mulher realmente inspiradora, o próprio Moreira Freire assim como tantos outros igualmente cativantes.
    Recomendo muito essa obra para aqueles que gostam de história, pois vão encontrar nesse livro um prato cheio de fatos históricos verídicos mesclados com ficção.

Cinco motivos para ler O Almirante Português
- É um romance histórico repleto de aventuras.
- Proporciona muito conhecimento a cerca do papel dos Portugueses nas guerras napoleônicas.
-Ajuda-nos a entender alguns motivos para a vinda da família Real Portuguesa para o Brasil.
- Alem dessa parte mais impessoal da guerra temos as relações humanas bem afloradas, as paixões dos personagens o que torna o livro muito mais interessante.
- A linguagem apesar de ser um pouco mais formal e rebuscada não prejudica a compreensão e a leitura flui de uma maneira leve e gostosa.

VOCÊ PODERÁ GOSTAR DE:

0 comentários