Resenha Nacional: Por enquanto Adeus - Janda Montenegro

Nome do livro : Por enquanto, adeus 
Autora : Janda Montenegro 
Ano: 2013
Editora : Generale 
Páginas : 239
Nota Skoob : 3/5
Compre na AMAZON
Sinopse
Quando Sofia acorda na manhã do seu 18º aniversário, tudo que ela pensa é se, dessa vez, vai ganhar o presente dos seus sonhos. E é exatamente isso que acontece: seus pais a surpreendem e ela ganha de presente um intercâmbio de três meses para os Estados Unidos. Cheia de sonhos e expectativas, Sofia embarca nessa aventura, que marcaria uma etapa de transição em sua vida após a escola. Longe dos pais e dos amigos, agora ela tem de lidar com o choque cultural, procurar um emprego e tentar tornar essa experiência a melhor possível, antes de voltar para o Brasil e começar a faculdade. Mas, então, ela conhece Tristan, e tudo muda. Será que Sofia conseguirá dizer adeus a ele quando chegar a hora?

Sofia é uma jovem que acaba de completar dezoito anos e sonha há muito tempo fazer intercâmbio. Mesmo relutantes, seus pais a presenteiam com um intercâmbio nos Estados Unidos. Feliz com o presente, ela conta para a melhor amiga Gui, que fica feliz por ela, mas ao mesmo tempo se sente triste por não ter a mesma sorte. 
Querendo aproveitar o máximo da viagem, ela abre mão de participar de sua formatura e viaja mais cedo.
Chegando aos Estados Unidos, ela é recebida pela família Johns, Lily, John e a filha Melody. De cara, ela percebeu que a garota não tinha intenção em ser sua amiga. 
Logo, consegue um emprego, e neste lugar conhece o namorado ioiô de Melody, Pablo e o misterioso Tristan, um jovem todo tatuado e cheio de piercings. Além disso, conhece o ‘caliente’ Benito, que constantemente demonstra interesse por ela.
Após perceber que Tristan é um cara sensível e romântico, Sofia se apaixona por ele e os dois iniciam um relacionamento. 
Durante o tempo no país, ela aprendeu muito, bebeu muito, teve sua primeira relação sexual e sua primeira grande perda. 
Ao voltar ao Brasil, ainda afetada pelos últimos acontecimentos, teme pelo seu futuro mas tem certeza de que sempre terá seus pais e sua melhor amiga Gui ao seu lado. 

Por enquanto, adeus retrata a difícil transição da juventude para a maturidade, com a leveza e o talento da autora Janda Montenegro. É, antes de tudo, uma bonita história de amor.  -  Raphael Montes – Autor de ‘Suícidas’
‘’Por enquanto, adeus ‘’ é uma obra de ficção, baseada em fatos reais. Para preservar a identidade e a privacidade das pessoas envolvidas,  seus nomes foram modificados e alguns personagens e fatos foram inseridos. Os lugares que você encontrou aqui são reais, em sua maioria. 

Nos primeiros capítulos deste livro fiquei bastante empolgada com a história. Uma jovem brasileira fazendo intercâmbio nos Estados Unidos? Como ela vai sobreviver em um lugar novo, com outros idioma, costumes e sozinha?
A escrita mostrou em vários momentos o choque cultural, como por exemplo, que lá só é permitido entrar em boates maiores de vinte e um anos e a frieza das americanas comparada as brasileiras. 
Confesso que a partir de certo momento comecei a perder o interesse na história. Era como se Sofia estivesse há anos neste novo local, e não semanas como realmente ocorreu.
Eu senti falta de uma maior participação dos pais e da melhor amiga da protagonista na história. Era como se os Johns fossem mais seus pais que os verdadeiros. 
O romance entre Sofia e Tristan foi bem intenso, dando a sensação de ser tratar de um relacionamento de maior tempo. O que pode ter sido uma impressão somente minha. 
Alguns capítulos antes de o livro acabar, veio a grande jogada da escritora, trazendo um plot twist que com certeza me surpreendeu e que na minha opinião, foi o ponto alto do livro. 
Falando sobre a capa do livro, ela me pareceu sombria e apagada, não achei que combinou com a história. A diagramação do livro é muito boa, com uma fonte boa, folhas amareladas, que em minha opinião são melhores que as brancas. A escrita da autora é leve e de fácil entendimento. 


Pin It
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário