quarta-feira, 26 de abril de 2017

Resenha: Caraval, Lembre-se é apenas um jogo - Stephanie Garber


    Olá leitores, tudo bem com vocês?
   Estou aqui hoje para falar para vocês de um lançamento que será publicado pela editora Novo Conceito, esse livro foi super comentado lá na gringa, estou falando do livro de fantasia Caraval.
    A Editora Novo Conceito convidou os parceiros para fazer a leitura e contar suas impressões para os leitores antes do lançamento do livro. Eu aceitei o desafio e vou lhes contar o que achei!

Autor(a): Stephanie Garber
Gênero: Ficção
Nro Páginas: 352
Livro enviado pela editora para ser resenhado
Sinopse:
Scarlett nunca saiu da pequena ilha onde ela e sua irmã, Donatella, vivem com seu cruel e poderoso pai, o Governador Dragna. Desde criança, Scarlett sonha em conhecer o Mestre Lenda do Caraval, e por isso chegou a escrever cartas a ele, mas nunca obtivera resposta.Agora, já crescida e temerosa do pai, ela está de casamento marcado com um misterioso conde, e certamente não terá mais a chance de encontrar Lenda e sua trupe, mas isso não a impede de escrever uma carta de despedida a ele.Dessa vez o convite para participar do Caraval finalmente chega à Scarlett. No entanto, aceitá-lo está fora de cogitação, Scarlett não pretende desobedecer ao pai. Sendo assim, Donattela, com a ajuda de um misterioso marinheiro, sequestra e leva Scarlett para o espetáculo. Mas, assim que chegam, Donattela desaparece, e Scarlett precisa encontrá-la o mais rápido possível.O Caraval é um jogo elaborado, que precisa de toda a astúcia dos participantes. Será que Scarlett saberá jogar? Ela tem apenas cinco dias para encontrar sua irmã e vencer esta jornada.

    Caraval é um livro de fantasia escrito por Stephanie Garber, será publicado aqui no Brasil pela editora Novo Conceito, nele vocês serão apresentados ás duas irmãs Dragna da ilha conquistada de Trisda, a história é ambientada em uma época remota, assemelhando-se a uma sociedade dos séculos XVIII ou XIX.
    O Caraval é um evento de magia que semelhante a um jogo, o responsável pelo espetáculo é Mestre Lenda do Caraval, um homem misterioso cujo rosto nunca ninguém viu em sua forma real, mas todo mundo sabe que realiza feitos incríveis.

"Aqui vocês conheceram mais maravilhas do que a maioria das pessoas vê em toda uma vida."

    Scarlett e Tella, sua irmã mais nova, cresceram ouvindo a avó contar as maravilhas que era o Caraval, como era tudo muito lindo e fantástico, isso acabou despertando nas meninas o interesse de conhecer e participar do evento. Quando criança Scarlett escreveu várias cartas pedindo que Mestre Lenda viesse apresentar seu espetáculo na sua cidade, mas ele nunca as respondia, porém ela não desanimou.
    Após escrever por tanto tempo e não obter retorno Scarlett decide que enviaria uma carta informando que em breve iria se casar, então não iria continuar pedindo insistentemente que ele e seus atores fossem para sua cidade. Porém para sua grande surpresa sua carta é respondida, Mestre Lenda não só a parabenizou pelo casamento como também lhe enviou convites para ela, seu noivo e sua irma participarem do jogo que seria realizado a poucos dias na  ilha dele.
    No entanto as duas garotas não poderiam ir, pois seu pai um homem cruel e egoísta não permitiria jamais que saíssem da ilha Trisda onde moravam. inclusive ele planejava casar Scarlett com um tal Conde, que nem mesmo ela conhecia o nome, a garota sabia que as coisas nunca terminavam bem quando o pai resolvia puni-las por uma tentativa de fuga.
    Mas Tella a mais nova das irmas e também a mais impetuosa decide que vão sim comparecer ao evento e participar no jogo para qual foram convidadas. Apesar dos protestos veementes de Scarlett a irma decide aceitar a oferta de fuga oferecida por Julian, um jovem e misterioso marinheiro.
   Scarlett sabia que seus instintos diziam para não confiar em Julian, mas acaba se agarrando á ele para resolver os grandes mistérios que o jogo o Caraval representa e recuperar o que lhe foi tirado. Ao adentrarem na ilha do Mestre Lenda eles são avisados de que tudo era um jogo, tentariam convence-los de que os acontecimentos fanáticos que ocorriam ali eram reais, mas no fim das contas tudo era um jogo.

"Mas antes de entrarem no nosso mundo, devem recordar que tudo é um jogo...
Tentaremos convencer vocês de que é real, porém tudo é teatro. Um mundo feito de faz de conta."

Minha opinião

    Nunca tinha lido um livro de fantasia tão fantasioso, pode parecer redundante, mas são cada reviravoltas que acontece nesse livro que me deixaram de queixo caído. Apesar de ser um livro de fantasia ele tem aquela pitada de romance  que eu acho indispensável ter em qualquer história, vocês sabem que sou daquelas super românticas.
     De um modo geral foi uma leitura rápida, uma história muito deliciosa de ler, ao longo da leitura me apeguei bastante aos personagens tentando resolver os mistérios que eram apresentados, tentando identificar as verdade e as mentiras da história.
 Vai por mim! Alguns personagens farão de tudo para te confundir.
    O Julian é um desses personagens misteriosos que a gente não sabe até que ponto esta sendo sincero ou que esta mentindo, já a Scarlett é aquele tipo de garota certinha que esta sempre preocupada com a irmã mais nova louquinha e inconsequente. O mestre Lenda como disse antes é uma figura altamente misteriosa e cruel que esta ali como um ser onipresente na vida dos jogadores.
    Ainda não me decidi se achei o final muito genial, ou se o detestei, sim esse livro me deixou confusa, tenho certeza que também irá confundir a sua cabecinha. Claro que a história tem seus pontos negativos e positivos, algumas coisas que não são muito bem explicadas, mas tudo vai depender de como você analisa a história e o que espera dela.
    Confesso que eu não esperava gostar muito, porque eu já tinha ouvido alguns Book Tubers comentando sobre o livro quando foi lançado na gringa, muitos comentários negativos e muitos comentários positivos, em resumo dividiu muitas opiniões.
      Mas eu gostei bastante da história, realmente fiquei presa durante a leitura na expectativa de ver se minhas suposições sobre alguns personagens estavam certas, confesso que cheguei quase perto da verdade, mas a resolução é tão fantasiosa e ao mesmo tempo tão simples que me confundi um pouco no processo.
    Recomendo a leitura para aqueles que apreciam fantasias cheias de reviravoltas, personagens que não são o que parecem ser, gente manipuladora e quem tem o coração forte kkk.
Avaliação: Nota 8,5 e 4 estrelinhas no Skoob, teve alguns pontos que poderiam ter sido explorados e não foram, espero que sejam explicados no próximo livro.

    Gostou da resenha? São se esqueça de deixar um comentário e nos seguir nas redes sociais para ficar por dento das novidades, em breve farei um vídeo contando um pouco mais sobre o universo de Caraval.



Nenhum comentário:

Postar um comentário